por Nereide Michel em 21/10/2013
O que mudou em Curitiba com o desembarque em bloco na cidade de marcas internacionais?
Difícil traduzir em números o que pode mudar num bairro quando nele se instala uma bem sortida mercearia. Ah, não precisar se deslocar para outro lado da cidade para comprar o pão de cada dia, o sabão em pó preferido ou a pasta que deixa os dentes mais branquinhos. As vantagens começam quando se bota no papel os gastos a menos para adquirir produtos de primeira necessidade – por exemplo, despesas com a gasolina ou a passagem do ônibus. Também leva-se em consideração a facilidade de ter tudo sempre à mão. Um conforto que evita o estresse causado por deslocamentos – ah, o trânsito caótico – e elimina a preocupação de não contar com determinado ingrediente para o almoço só por que um esquecimento o deixou fora da lista de compra da semana. Um vai e vem rotineiro, desapressado, entre a casa e a mercearia, que inclusive aproxima os vizinhos e ajuda a fazer novas amizades – afinal, os caixas são muito atenciosos quando estão em um ambiente que lhes é familiar. Além do Bom Dia costumam perguntar sobre a nossa saúde e a do cãozinho de estimação também!
Trata-se de um microuniverso, sem dúvida, mas nada impede que estas vantagens sejam transferidas para um universo bem maior. Como a de um shopping de proporções comparativamente gigantescas, que disponibiliza bem mais do que uma seleção de farinha de trigo nas prateleiras. Instalado em uma área nobre da cidade, pode interferir no dia a dia da sua população e instigar interesse e curiosidade além de suas fronteiras. Nele estão as marcas mais desejadas do planeta, às quais tinham acesso apenas consumidores privilegiados com cacife para se deslocar de um continente a outro.
Inaugurado em setembro de 2013, o Pátio Batel gera muitos questionamentos. Por exemplo, por que um shopping de luxo em Curitiba? Resposta a cargo de inúmeras pesquisas de mercado que apontam a capital paranaense com um perfil sofisticado e exigente. Vai dar certo? Apesar da exatidão de cálculos, cronogramas e curvas estatísticas ascendentes, que imprimem otimismo aos primeiros meses de funcionamento de um negócio, há a incógnita do futuro. Mas o impacto causado pela chegada em bloco à cidade de marcas como Louis Vuitton, Burberry, Tiffany, Versace, Armani, Ermenegildo Zegna, não é nada desprezível. Já não há mais necessidade de sair do “bairro” para conhecer o que as suas vitrines luxuosas apresentam; os vendedores falam o idioma que se conhece de berço e com um dedinho de prosa podem facilitar a compra da cobiçada bolsa ou a desejada joia, que se via enfeitando as celebridades internacionais. “Em quantas vezes no cartão de crédito?” Frase mágica, impossível de se ouvir em inglês, francês ou italiano, mas bem comum no idioma oficial do Shopping Pátio Batel.
Sábado, à tarde, caminhando pela calçada da Alameda D. Pedro II, nas proximidades do shopping de luxo, para um carro e uma pergunta ansiosa pede resposta- “ Onde fica o Pátio Batel?” A placa denuncia uma cidade do interior. São os turistas, atraídos pela sedução do luxo, “ desembarcando” em Curitiba.
Luxo, aliás, que faz parte da intimidade de Carlos Ferreirinha, independente dele usar ou não um impecável par de sapatos Louis Vuitton, pois é o seu foco de estudo há mais de uma década. Tornou-se especialista no assunto e, confiante no sucesso dos negócios de alto padrão, fundou uma empresa – MCF Consultoria – para disponibilizar conteúdo deste segmento a quem por ele se interessar. E não são poucos os querem saber mais sobre luxo e suas ramificações empresariais…
Carlos Ferreirinha analisa assim as interferências e influências de um shopping de luxo no cotidiano de um brasileiro curitibano:
“Tenho dito frequentemente que estamos em um processo acelerado de mudança dos nossos habituais e tradicionais comportamentos de consumo. De uma forma geral, somos Brasileiros com padrões de consumo muito mais elevados e com essa característica, estamos demandando produtos e serviços em um patamar mais elevado e diferenciado. Já não nos contentamos com somente o que é básico e simples. Curitiba segue exatamente o mesmo ritmo. A chegada do Shopping Patio Batel demonstra claramente que os símbolos estão em rápida velocidade de mudança. Quem poderia dizer ou prever há 15 anos que marcas como Louis Vuitton, Prada, Versace, Armani. Burberry, Tiffany, Coach, Zegna, Ferragamo passariam a operar diretamente na cidade de Curitiba? Não fazia sentido. Bem, não mais. Com os Brasileiros e os Curitibanos mais sofisticados, com novos níveis de riqueza, com fluência internacional, tudo muda e tudo mudou. E assim vai o Luxo aproveitando este momento único e especial do Brasil. O interessante é notar ainda que shoppings, como o Pátio Batel, influenciam o entorno, educam o consumir em outro padrão, elevam o nível . Com isso, há uma natural evolução da mesma forma de tudo que em algum momento também era simples: padarias, farmácias, cafeterias são exemplos destes novos padrões mais sofisticados ou melhor, operações que vem se tornando premium.
O paladar não retrocede! Os Brasileiros jamais serão os mesmos.”
FROM: Paris, Milão, Nova York, Londres…
Marcas internacionais em solo curitibano têm passaporte carimbado em dezenas de lojas que se instalaram – ou estão por inaugurar – no Pátio Batel . Desde sinônimos de luxo, como Louis Vuitton, Tiffany & Co., Burberry, Versace e Mont Blanc, até grifes desejadas pelo estilo inconfundível e brilho único – Benetton, MaxMara, Kate Spade New York, Tory Burch, Swarovski – são vitrines que credibilizam a cidade como de “gosto sofisticado e exigente”.
LOUIS VUITTON
Ela já aparece vistosa na fachada do Pátio Batel. Está em Curitiba, mas poderia estar em qualquer cidade que faz parte do circuito deste ícone do luxo. Afinal, toda ambientação das lojas Louis Vuitton repercute os principais itens que conceituam a marca: o emblemático padrão Damier e uma decoração urbana e sofisticada, com destaque para materiais naturais e os móveis de design anos 1950, projetados pelo grupo modernista Branco&Preto. Todos presentes no espaço curitibano. Fundada em Paris, em 1854, a Louis Vuitton é sinônimo da arte de viajar. Afinal, a sua logo estampou inicialmente baús, malas e bolsas desenvolvidos para curtas e longas jornadas. Feitos para durar, mas também para expressar o padrão chique e elegante dos seus portadores. A Louis Vuitton, copntudo, ultrapassou outras fronteiras e ampliou suas opções para roupas, calçados, relógios, jóias e outros acessórios.
