Linkultura

por Nereide Michel em 15/06/2018

Poucos discordam quando se diz que o Brasil é o país do futebol. O esporte atrai multidões aos estádios e outros tantos de torcedores grudam na tela da tevê torcendo pelo seu time do coração. Uma preferência que parece aumentar ainda mais  quando da realização de uma Copa do Mundo – como acontece neste ano. E quem duvida que a Rússia se transformou em ponto convergente do interesse, não apenas nacional como mundial, desde 14 de junho, data da abertura do campeonato?

Um acontecimento com tal poder de mobilização pode e deve ser canalizado também para motivar estudantes a buscar novos conhecimentos. Foi com este objetivo que o Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, envolveu os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, que fazem parte do Maristurma no Período Ampliado, no projeto pedagógico “A História das Copas. A proposta  nasceu a partir da curiosidade e da paixão despertadas por este  esporte e incluiu atividades de arte e história, além de diversão e partilha de informações. Por exemplo, no dia da abertura do campeonato, os alunos foram estimulados a ir para o colégio vestindo a camiseta dos seus times favoritos e se uniram para confeccionar uma réplica da Taça Jules Rimet. Um arremate para uma série de ações que foram desenvolvidas ao longo do semestre, como reflexões sobre a música Partida de Futebol, do Skank, rodas de conversa sobre o gosto por futebol, produção de  taças da Copa e times de futebol utilizando sucata  e materiais recicláveis, confecção de tabelas para acompanhamento dos jogos e calendário de contagem regressiva para o início da Copa 2018. 

“Com os familiares realizamos uma aula aberta para a confecção de uma bola customizada. Apresentamos uma linha do tempo preparada pela turma, consolidando a aprendizagem sobre todas as 20 Copas do Mundo que ocorreram até hoje, com informações e curiosidades”, explica a professora Giovana Both, orientadora do projeto. Outra ideia concretizada foi a escolha de uma mascote, como acontece no campeonato mundial, batizada com o nome de Maristinha, e que agora está visitando a casa de cada aluno. Uma almofada em forma de camiseta tornou-se símbolo da turma participante do projeto.

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net