por Nereide Michel em 08/09/2022
Tradição e nobreza estão embutidas no conceito que define o legítimo whisky, o nascido nas Terras Altas da Escócia e elaborado pacientemente em tonéis ostentando selos de seculares destilarias. Impossível não associá-lo aos medievais castelos, cenários de lutas entre clãs e de vitórias celebradas ao som de gaitas de fole.
Contudo, engana-se quem destina a milenar bebida à pasteurização de um glorioso passado. Lançamentos do presente atestam a sua adesão à contemporaneidade, por exemplo, do Design que inclui desde a moda, que segue os ritos da alta-costura, às ousadas linhas de um veículo, presença constante nos prestigiados salões internacionais do automóvel.
Neste posicionamento de mercado inserem-se dois consagrados representantes dos autênticos blends gerados sob os rigorosos critérios de qualidade, obrigatórios na produção de destilarias escocesas recomendadas por Sua Majestade: o Royal Salute e o The Macallan.
SAUDAÇÃO REAL
O Royal Salute nasceu em 1953 sob a salva dos 21 tiros que saudaram a coroação da rainha Elizabeth II. Uma origem que atesta a sua linhagem real graças à homenagem prestada à nova soberana pela sua destilaria: a Chivas Brothers, também produtora e exportadora de outras prestigiadas marcas de uísque escocês, como o Chivas Regal, Ballantine’s e The Glenlivet.
Como elegância está associada ao porte aristocrático de Elizabeth II nada mais natural que o caminho da contemporaneidade do Royal Salute percorresse as passarelas. Afinal, o espelho da Casa Real também reflete o seu lado fashion através dos desejados looks de Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, esposa do Príncipe William, o segundo na linha de sucessão do trono britânico. Respaldo para o lançamento de uma nova e ousada série de uísques – a Royal Salute Couture Collection, que recentemente apresentou o primeiro modelo da coleção 21 Year Old Richard Quinn Edition. Richard Quinn é apontado como um designer de vanguarda e disruptivo mas que não dispensa os mandamentos da alta-costura nas suas criações. Elizabeth II é sua fã confessa. O estilista chegou a ser homenageado pela rainha com o Prêmio Inaugural de Design Britânico em 2018.
A coleção é destinada àqueles que apreciam e valorizam o artesanato e o design, tem uma especial paixão pela criatividade no universo da moda e, é claro, aos amantes dos uisques raros e colecionáveis. São dois frascos de design exclusivo, nas cores branco, cujo lançamento ocorreu no final do mês de agosto, com venda exclusiva na Amazon, durante um mês, e negro, que estará à venda em empórios e lojas especiais. Ambos custam R$ 1999, e posteriormente poderão ser adquiridos na plataforma Le Cercle, o e-commerce de marcas de luxo da Pernod-Ricard.
O blend da edição limitada The Couture Collection foi criado pelo master blender Sandy Hislop, o guardião do estilo Royal Salute. O whisky traz o blend 21 Y.O sob medida, contendo 31 whiskies de malte e grãos. A elegante estampa do frasco foi desenhada pelo próprio Richard Quinn.
PARCERIA SUSTENTÁVEL
Nascida em 1824, The Macallan é conhecida pela excelência dos seus singulares maltes, um diferencial que começou a ser trabalhado desde a sua fundação por Alexander Reid, em um planalto acima do rio Spey, no nordeste da Escócia. Em 2018, The Macallan escreveu um novo capítulo em sua história com o lançamento de sua premiada destilaria Speyside. Com design de arquitetos de renome internacional para promover a sustentabilidade, o edifício é inspirado nas antigas colinas escocesas circundantes. Localizado perto da Easter Elchies House, está o Highland Manor construído em 1700, que é o lar espiritual símbolo de The Macallan e que continua sendo o coração da propriedade de 197 hectares do The Macallan.
Em julho de 2021, a The Macallan e a Bentley Motors, unidas pelo compromisso com a criatividade, inovação e sustentabilidade, lançaram uma parceria global. O protótipo deste destilado, que estará disponível a partir do verão de 2023, combina o trabalho artesanal tradicional e os materiais inovadores com tecnologia de ponta para criar um design horizontal exclusivo idealizado após extensa colaboração entre os dois ícones do luxo britânico.
Em homenagem aos seis pilares, que dão origem aos diferentes e celebrados whiskies single malt da marca, The Macallan Horizon incorpora seis materiais que são importantes para os parceiros do projeto. Eles podem ser reutilizados, reciclados ou ter origem sustentável. O cobre, por exemplo, é reciclado dos pequenos alambiques em desuso que existiam na antiga destilaria de The Macallan; o alumínio foi recuperado do processo de fabricação da Bentley Motorsd; a madeira, o vidro e o couro neutros em carbono recicláveis, de origem local, fazem parte do recém-lançado modelo Bentley Mulliner Grand Tourer.
O último componente – o whisky single malt – está sendo criado por Kirsteen Campbell, master whisky maker, que desenvolveu o perfil de sabor da bebida depois de uma visita à Bentley Motors em Crewe, na Inglaterra. O conceito único de apresentação da bebida desafia a estética vertical tradicional de uma garrafa de whisky e reflete a trajetória horizontal do mundo automobilístico – apresenta um extraordinário giro de 180 graus e não conta com base vertical. Representa o domínio do espaço e do tempo alcançado pela colaboração entre as duas marcas envolvidas no projeto.