TIFFANY & CO.
Com aproximadamente cento e cinqüenta metros quadrados, a marca celebrou a inauguração da loja curitibana, a quinta do Brasil, com uma coleção especial tematizada na natureza. Uma continuidade – já que a fonte de inspiração é inesgotável – de um foco de trabalho iniciado há mais de 175 anos em Nova Iorque. Recentemente as criações da Tiffany brilharam nas telas dos cinemas destacando a imagem de luxo no figurino do Grande Gatsby. Tradição em joalheria não falta à grife das peças com brilho único . Basta lembrar que um dos seus anéis de noivado, o Tiffany Setting, é alvo de desejo desde que foi lançado em 1886.
MAXMARA
A grife italiana abriu as portas no Pátio Batel com um diferencial importante: inaugurou em Curitiba a primeira Flagship Store na América Latina. Trata-se de uma das poucas lojas conceitos da marca no mundo todo. Com mais de 60 anos de história, a MaxMara, fundada por Achile Maramotti, alia tradição e contemporaneidade ao desenvolver coleções com qualidade impecável e design para valorizar a elegância da mulher atual. Todas as peças lançadas pela MaxMara para as quatro estações do ano, incluindo as conceituais cobiçadas nos seus desfiles, estão disponíveis no espaço da capital paranaense.
MONTBLANC
Conhecida há mais de um século por fabricar instrumentos de escrita com alta qualidade e sofisticação, a Montblanc já é conhecida no roteiro de compras de Curitiba, quando iniciou atividades em 1997, na Rua XV. Com sede em Hamburgo e fábricas na Suiça, França e Itália, a marca tem quase 400 boutiques próprias e distribuidores autorizados em 80 países. Nas suas vitrines, além das famosas canetas, estão novos produtos como relógios suíços, artigos de couro, joias, óculos e fragrâncias. Além do Pátio Batel, a Montblanc está em dois outros shoppings da capital paranaense, o Crystal e o ParkShoppingBarigüi.
SWAROVSKI
A segunda unidade Swarovski em Curitiba abriu no Pátio Batel, confirmando a proposta de expressar, como acontece com todas as boutiques da marca, sua identidade, seu espírito e seu DNA. Em 2008, Robert Buchbauer, o tataraneto do fundador da Swarovski, membro da Diretoria Executiva e hoje CEO da Swarovski Consumer Goods Business, iniciou uma completa transformação destes espaços com a implementação do conceito Crystal Forest. O resultado é um ambiente, criado para dar aos clientes, quando adentram a uma de suas lojas, uma mágica e multi-sensorial experiência. Um conceito que tem a assinatura do designer Tokujin Yoshioka, que “brincou” com as múltiplas facetas dos cristais para que estas seduzissem e provocassem uma sensação de “infinita profundidade”. Ambiente ideal para apresentar a sua mais recente coleção, Secret Treasures, criada por Nathalie Colin, diretora criativa da marca, que se inspirou na Rota da Seda. A Swarovski nasceu na Áustria, quando Daniel Swarovski chegou à aldeia de Wattens, no Tirol, e colocou para funcionar a sua recém-inventada máquina para lapidar e polir cristais. Em 20013, a top model australiana, Miranda Kerr, é o rosto da marca para a temporada, fotografada por Nick Knight.
TORY BURCH
Representando o estilo de vida americano, que valoriza cores e estampas, segundo a ótica da presidente do grupo, a designer Tory Burch, é uma das primeiras lojas que os olhos alcançam assim que se passa pelas portas automáticas do Pátio Batel. Inaugurada em 2004, lança coleções “fáceis de usar” , pois incluem roupas, sapatos, bolsas e acessórios, que compõem mil possibilidades para uma produção charmosa e personalizada. A Tory Burch está presente em 87 endereços próprios nos Estados Unidos, além de Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. A decoração da loja curitibana segue a proposta das demais boutiques do grupo, concebida para criar a sensação de estar em casa: pisos brancos de carvalho, candelabros com folhas douradas, paredes de ráfia e sofás de veludo. iPads estão disponíveis para a cliente navegar e acompanhar as tendências da temporada.
KATE SPADE NEW YORK
A estação mais colorida do ano tem tudo a ver com a proposta da grife americana, que completa 20 anos em 2013. Ao nascer na primavera, Kate Spade New York absorveu o clima e as tonalidades vibrantes roubadas das flores imprimindo às suas coleções um certo ar romântico e retrô. A marca celebra a data com o tema “as coisas que amamos” (things we love), escolhidas pela sua diretora criativa, Deborah Lloyd, exemplificadas na imagem icônica dos anos 60 Girls in the Windows, de Ormand Gigli, que retrata mulheres com roupas coloridas nas janelas de um prédio de Nova York.
SEPHORA
A multimarca da beleza, uma das preferidas dos turistas brasileiros circulando por Paris, está agora em Curitiba, com a sua oitava loja no país e a primeira na região sul. A Sephora, fundada na França em 1970, foi adquirida em 1997 pela LVMH MoëtHennesy Louis Vuitton, que investe preferencialmente em produtos de luxo. A loja curitibana segue os padrões internacionais da rede, que atualmente está em mais de 1.500 endereços em 28 países. Espaços, como Beauty Studio, Sephora Hot Now, Nail Studio, Beauty-to- Go, Sephora Favorites e Skincare Solutions, reforçam o conceito de “experiência única” da marca. Aliás, também proporcionada por linhas exclusivas no Brasil, que incluem as de cuidados com a pele Dr. Brandt, Alterna, Benefit, Hourglass, Josie Maran, Kat Von D, Keratin Perfect, Make Up Forever, Nars, Oscar Blandi, Ouidad, Sephora by O.P.I, Sephora Collection, St. Tropez, Stila, Urban Decay, entre outras.
BENETTON
Uma das mais celebradas marcas italianas também está na rota internacional do Pátio Batel. Conhecida pelas roupas coloridas, mas muito lembrada pelas campanhas publicitárias de forte apelo social. Controversas por mexerem com padrões de comportamento sedimentados. A United Colors of Benetton está retornando ao mercado brasileiro, após uma reestruturação administrativa, e incluiu a volta também a Curitiba nos seus planos. O consumidor mata as saudades em um espaço que traz todas as cores e a alegria marcantes de um estilo que já tem quase 50 anos: 210m² com os lançamentos nas linhas feminina, masculina e infantil. Estilo que permanece enquanto houver cores, muitas cores, unindo o mundo.
