Coisa Nova Cardápio

por Nereide Michel em 14/12/2021

Um produto de impacto foi lançado neste final de ano pela Tramontina. O conceito “cozinha do futuro” direcionou as pesquisas para o lançamento do Guru, um cooktop conectado às expectativas atuais uma vez que foi desenvolvido para inserir a automação e a comunicação instantânea geradas pela Internet das Coisas. A proposta é um desafio: todos, até os do time “só sei fritar ovo ou nem isso”, vão acertar a receita, por mais sofisticada que ela seja. É só seguir os simplificados comandos de um aplicativo baixado rapidamente no celular e começar a “conversar com o guru”. Controles de temperatura, peso e tempo estão todos sob o seu controle, afastando tais preocupações dos donos das panelas.

Debora Zandonai

“Muito mais que um equipamento, o guru será o mais novo parceiro da casa conectada, que vai tornar fácil a criação de uma lista de receitas em constante crescimento, da mais simples à elaborada”, afirma Riccardo Bianchi, diretor da Tramontina.  Uma novidade que, sem dúvida, vai unir três públicos: os fascinados por novidades em tecnologia, os que curtem se aventurar na cozinha e aqueles que são iniciantes no preparo de refeições em casa – seja para si, para a família e também para receber e impressionar amigos. A experiência completa acontece por meio de um aplicativo – no celular ou tablet – conectado ao cooktop que pode ser utilizado em qualquer lugar, basta estar plugado na tomada e com acesso à Internet. Depois de escolher entre as mais de 150 receitas já disponíveis no sistema – número que irá crescer ao longo do tempo -, o usuário é guiado passo a passo por meio de vídeos e textos. 

QUAL É O SEGREDO?

O sensor de temperatura e a balança integrados garantem a precisão no processo, transformando o usuário num cozinheiro de mão cheia, sem se preocupar com o tempo, quantidade de calor, entre outros detalhes de cada receita. O funcionamento por indução – ou seja, quando o calor gerado do fundo da panela é transferido diretamente para o alimento por meio de campo eletromagnético abaixo da superfície vitrocerâmica resultam em segurança e eficiência no preparo. Todas as receitas da lista foram criadas e testadas pelo chef da Tramontina, Elzio Callefi. 

Debora Zandonai

O aplicativo acompanha o usuário desde a lista de compras dos ingredientes e utensílios, até a hora de servir. Também permite o acesso a informações nutricionais, como quantidade de calorias dos pratos. E, quando o usuário se sentir seguro, pode também optar pelo modo manual, improvisando suas próprias receitas.

Para viabilizar o projeto, a Tramontina contou também com equipes multidisciplinares, como o escritório brasileiro Design Único, para desenhar o produto; a empresa gaúcha AYGA, que auxiliou no desenvolvimento da solução IoT (Internet das Coisas) e do aplicativo, além de outro parceiro de hardware. Assim como outros produtos no portfólio da marca, o Guru recebe financiamento da FINEP, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. 

+ INFOS

Debora Zandonai

O Guru será vendido como parte de um kit que conta, também, com régua e colheres medidoras e duas panelas da marca – uma caçarola de inox da linha Brava e uma frigideira antiaderente da linha Mônaco – que são ideais para o preparo das receitas do aplicativo. Essas, junto com mais três modelos Tramontina – a espagueteira e frigideira de inox Brava e uma caçarola antiaderente Mônaco – garantem precisão e eficácia no resultado final, pois foram a base para os testes do produto, ainda antes do lançamento. R$ 2.099,00 é o valor do kit completo.

O cooktop pode ser encontrado nos canais próprios da Tramontina – lojas T factory, T store e e-commerce   – Fast Shop e nas lojas exclusivas Via Inox e Supreme Inox.