por Nereide Michel em 14/03/2024
São 32 edições de um dos mais importantes eventos focados nas artes cênicas do Brasil. Uma conquista enraizada no trabalho coletivo e convergência de objetivos que teve como consequência principal a pluralidade de peças em cena e a diversidade de atrações paralelas que capturam a atenção de espectadores de todas as idades e preferências culturais. Sem dúvida, pode-se afirmar que a capital paranaense abarca todos os palcos – aqui definidos pela temática dos espetáculos – durante o Festival de Curitiba, que em 2024 acontece de 25 de março a 7 de abril. Cenários armados em todos os cantos da cidade abrem cortinas para dramas, comédias, musicais e performances. Nomes consagrados como Marco Nanini, Beth Coelho, Luís Melo, Eduardo Moscovis e Ranieri Gonzales vão compartilhar a multiplicada ribalta com centenas de outros atores e atrizes – muitos recém-chegados ao universo da interpretação.
“Temos a proposta de produzir um ‘Festival para Todos’, que abrace todos os tipos de públicos, idades, com acessibilidade, diferentes gêneros e estilos artísticos, mantendo boa parte da programação de forma gratuita e plural, promovendo assim, por meio da arte, a economia criativa e o turismo de Curitiba e região”, destaca Leandro Knopfholz, que divide com Fabíula Passini, a direção do evento.
Um dos muitos méritos do Festival de Curitiba, no decorrer de sua existência, são estreias nacionais, respaldo para o constante interesse da crítica especializada e receptividade sempre crescente de cobertura do evento por jornalistas vindos de todo o país. Um exemplo é a atração de abertura do evento, o espetáculo “Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia”, apresentado pela primeira vez no Sul do Brasil. Um convite para o público mergulhar na força da cultura popular da floresta, com suas lendas, celebrações, rituais indígenas e costumes do universo caboclo ribeirinho traduzidos em arte, toada e Boi Bumbá. Com mais de 110 anos de história, os bois Garantido e Caprichoso rivalizam todos os anos no apoteótico Festival de Parintins, que reúne milhares de pessoas em uma celebração festiva. Uma atração ímpar que vai receber plateias também em duas sessões na Mostra Temporada de Musicais, nos dias 26 e 27 de março, no Teatro Positivo.
PROGRAMAÇÃO
Diversos eventos, mostras, encontros e atividades culturais compõem a programação da 32ª edição do Festival de Curitiba. Desde as esperadas atuações de Marco Nanini, Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros, Patricya Travassos, Eduardo Moscovis, Bete Coelho, Gerogette Fadel, Luís Melo, Clayton Nascimento, Ranieri Gonzales, Renata Carvalho, Kiko Mascarenhas, Cássia Damasceno às apresentações de grupos como Galpão e Magiluth. Espetáculos sob a direção de Gerald Thomas, Fábio Porchat, Deborah Colker, Giovana Soar, Daniela Thomas e performances de Alessandra Maestrini, Danilo Gentili, Ed Gama, Nany People, entre outros, são garantia de teatros lotados.
Como musicais têm público certo – os ingressos são disputados tanto por quem aprecia um bom enredo como por quem é fã de trilhas sonoras – o Festival de Teatro de Curitiba abriu espaço privilegiado na sua programação para o estilo consagrado também pela Sétima Arte. “Carmen, A Pequena Grande Notável”, “Sílvio Santos Vem Aí”” e “Ney Matogrosso, Homem com H” integram a Mostra Temporada dos Musicais, uma novidade desta edição do evento. Além das apresentações, ela inclui quatro oficinas voltadas para o estudo de musicais, como voz, canto e interpretação, realizadas em parceria com o Projeto Broadway.
O musical explora momentos e canções marcantes na trajetória do cantor Ney Matogrosso, sem seguir necessariamente uma ordem cronológica. A história começa em um show do grupo Secos & Molhados, em plena ditadura militar, quando uma pessoa da plateia o xinga de “viado”. Cena que se funde com momentos da infância e adolescência do artista. Renan Mattos vive Ney Matogrosso no palco.
A comédia musical “Silvio Santos Vem Aí!”, escrita por Marília Toledo e Emílio Boechat, dirigida por Fernanda Chamma e Marilia Toledo, faz um recorte na vida do apresentador e empresário Senor Abravanel desde sua infância, quando era camelô no Rio de Janeiro, até a década de 1990, logo após a consolidação do SBT.
O musical “Carmen, A Pequena Grande Notável” conta a história da cantora, vivida por Amanda Acosta, desde sua chegada ao Brasil vinda de Portugal, ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, cinema brasileiro, o Cassino da Urca e o estrelato nos filmes de Hollywood.
PALCOS, PRAÇAS, PARQUES, RUAS
Como parte da programação gratuita e acessível a todos os públicos do evento, o Fringe vai ocupar diversos espaços externos e internos de Curitiba e Região Metropolitana. São mais de 285 espetáculos, produzidos por aproximadamente 1800 artistas e técnicos vindos de 12 estados do Brasil e de outros países, como Argentina, Peru, Chile e Bolívia, sendo 38 deles apresentados de forma gratuita. A mostra, que não passa pela curadoria do Festival, tem encenações de companhias de teatro, circo, música, dança e outras vertentes artísticas, que se cadastram voluntariamente e são separadas por “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e “Circuito Independente”. Neste ano volta a acontecer a “Rodada de Conexões”, que reúne e aproxima curadores e programadores de festivais e salas de teatro de todo o Brasil com companhias participantes do evento e grupos radicados na cidade.
Outra novidade da edição 2024, seguindo a importante responsabilidade com a acessibilidade na arte, é a “Mostra Surda de Teatro”, que celebra o protagonismo de artistas surdos divulgando a cultura e a expressão artística em Libras. A mostra foi convidada para apresentar sete atrações no TUC – Teatro Universitário de Curitiba -, com espetáculos e performances como os dramas “Sede de Sangue”, do Recife; “Dois Perdidos: A Língua Não Dita Numa Relação”, de São Carlos, São Paulo; e “Surdo, Logo Existo”, de Curitiba, as comédias “UFC – União Força da Comédia: Mimico Putz x Palhaço Surddy”, de Macapá e Recife e “Um Perfume Pra Te Conquistar”, de Florianópolis, além das experimentais curitibanas “Espaços” e “Visualinguas”.
PARA A FAMÍLIA TODA
Já o Guritiba, projeto cultural e social que ocorre durante todo o ano, tem início durante o Festival de Curitiba. O seu foco é a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. Enquanto o MishMash – Mostra de variedades artísticas e performáticas – que diverte a família toda com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes, ocorrerá nos dias 6 e 7 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo.
Se o objetivo é descontração, o Risorama, que completa 20 anos, mantém o formato de um grande comedy club com os maiores nomes do humor do país, em apresentações com serviço de bar ao público tendo Diogo Portugal como anfitrião. O festival de humor nacional ocorre de 28 de março a 2 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo. Danilo Gentili, Marlei Cevada, Igor Guimarães, Patrick Maia, Diguinho Coruja, Dra. Rosangela, Ed Gama, Nany People, Afonso Padilha, Matheus Ceará estão entre suas atrações.
+ INFOS
A programação completa do 32ª edição do Festival de Curitiba está no www.festivaldecuritiba.com.br Os ingressos estão disponíveis neste site ou na bilheteria física oficial localizada no piso térreo do ParkShoppingBarigüi.