RECEPÇÃO
As boas-vindas a quem chega ao Pátio Batel refletem o criterioso padrão seguido para o sofisticado projeto do centro de compras. O uniforme de toda equipe do shopping foi confeccionado pela empresa curitibana Versadas, que também veste a equipe do Bureau de Estilo e Comportamento, que tem no comando a consultora Andrea Roque Neiva. A coleção foi criada pela estilista Giovana Marçalo.
TO: CURITIBA
Marcas internacionais desembarcam em bloco na cidade. O que mudou?
Difícil traduzir em números o que pode mudar num bairro quando nele se instala uma bem sortida mercearia. Ah, não precisar se deslocar para outro lado da cidade para comprar o pão de cada dia, o sabão em pó preferido ou a pasta que deixa os dentes mais branquinhos. As vantagens começam quando se bota no papel os gastos a menos para adquirir produtos de primeira necessidade – por exemplo, despesas com a gasolina ou a passagem do ônibus. Também leva-se em consideração a facilidade de ter tudo sempre à mão. Um conforto que evita o estresse causado por deslocamentos – ah, o trânsito caótico – e elimina a preocupação de não contar com determinado ingrediente para o almoço só por que um esquecimento o deixou fora da lista de compra da semana. Um vai e vem rotineiro, desapressado, entre a casa e mercearia, que aproxima os vizinhos e ajuda a fazer novas amizades – afinal, os caixas são muito atenciosos quando estão em um ambiente que lhes é familiar. Além do Bom Dia costumam perguntar sobre a nossa saúde e a do cãozinho de estimação também!
Trata-se de um micro universo, sem dúvida, mas nada impede que estas vantagens sejam transferidas para um universo bem maior. Como a de um shopping de proporções comparativamente gigantescas, que disponibiliza bem mais do que uma seleção de farinha de trigo nas prateleiras. Instalado em uma área nobre da cidade, pode interferir no dia a dia da sua população e instigar interesse e curiosidade além de suas fronteiras. Nele estão as marcas mais desejadas do planeta, às quais tinham acesso apenas consumidores privilegiados com cacife para se deslocar de um continente a outro.
Inaugurado em setembro de 2013, o Pátio Batel gera muitos questionamentos. Por exemplo, por que um shopping de luxo em Curitiba? Resposta a cargo de inúmeras pesquisas de mercado que apontam a capital paranaense com um perfil sofisticado e exigente. Vai dar certo? Apesar da exatidão de cálculos, cronogramas e curvas estatísticas ascendentes, que imprimem otimismo aos primeiros meses de funcionamento de um negócio, há a incógnita do futuro. Mas o impacto causado pela chegada em bloco à cidade de marcas como Louis Vuitton, Burberry, Tiffany, Versace, Armani, Ermenegildo Zegna não é nada desprezível. Já não há mais necessidade de sair do “bairro” para conhecer o que as suas vitrines luxuosas apresentam; os vendedores falam o idioma que se conhece de berço e com um dedinho de prosa podem facilitar a compra da tão cobiçada bolsa ou a desejada joia, que se via enfeitando as celebridades internacionais. “Em quantas vezes no cartão de crédito?”. Frase mágica, impossível de se ouvir em inglês, francês ou italiano, mas bem comum no idioma oficial do Shopping Pátio Batel.
Sábado, à tarde, caminhando pela calçada da Alameda D. Pedro II, nas proximidades do shopping de luxo, para um carro e uma pergunta ansiosa pede resposta- “ Onde fica o Pátio Batel?” A placa denuncia uma cidade do interior. São os turistas, atraídos pela sedução do luxo, “ desembarcando em Curitiba.
Luxo, aliás, que faz parte da intimidade de Carlos Ferreirinha, independente dele usar ou não um impecável par de sapatos Louis Vuitton, pois é o seu foco de estudo há mais de uma década. Tornou-se especialista no assunto e, confiante no sucesso dos negócios de alto padrão, fundou uma empresa – MCF Consultoria – para disponibilizar conteúdo deste segmento a quem por ele se interessar. E não são poucos…
Avalia assim Carlos Ferreirinha as interferências e influências de um shopping de luxo no cotidiano de um brasileiro curitibano:
“Tenho dito frequentemente que estamos em um processo acelerado de mudança dos nossos habituais e tradicionais comportamentos de consumo. De uma forma geral, somos Brasileiros com padrões de consumo muito mais elevados e com essa característica, estamos demandando produtos e serviços em um patamar mais elevado e diferenciado. Já não nos contentamos com somente o que é básico e simples. Curitiba segue exatamente o mesmo ritmo. A chegada do Shopping Patio Batel demonstra claramente que os símbolos estão em rápida velocidade de mudança. Quem poderia dizer ou prever há 15 anos que marcas como Louis Vuitton, Prada, Versace, Armani. Burberry, Tiffany, Coach, Zegna, Ferragamo passariam a operar diretamente na cidade de Curitiba? Não fazia sentido. Bem, não mais. Com os Brasileiros e os Curitibanos mais sofisticados, com novos níveis de riqueza, com fluência internacional, tudo muda e tudo mudou. E assim vai o Luxo aproveitando este momento único e especial do Brasil. O interessante é notar ainda que shoppings, como o Pátio Batel, influenciam o entorno, educam o consumir em outro padrão, elevam o nível . Com isso, há uma natural evolução da mesma forma de tudo que em algum momento também era simples: padarias, farmácias, cafeterias são exemplos destes novos padrões mais sofisticados ou melhor, operações que vem se tornando premium.
O paladar não retrocede! Os Brasileiros jamais serão os mesmos.”
FROM: Paris, Milão, Nova York, Londres…
O desembarque em bloco de marcas internacionais em Curitiba tem passaporte carimbado em dezenas de lojas que se instalaram – ou estão por inaugurar – no Pátio Batel . Desde sinônimos de luxo, como Louis Vuitton, Tiffany & Co., Burberry, Versace e Mont Blanc até grifes desejadas pelo estilo inconfundível e brilho único – Benetton, MaxMara, Kate Spade New York, Tory Burch, Swarovski – são vitrines que credibilizam a cidade como de “gosto sofisticado e exigente”.
LOUIS VUITTON
Ela já aparece vistosa na fachada do Pátio Batel. Está em Curitiba, mas poderia estar em qualquer cidade que faz parte do circuito deste ícone do luxo. Afinal, todos os detalhes das lojas Louis Vuitton repercutem os principais itens que conceituam a marca: o emblemático padrão Damier e uma ambientação urbana e sofisticada com destaque para materiais naturais e para os móveis de design anos 1950, projetados pelo grupo modernista Branco&Preto estão presentes no espaço curitibano. Fundada em Paris, em 1854, a Louis Vuitton é sinônimo da arte de viajar. Afinal, a sua logo estampou inicialmente baús, malas e bolsas desenvolvidos para curtas e longas jornadas. Feitos para durar, mas também para expressar o padrão chique e elegante dos seus portadores. Mas a Louis Vuitton ultrapassou outras fronteiras e ampliou suas opções para roupas, calçados, relógios, jóias e outros acessórios.
