por Nereide Michel em 05/08/2013
“Um mergulho no Rio, 100 anos de moda e comportamento na praia carioca”, da jornalista Marcia Disitzer, registra um panorama da história da moda de praia nas areias cariocas e o que ela representou – e ainda representa – como comportamento e estilo. Afinal, o foco da autora também está nas mudanças sociais ocorridas no período abrangido pelo livro e que ainda têm reflexos na atualidade. Textos e fotos contam os principais momentos dessa evolução incluindo colaborações de escritores como Ruy Castro, Flávia Quaresma, Verena Andreatta, Maria Pace, Fernanda Lo Bianco, Maurício Lissovsky, entre outros. A autora é editora de moda de um dos principais jornais cariocas e já assinou duas outras publicações que transitam em torno do tema: “A moda como ela é” e “Delícia receber por Lenny Niemeyer”.
O livro teve lançamento internacional durante a última Mercedes-Benz Fashion Week Swim, que aconteceu em julho em Miami, quando contou com o apoio da ABEST, Texbrasil, Abit e Apex-Brasil. Trinta marcas brasileiras participaram da feira Miami Swim Show & Lingerie Show, com apoio destas entidades, sob a marca de internacionalização da moda brasileira, Brasil Fashion System: 2 Rios, Adriana Degreas, Água de Coco by Liana Thomaz, Amir Slama, ANK Swimwear, Brigitte, Cecilia Prado Mare, Cia Maritma, Clube Bossa, Dalai Beachwear, Desiree Nercessian, Despi, Ellis Beach Wear, Feriado Nacional, Guria Beachwear, Jo De Mer, Kiminis, Larissa Minatto, Lemons & Limes Kids, Lenny Niemeyer, Limonada, Lisa Riedt, Lóer, Movimento, Poko Pano, Salinas, Sauipe Swimwear, Sinesia Karol, Triya e Vix Swimwear.

