Linkultura

por Nereide Michel em 15/10/2018

Vivências pessoais guiam a inspiração de duas artistas que têm em comum a época em que nasceram – o início da Segunda Guerra Mundial. De origem judaica, Guita Soifer nasceu no Brasil e Inna Cymlich, na Rússia, elas tiveram que conviver desde cedo com o exílio, a ausência e a dor pelos desaparecidos. Autodidatas, encontraram na arte uma forma de expressão e compartilhamento de marcas cicatrizadas, aos poucos, mas não esquecidas.

A exposição “A Matéria da Memória”, em cartaz na SOMA Galeria, reflete nas pinturas, gravuras e esculturas “o pulso da vida” que direciona o fluxo criativo de Guita Soifer e Inna Cymlich.

A mostra faz parte da programação SABRA – Festival de Arte Brasil-Israel  – e reúne também a obra “Human Landscape” do fotógrafo Daniel Katz.

“A Matéria da Memória” – Guita Soifer

” A Matéria da Memória” – Inna Cymlich
“Human Landscape” – Daniel Katz

Volumes e espaços, ora cheios, ora livres de rastros, de densidades e nuances que remetem a momentos de vida, lugares familiares ou distantes e emoções, que anulam a passagem do tempo, são assimilados na contemplação de “A Matéria da Memória”. Já na obra de Daniel Katz repetitivos rostos formam a paisagem humana.

MEDITAR E REFLETIR

‘Aperreável Nº 3″, de Arthur Scovino

A SOMA participa do circuito Gallery Night, evento programado para 17 de outubro, véspera da abertura da Bienal Curitiba, que completa 25 anos com a edição de 2018. A performance de Arthur Scovino, “Aperreável nº3”, vai ocupar o espaço de exposição, repetindo o impacto da apresentação ocorrida em Moscou em 2016. Com a curadoria de Malu Meyer, que há mais de um ano dirige, ao lado de Eduardo Cardoso Amato, a galeria, o trabalho do artista fluminense é um trabalho de meditação e reflexão inspirado nas lutas de mulheres pela independência da Bahia e do Brasil, fazendo uma conexão com o sagrado feminino. Dentro de um círculo marcado com carvão, Arthur Sovino assobia por aproximadamente 45 minutos a “Ave Maria” de Schubert.  No dia da Gallery Night a SOMA ficará aberta até às 23 horas.

ONDE ESTÁ

Exposição

“Matéria da Memória” e “Human Landscape”

SOMA Galeria

Rua Brigadeiro Franco, 2137, Centro, Curitiba.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 19h e sábado das 10h às 15h

Até 27 de outubro

 

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net