TIFFANY & CO
Com aproximadamente cento e cinqüenta metros quadrados, a marca celebrou a inauguração da loja curitibana, a quinta do Brasil, com uma coleção especial tematizada na natureza. Uma continuidade – já que a fonte de inspiração é inesgotável – de um foco de trabalho iniciado há mais de 175 anos em Nova Iorque. Recentemente as criações da Tiffany brilharam nas telas dos cinemas destacando a imagem de luxo no figurino do Grande Gatsby. Tradição em joalheria não falta à grife das peças com “brilho único” . Basta lembrar que um dos seus anéis de noivado, o Tiffany Setting, é alvo de desejo desde que foi lançado em 1886.
MAX MARA
A grife italiana abriu as portas no Pátio Batel com um diferencial importante: inaugurou em Curitiba a primeira Flagship Store na América Latina. Trata-se de uma das poucas lojas conceitos da marca no mundo todo. Com mais de 60 anos de história, a MaxMara, fundada por Achile Maramotti, alia tradição e contemporaneidade ao desenvolver coleções com qualidade impecável e design que valoriza a elegância da mulher atual. Todas as peças lançadas pela MaxMara para as quatro estações do ano, incluindo peças conceituais cobiçadas nos seus desfiles estarão disponíveis no espaço da capital paranaense.
MONTBLANC
Conhecida há mais de um século por fabricar instrumentos de escrita com alta qualidade e sofisticação, a Montblanc já é conhecida no roteiro de compras de Curitiba, quando iniciou atividades em 1997, na Rua XV. Com sede em Hamburgo e fábricas na Suiça, França e Itália, a marca tem quase 400 boutiques próprias e distribuidores autorizados em 80 países. Nas suas vitrines, além das famosas canetas, estão novos produtos como relógios suíços, artigos de couro, jóias, óculos e fragrâncias. Além do Pátio Batel, a Montblanc está em dois outros shoppings da capital paranaense, o Crystal e o ParkShoppingBarigüi.
SWAROVSKI
A segunda unidade Swarovski em Curitiba abriu no Pátio Batel, confirmando a proposta de expressar, como acontece com todas as boutiques da marca, sua identidade, seu espírito e seu DNA. Em 2008, Robert Buchbauer, o tataraneto do fundador da Swarovski, membro da Diretoria Executiva e hoje CEO da Swarovski Consumer Goods Business, iniciou uma completa transformação destes espaços com a implementação do conceito Crystal Forest. O resultado é um ambiente, criado para dar aos clientes uma mágica e multi-sensorial experiência quando adentram a uma de suas lojas. Um conceito que tem a assinatura do designer Tokujin Yoshioka, que “brincou” com as múltiplas facetas dos cristais para que estas seduzissem provocassem uma sensação de “infinita profundidade”. Ambiente ideal para apresentar a sua mais recente coleção, Secret Treasures, criada por Nathalie Colin, diretora criativa da marca, que se inspirou na Rota da Seda. A Swarovski nasceu na Áustria, quando Daniel Swarovski chegou à aldeia de Wattens, no Tirol, e colocou para funcionar a sua recém-inventada máquina para lapidar e polir cristais.
TORY BURCH
Representando o estilo de vida americano, que valoriza cores e estampas, segundo a ótica da presidente do grupo, a designer Tory Burch, é uma das primeiras lojas que os olhos alcançam assim que se passa pelas portas giratórias do Pátio Batel. Lançada em 2004, lança coleções “fáceis de usar” pois incluem além de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, que formam mil possibilidades de uma produção charmosa e personalizada. A Tory Burch está presente em 87 endereços próprios nos Estados Unidos, além de Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. A decoração da loja curitibana segue a proposta das demais boutiques do grupo, concebida para criar a sensação de estar em casa: pisos brancos de carvalho, candelabros com folhas douradas, paredes de ráfia, sofás de veludo. iPads estão disponíveis para a cliente navegar e acompanhar as tendências da temporada.
KATE SPADE NEW YORK
A estação mais colorida do ano tem tudo a ver com a proposta da grife americana, que completa 20 anos na primavera de 2013. E, por isso, absorveu nas suas coleções o clima as tonalidades vibrantes roubadas das flores imprimindo em suas coleções um certo ar nostálgico . A marca celebra a data com o tema “as coisas que amamos” (things we Love), escolhidas pela sua diretora criativa, Deborah Lloyd, identificadas pela foto icônica dos anos 60 Girls in the Windows, de Ormand Gigli, que retrata mulheres com roupas coloridas nas janelas de um prédio de Nova Iorque.
SEPHORA
A multimarca da beleza, uma das preferidas dos turistas brasileiros circulando por Paris, está agora em Curitiba, com a sua oitava loja no país e a primeira na região sul. A Sephora, fundada na França em 1970, foi adquirida em 1997 pela LVMH MoëtHennesy Louis Vuitton, que investe preferencialmente em produtos de luxo. A loja curitibana segue os padrões internacionais da rede, que atualmente está em mais de 1.500 endereços em 28 países. Espaços , como Beauty Studio, Sephora HOT NOW, Nail Studio, Beauty-to- Go, Sephora Favorites e Skincare Solutions, reforçam o seu conceito de “experiência única” também proporcionada por linhas exclusivas no Brasil, que incluem as de cuidados com a pele Dr. Brandt, Alterna, Benefit, Hourglass, Josie Maran, Kat Von D, Keratin Perfect, MAKE UP FOR EVER, NARS, Oscar Blandi, Ouidad, Sephora by O.P.I, Sephora Collection, St. Tropez, Stila, Urban Decay, entre outras.
BENETTON
Uma das mais populares marcas internacionais também está na rota internacional do Pátio Bael. Conhecida pelas roupas coloridas, mas também lembrada bastante pelas campanhas publicitárias de forte apelo social. Controversas por mexerem com padrões de comportamento sedimentados. A United Colors of Benetton está retornando ao mercado brasileiro, após uma reestruturação administrativa, e incluiu a volta também a Curitiba nos seus planos. O consumidor mata as saudades em um espaço que traz todas as cores e a alegria marcantes de um estilo que já tem quase 50 anos: 210m² com os lançamentos nas linhas feminina, masculina e infantil . Estilo que permanece enquanto houver cores, muitas cores unindo o mundo.
