COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 01/10/2019

Várias surpresas acompanham a inauguração da mais nova steakhouse da cidade. A começar pelo nome – La Vaca – cuja simplicidade embute um recado aos adeptos de um suculento churrasco. A carne de vaca, em comparação com a do boi, ganha em maciez e sabor. Em seguida, vem a proposta do espaço que foi concebido por dois “marinheiros de primeira viagem”: os irmãos engenheiros Oscar e Guilherme Gayer,  que vislumbraram em uma preferência familiar – aliás, a dos curitibanos em geral – a oportunidade de investir em uma nova e desafiadora atividade. O churrasco, convite irrecusável para reunir os de casa e os amigos, foi o ponto de partida para concretizar o projeto focado em um público específico, o apreciador de assados.

Emerson Vieira

O restaurante para apenas 82 pessoas – distribuídas no salão interno e no deck –  privilegia uma ambientação  contemporânea, sem a frieza do minimalismo, suscitando a experiência agradável que alia tradição e modernidade. O projeto arquitetônico, assinado por Giuliano Marchiorato, recebeu o toque especial do artista visual Rômulo Lass, autor da escultura em tamanho natural de uma simpática vaca, que logo, logo aparecerá em muitas selfies tiradas por clientes e passantes. Ele também pintou o painel que conta as origens do churrasco na América do Sul e acompanha o cliente até o salão principal.

TEMPERO CURITIBANO

La Vaca foi concebida para valorizar o “que é da nossa terra”.  A começar pelos acompanhamentos dos pratos – a marinada é uma receita da avó dos proprietários – e os aprendizados regionais, como o famoso chancho gaúcho, que Oscar Gayer conheceu em suas viagens pelo Rio Grande do Sul e ganhou versão própria no forno da casa. O cardápio, planejado pelo chef consultor André Pionteke, traz além de diversos tipos de carne de vaca, de origem brasileira e com garantia de qualidade, peixes, aves, suínos e vegetais na parrilla.

Fotos: Emerson Vieira

No espaço também funciona uma boutique de carnes, que inclui utensílios para churrasco, temperos exclusivos e cutelaria regional –  atrativos para quem gosta de reunir os amigos em torno do fogão de  casa. No bar, destaque para a cervejaria artesanal curitibana da Maniacs e Brookling de Nova Iorque, além de drinques e coquetéis escolhidos pelo bartender paulista Fernando Lisboa.

ONDE ESTÁ

La Vaca Steakhouse

Rua Schiller, 988, Alto da XV, Curitiba

Aberto de segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h30. À noite, de terça a sábado, das 18h30 às 23 horas.  Domingos, das 11h45 às 16h30.

Boutique de Carne: de segunda a sábado, das 10h30 às 19h30. Domingo, das 9h30 às 16 horas.