RECEPÇÃO
As boas-vindas a quem chega ao Pátio Batel refletem o criterioso padrão seguido para o sofisticado projeto do centro de compras. O uniforme de toda equipe do shopping foi confeccionado pela empresa curitibana Versadas, que também veste a equipe do Bureau de Estilo e Comportamento, que tem no comando a consultora Andrea Roque Neiva. A coleção foi criada pela estilista Giovana Marçalo.
TO: CURITIBA
Marcas internacionais desembarcam em bloco na cidade. O que mudou?
Difícil traduzir em números o que pode mudar num bairro quando nele se instala uma bem sortida mercearia. Ah, não precisar se deslocar para outro lado da cidade para comprar o pão de cada dia, o sabão em pó preferido ou a pasta que deixa os dentes mais branquinhos. As vantagens começam quando se bota no papel os gastos a menos para adquirir produtos de primeira necessidade – por exemplo, despesas com a gasolina ou a passagem do ônibus. Também leva-se em consideração a facilidade de ter tudo sempre à mão. Um conforto que evita o estresse causado por deslocamentos – ah, o trânsito caótico – e elimina a preocupação de não contar com determinado ingrediente para o almoço só por que um esquecimento o deixou fora da lista de compra da semana. Um vai e vem rotineiro, desapressado, entre a casa e mercearia, que aproxima os vizinhos e ajuda a fazer novas amizades – afinal, os caixas são muito atenciosos quando estão em um ambiente que lhes é familiar. Além do Bom Dia costumam perguntar sobre a nossa saúde e a do cãozinho de estimação também!
Trata-se de um micro universo, sem dúvida, mas nada impede que estas vantagens sejam transferidas para um universo bem maior. Como a de um shopping de proporções comparativamente gigantescas, que disponibiliza bem mais do que uma seleção de farinha de trigo nas prateleiras. Instalado em uma área nobre da cidade, pode interferir no dia a dia da sua população e instigar interesse e curiosidade além de suas fronteiras. Nele estão as marcas mais desejadas do planeta, às quais tinham acesso apenas consumidores privilegiados com cacife para se deslocar de um continente a outro.
Inaugurado em setembro de 2013, o Pátio Batel gera muitos questionamentos. Por exemplo, por que um shopping de luxo em Curitiba? Resposta a cargo de inúmeras pesquisas de mercado que apontam a capital paranaense com um perfil sofisticado e exigente. Vai dar certo? Apesar da exatidão de cálculos, cronogramas e curvas estatísticas ascendentes, que imprimem otimismo aos primeiros meses de funcionamento de um negócio, há a incógnita do futuro. Mas o impacto causado pela chegada em bloco à cidade de marcas como Louis Vuitton, Burberry, Tiffany, Versace, Armani, Ermenegildo Zegna não é nada desprezível. Já não há mais necessidade de sair do “bairro” para conhecer o que as suas vitrines luxuosas apresentam; os vendedores falam o idioma que se conhece de berço e com um dedinho de prosa podem facilitar a compra da tão cobiçada bolsa ou a desejada joia, que se via enfeitando as celebridades internacionais. “Em quantas vezes no cartão de crédito?”. Frase mágica, impossível de se ouvir em inglês, francês ou italiano, mas bem comum no idioma oficial do Shopping Pátio Batel.
Sábado, à tarde, caminhando pela calçada da Alameda D. Pedro II, nas proximidades do shopping de luxo, para um carro e uma pergunta ansiosa pede resposta- “ Onde fica o Pátio Batel?” A placa denuncia uma cidade do interior. São os turistas, atraídos pela sedução do luxo, “ desembarcando em Curitiba.
Luxo, aliás, que faz parte da intimidade de Carlos Ferreirinha, independente dele usar ou não um impecável par de sapatos Louis Vuitton, pois é o seu foco de estudo há mais de uma década. Tornou-se especialista no assunto e, confiante no sucesso dos negócios de alto padrão, fundou uma empresa – MCF Consultoria – para disponibilizar conteúdo deste segmento a quem por ele se interessar. E não são poucos…
Avalia assim Carlos Ferreirinha as interferências e influências de um shopping de luxo no cotidiano de um brasileiro curitibano:
“Tenho dito frequentemente que estamos em um processo acelerado de mudança dos nossos habituais e tradicionais comportamentos de consumo. De uma forma geral, somos Brasileiros com padrões de consumo muito mais elevados e com essa característica, estamos demandando produtos e serviços em um patamar mais elevado e diferenciado. Já não nos contentamos com somente o que é básico e simples. Curitiba segue exatamente o mesmo ritmo. A chegada do Shopping Patio Batel demonstra claramente que os símbolos estão em rápida velocidade de mudança. Quem poderia dizer ou prever há 15 anos que marcas como Louis Vuitton, Prada, Versace, Armani. Burberry, Tiffany, Coach, Zegna, Ferragamo passariam a operar diretamente na cidade de Curitiba? Não fazia sentido. Bem, não mais. Com os Brasileiros e os Curitibanos mais sofisticados, com novos níveis de riqueza, com fluência internacional, tudo muda e tudo mudou. E assim vai o Luxo aproveitando este momento único e especial do Brasil. O interessante é notar ainda que shoppings, como o Pátio Batel, influenciam o entorno, educam o consumir em outro padrão, elevam o nível . Com isso, há uma natural evolução da mesma forma de tudo que em algum momento também era simples: padarias, farmácias, cafeterias são exemplos destes novos padrões mais sofisticados ou melhor, operações que vem se tornando premium.
O paladar não retrocede! Os Brasileiros jamais serão os mesmos.”
FROM: Paris, Milão, Nova York, Londres…
O desembarque em bloco de marcas internacionais em Curitiba tem passaporte carimbado em dezenas de lojas que se instalaram – ou estão por inaugurar – no Pátio Batel . Desde sinônimos de luxo, como Louis Vuitton, Tiffany & Co., Burberry, Versace e Mont Blanc até grifes desejadas pelo estilo inconfundível e brilho único – Benetton, MaxMara, Kate Spade New York, Tory Burch, Swarovski – são vitrines que credibilizam a cidade como de “gosto sofisticado e exigente”.
LOUIS VUITTON
Ela já aparece vistosa na fachada do Pátio Batel. Está em Curitiba, mas poderia estar em qualquer cidade que faz parte do circuito deste ícone do luxo. Afinal, todos os detalhes das lojas Louis Vuitton repercutem os principais itens que conceituam a marca: o emblemático padrão Damier e uma ambientação urbana e sofisticada com destaque para materiais naturais e para os móveis de design anos 1950, projetados pelo grupo modernista Branco&Preto estão presentes no espaço curitibano. Fundada em Paris, em 1854, a Louis Vuitton é sinônimo da arte de viajar. Afinal, a sua logo estampou inicialmente baús, malas e bolsas desenvolvidos para curtas e longas jornadas. Feitos para durar, mas também para expressar o padrão chique e elegante dos seus portadores. Mas a Louis Vuitton ultrapassou outras fronteiras e ampliou suas opções para roupas, calçados, relógios, jóias e outros acessórios.
TIFFANY & CO
Com aproximadamente cento e cinqüenta metros quadrados, a marca celebrou a inauguração da loja curitibana, a quinta do Brasil, com uma coleção especial tematizada na natureza. Uma continuidade – já que a fonte de inspiração é inesgotável – de um foco de trabalho iniciado há mais de 175 anos em Nova Iorque. Recentemente as criações da Tiffany brilharam nas telas dos cinemas destacando a imagem de luxo no figurino do Grande Gatsby. Tradição em joalheria não falta à grife das peças com “brilho único” . Basta lembrar que um dos seus anéis de noivado, o Tiffany Setting, é alvo de desejo desde que foi lançado em 1886.
MAX MARA
A grife italiana abriu as portas no Pátio Batel com um diferencial importante: inaugurou em Curitiba a primeira Flagship Store na América Latina. Trata-se de uma das poucas lojas conceitos da marca no mundo todo. Com mais de 60 anos de história, a MaxMara, fundada por Achile Maramotti, alia tradição e contemporaneidade ao desenvolver coleções com qualidade impecável e design que valoriza a elegância da mulher atual. Todas as peças lançadas pela MaxMara para as quatro estações do ano, incluindo peças conceituais cobiçadas nos seus desfiles estarão disponíveis no espaço da capital paranaense.
MONTBLANC
Conhecida há mais de um século por fabricar instrumentos de escrita com alta qualidade e sofisticação, a Montblanc já é conhecida no roteiro de compras de Curitiba, quando iniciou atividades em 1997, na Rua XV. Com sede em Hamburgo e fábricas na Suiça, França e Itália, a marca tem quase 400 boutiques próprias e distribuidores autorizados em 80 países. Nas suas vitrines, além das famosas canetas, estão novos produtos como relógios suíços, artigos de couro, jóias, óculos e fragrâncias. Além do Pátio Batel, a Montblanc está em dois outros shoppings da capital paranaense, o Crystal e o ParkShoppingBarigüi.
SWAROVSKI
A segunda unidade Swarovski em Curitiba abriu no Pátio Batel, confirmando a proposta de expressar, como acontece com todas as boutiques da marca, sua identidade, seu espírito e seu DNA. Em 2008, Robert Buchbauer, o tataraneto do fundador da Swarovski, membro da Diretoria Executiva e hoje CEO da Swarovski Consumer Goods Business, iniciou uma completa transformação destes espaços com a implementação do conceito Crystal Forest. O resultado é um ambiente, criado para dar aos clientes uma mágica e multi-sensorial experiência quando adentram a uma de suas lojas. Um conceito que tem a assinatura do designer Tokujin Yoshioka, que “brincou” com as múltiplas facetas dos cristais para que estas seduzissem provocassem uma sensação de “infinita profundidade”. Ambiente ideal para apresentar a sua mais recente coleção, Secret Treasures, criada por Nathalie Colin, diretora criativa da marca, que se inspirou na Rota da Seda. A Swarovski nasceu na Áustria, quando Daniel Swarovski chegou à aldeia de Wattens, no Tirol, e colocou para funcionar a sua recém-inventada máquina para lapidar e polir cristais.
TORY BURCH
Representando o estilo de vida americano, que valoriza cores e estampas, segundo a ótica da presidente do grupo, a designer Tory Burch, é uma das primeiras lojas que os olhos alcançam assim que se passa pelas portas giratórias do Pátio Batel. Lançada em 2004, lança coleções “fáceis de usar” pois incluem além de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, que formam mil possibilidades de uma produção charmosa e personalizada. A Tory Burch está presente em 87 endereços próprios nos Estados Unidos, além de Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. A decoração da loja curitibana segue a proposta das demais boutiques do grupo, concebida para criar a sensação de estar em casa: pisos brancos de carvalho, candelabros com folhas douradas, paredes de ráfia, sofás de veludo. iPads estão disponíveis para a cliente navegar e acompanhar as tendências da temporada.
KATE SPADE NEW YORK
A estação mais colorida do ano tem tudo a ver com a proposta da grife americana, que completa 20 anos na primavera de 2013. E, por isso, absorveu nas suas coleções o clima as tonalidades vibrantes roubadas das flores imprimindo em suas coleções um certo ar nostálgico . A marca celebra a data com o tema “as coisas que amamos” (things we Love), escolhidas pela sua diretora criativa, Deborah Lloyd, identificadas pela foto icônica dos anos 60 Girls in the Windows, de Ormand Gigli, que retrata mulheres com roupas coloridas nas janelas de um prédio de Nova Iorque.
SEPHORA
A multimarca da beleza, uma das preferidas dos turistas brasileiros circulando por Paris, está agora em Curitiba, com a sua oitava loja no país e a primeira na região sul. A Sephora, fundada na França em 1970, foi adquirida em 1997 pela LVMH MoëtHennesy Louis Vuitton, que investe preferencialmente em produtos de luxo. A loja curitibana segue os padrões internacionais da rede, que atualmente está em mais de 1.500 endereços em 28 países. Espaços , como Beauty Studio, Sephora HOT NOW, Nail Studio, Beauty-to- Go, Sephora Favorites e Skincare Solutions, reforçam o seu conceito de “experiência única” também proporcionada por linhas exclusivas no Brasil, que incluem as de cuidados com a pele Dr. Brandt, Alterna, Benefit, Hourglass, Josie Maran, Kat Von D, Keratin Perfect, MAKE UP FOR EVER, NARS, Oscar Blandi, Ouidad, Sephora by O.P.I, Sephora Collection, St. Tropez, Stila, Urban Decay, entre outras.
BENETTON
Uma das mais populares marcas internacionais também está na rota internacional do Pátio Bael. Conhecida pelas roupas coloridas, mas também lembrada bastante pelas campanhas publicitárias de forte apelo social. Controversas por mexerem com padrões de comportamento sedimentados. A United Colors of Benetton está retornando ao mercado brasileiro, após uma reestruturação administrativa, e incluiu a volta também a Curitiba nos seus planos. O consumidor mata as saudades em um espaço que traz todas as cores e a alegria marcantes de um estilo que já tem quase 50 anos: 210m² com os lançamentos nas linhas feminina, masculina e infantil . Estilo que permanece enquanto houver cores, muitas cores unindo o mundo.
RECEPÇÃO
As boas-vindas a quem chega ao Pátio Batel refletem o criterioso padrão seguido para o sofisticado projeto do centro de compras. O uniforme de toda equipe do shopping foi confeccionado pela empresa curitibana Versadas, que também veste a equipe do Bureau de Estilo e Comportamento, que tem no comando a consultora Andrea Roque Neiva. A coleção foi criada pela estilista Giovana Marçalo.
Difícil traduzir em números o que pode mudar num bairro quando nele se instala uma bem sortida mercearia. Ah, não precisar se deslocar para outro lado da cidade para comprar o pão de cada dia, o sabão em pó preferido ou a pasta que deixa os dentes mais branquinhos. As vantagens começam quando se bota no papel os gastos a menos para adquirir produtos de primeira necessidade – por exemplo, despesas com a gasolina ou a passagem do ônibus. Também leva-se em consideração a facilidade de ter tudo sempre à mão. Um conforto que evita o estresse causado por deslocamentos – ah, o trânsito caótico – e elimina a preocupação de não contar com determinado ingrediente para o almoço só por que um esquecimento o deixou fora da lista de compra da semana. Um vai e vem rotineiro, desapressado, entre a casa e mercearia, que aproxima os vizinhos e ajuda a fazer novas amizades – afinal, os caixas são muito atenciosos quando estão em um ambiente que lhes é familiar. Além do Bom Dia costumam perguntar sobre a nossa saúde e a do cãozinho de estimação também!
Trata-se de um microuniverso, sem dúvida, mas nada impede que estas vantagens sejam transferidas para um universo bem maior. Como a de um shopping de proporções comparativamente gigantescas, que disponibiliza bem mais do que uma seleção de farinha de trigo nas prateleiras. Instalado em uma área nobre da cidade, pode interferir no dia a dia da sua população e instigar interesse e curiosidade além de suas fronteiras. Nele estão as marcas mais desejadas do planeta, às quais tinham acesso apenas consumidores privilegiados com cacife para se deslocar de um continente a outro.
Inaugurado em setembro de 2013, o Pátio Batel gera muitos questionamentos. Por exemplo, por que um shopping de luxo em Curitiba? Resposta a cargo de inúmeras pesquisas de mercado que apontam a capital paranaense com um perfil sofisticado e exigente. Vai dar certo? Apesar da exatidão de cálculos, cronogramas e curvas estatísticas ascendentes, que imprimem otimismo aos primeiros meses de funcionamento de um negócio, há a incógnita do futuro. Mas o impacto causado pela chegada em bloco à cidade de marcas como Louis Vuitton, Burberry, Tiffany, Versace, Armani, Ermenegildo Zegna não é nada desprezível. Já não há mais necessidade de sair do “bairro” para conhecer o que as suas vitrines luxuosas apresentam; os vendedores falam o idioma que se conhece de berço e com um dedinho de prosa podem facilitar a compra da tão cobiçada bolsa ou a desejada joia, que se via enfeitando as celebridades internacionais. “Em quantas vezes no cartão de crédito?”. Frase mágica, impossível de se ouvir em inglês, francês ou italiano, mas bem comum no idioma oficial do Shopping Pátio Batel.
Sábado, à tarde, caminhando pela calçada da Alameda D. Pedro II, nas proximidades do shopping de luxo, para um carro e uma pergunta ansiosa pede resposta- “ Onde fica o Pátio Batel?” A placa denuncia uma cidade do interior. São os turistas, atraídos pela sedução do luxo, “ desembarcando em Curitiba.
Luxo, aliás, que faz parte da intimidade de Carlos Ferreirinha, independente dele usar ou não um impecável par de sapatos Louis Vuitton, pois é o seu foco de estudo há mais de uma década. Tornou-se especialista no assunto e, confiante no sucesso dos negócios de alto padrão, fundou uma empresa – MCF Consultoria – para disponibilizar conteúdo deste segmento a quem por ele se interessar. E não são poucos…
Avalia assim Carlos Ferreirinha as interferências e influências de um shopping de luxo no cotidiano de um brasileiro curitibano:
“Tenho dito frequentemente que estamos em um processo acelerado de mudança dos nossos habituais e tradicionais comportamentos de consumo. De uma forma geral, somos Brasileiros com padrões de consumo muito mais elevados e com essa característica, estamos demandando produtos e serviços em um patamar mais elevado e diferenciado. Já não nos contentamos com somente o que é básico e simples. Curitiba segue exatamente o mesmo ritmo. A chegada do Shopping Patio Batel demonstra claramente que os símbolos estão em rápida velocidade de mudança. Quem poderia dizer ou prever há 15 anos que marcas como Louis Vuitton, Prada, Versace, Armani. Burberry, Tiffany, Coach, Zegna, Ferragamo passariam a operar diretamente na cidade de Curitiba? Não fazia sentido. Bem, não mais. Com os Brasileiros e os Curitibanos mais sofisticados, com novos níveis de riqueza, com fluência internacional, tudo muda e tudo mudou. E assim vai o Luxo aproveitando este momento único e especial do Brasil. O interessante é notar ainda que shoppings, como o Pátio Batel, influenciam o entorno, educam o consumir em outro padrão, elevam o nível . Com isso, há uma natural evolução da mesma forma de tudo que em algum momento também era simples: padarias, farmácias, cafeterias são exemplos destes novos padrões mais sofisticados ou melhor, operações que vem se tornando premium.
O paladar não retrocede! Os Brasileiros jamais serão os mesmos.”
FROM: Paris, Milão, Nova York, Londres…
O desembarque em bloco de marcas internacionais em Curitiba tem passaporte carimbado em dezenas de lojas que se instalaram – ou estão por inaugurar – no Pátio Batel . Desde sinônimos de luxo, como Louis Vuitton, Tiffany & Co., Burberry, Versace e Mont Blanc até grifes desejadas pelo estilo inconfundível e brilho único – Benetton, MaxMara, Kate Spade New York, Tory Burch, Swarovski – são vitrines que credibilizam a cidade como de “gosto sofisticado e exigente”.
LOUIS VUITTON
Ela já aparece vistosa na fachada do Pátio Batel. Está em Curitiba, mas poderia estar em qualquer cidade que faz parte do circuito deste ícone do luxo. Afinal, todos os detalhes das lojas Louis Vuitton repercutem os principais itens que conceituam a marca: o emblemático padrão Damier e uma ambientação urbana e sofisticada com destaque para materiais naturais e para os móveis de design anos 1950, projetados pelo grupo modernista Branco&Preto estão presentes no espaço curitibano. Fundada em Paris, em 1854, a Louis Vuitton é sinônimo da arte de viajar. Afinal, a sua logo estampou inicialmente baús, malas e bolsas desenvolvidos para curtas e longas jornadas. Feitos para durar, mas também para expressar o padrão chique e elegante dos seus portadores. Mas a Louis Vuitton ultrapassou outras fronteiras e ampliou suas opções para roupas, calçados, relógios, jóias e outros acessórios.
TIFFANY & CO
Com aproximadamente cento e cinqüenta metros quadrados, a marca celebrou a inauguração da loja curitibana, a quinta do Brasil, com uma coleção especial tematizada na natureza. Uma continuidade – já que a fonte de inspiração é inesgotável – de um foco de trabalho iniciado há mais de 175 anos em Nova Iorque. Recentemente as criações da Tiffany brilharam nas telas dos cinemas destacando a imagem de luxo no figurino do Grande Gatsby. Tradição em joalheria não falta à grife das peças com “brilho único” . Basta lembrar que um dos seus anéis de noivado, o Tiffany Setting, é alvo de desejo desde que foi lançado em 1886.
MAX MARA
A grife italiana abriu as portas no Pátio Batel com um diferencial importante: inaugurou em Curitiba a primeira Flagship Store na América Latina. Trata-se de uma das poucas lojas conceitos da marca no mundo todo. Com mais de 60 anos de história, a MaxMara, fundada por Achile Maramotti, alia tradição e contemporaneidade ao desenvolver coleções com qualidade impecável e design que valoriza a elegância da mulher atual. Todas as peças lançadas pela MaxMara para as quatro estações do ano, incluindo peças conceituais cobiçadas nos seus desfiles estarão disponíveis no espaço da capital paranaense.
MONTBLANC
Conhecida há mais de um século por fabricar instrumentos de escrita com alta qualidade e sofisticação, a Montblanc já é conhecida no roteiro de compras de Curitiba, quando iniciou atividades em 1997, na Rua XV. Com sede em Hamburgo e fábricas na Suiça, França e Itália, a marca tem quase 400 boutiques próprias e distribuidores autorizados em 80 países. Nas suas vitrines, além das famosas canetas, estão novos produtos como relógios suíços, artigos de couro, jóias, óculos e fragrâncias. Além do Pátio Batel, a Montblanc está em dois outros shoppings da capital paranaense, o Crystal e o ParkShoppingBarigüi.
SWAROVSKI
A segunda unidade Swarovski em Curitiba abriu no Pátio Batel, confirmando a proposta de expressar, como acontece com todas as boutiques da marca, sua identidade, seu espírito e seu DNA. Em 2008, Robert Buchbauer, o tataraneto do fundador da Swarovski, membro da Diretoria Executiva e hoje CEO da Swarovski Consumer Goods Business, iniciou uma completa transformação destes espaços com a implementação do conceito Crystal Forest. O resultado é um ambiente, criado para dar aos clientes uma mágica e multi-sensorial experiência quando adentram a uma de suas lojas. Um conceito que tem a assinatura do designer Tokujin Yoshioka, que “brincou” com as múltiplas facetas dos cristais para que estas seduzissem provocassem uma sensação de “infinita profundidade”. Ambiente ideal para apresentar a sua mais recente coleção, Secret Treasures, criada por Nathalie Colin, diretora criativa da marca, que se inspirou na Rota da Seda. A Swarovski nasceu na Áustria, quando Daniel Swarovski chegou à aldeia de Wattens, no Tirol, e colocou para funcionar a sua recém-inventada máquina para lapidar e polir cristais.
TORY BURCH
Representando o estilo de vida americano, que valoriza cores e estampas, segundo a ótica da presidente do grupo, a designer Tory Burch, é uma das primeiras lojas que os olhos alcançam assim que se passa pelas portas giratórias do Pátio Batel. Lançada em 2004, lança coleções “fáceis de usar” pois incluem além de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, que formam mil possibilidades de uma produção charmosa e personalizada. A Tory Burch está presente em 87 endereços próprios nos Estados Unidos, além de Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. A decoração da loja curitibana segue a proposta das demais boutiques do grupo, concebida para criar a sensação de estar em casa: pisos brancos de carvalho, candelabros com folhas douradas, paredes de ráfia, sofás de veludo. iPads estão disponíveis para a cliente navegar e acompanhar as tendências da temporada.
KATE SPADE NEW YORK
A estação mais colorida do ano tem tudo a ver com a proposta da grife americana, que completa 20 anos na primavera de 2013. E, por isso, absorveu nas suas coleções o clima as tonalidades vibrantes roubadas das flores imprimindo em suas coleções um certo ar nostálgico . A marca celebra a data com o tema “as coisas que amamos” (things we Love), escolhidas pela sua diretora criativa, Deborah Lloyd, identificadas pela foto icônica dos anos 60 Girls in the Windows, de Ormand Gigli, que retrata mulheres com roupas coloridas nas janelas de um prédio de Nova Iorque.
SEPHORA
A multimarca da beleza, uma das preferidas dos turistas brasileiros circulando por Paris, está agora em Curitiba, com a sua oitava loja no país e a primeira na região sul. A Sephora, fundada na França em 1970, foi adquirida em 1997 pela LVMH MoëtHennesy Louis Vuitton, que investe preferencialmente em produtos de luxo. A loja curitibana segue os padrões internacionais da rede, que atualmente está em mais de 1.500 endereços em 28 países. Espaços , como Beauty Studio, Sephora HOT NOW, Nail Studio, Beauty-to- Go, Sephora Favorites e Skincare Solutions, reforçam o seu conceito de “experiência única” também proporcionada por linhas exclusivas no Brasil, que incluem as de cuidados com a pele Dr. Brandt, Alterna, Benefit, Hourglass, Josie Maran, Kat Von D, Keratin Perfect, MAKE UP FOR EVER, NARS, Oscar Blandi, Ouidad, Sephora by O.P.I, Sephora Collection, St. Tropez, Stila, Urban Decay, entre outras.
BENETTON
Uma das mais populares marcas internacionais também está na rota internacional do Pátio Bael. Conhecida pelas roupas coloridas, mas também lembrada bastante pelas campanhas publicitárias de forte apelo social. Controversas por mexerem com padrões de comportamento sedimentados. A United Colors of Benetton está retornando ao mercado brasileiro, após uma reestruturação administrativa, e incluiu a volta também a Curitiba nos seus planos. O consumidor mata as saudades em um espaço que traz todas as cores e a alegria marcantes de um estilo que já tem quase 50 anos: 210m² com os lançamentos nas linhas feminina, masculina e infantil . Estilo que permanece enquanto houver cores, muitas cores unindo o mundo.
RECEPÇÃO
As boas-vindas a quem chega ao Pátio Batel refletem o criterioso padrão seguido para o sofisticado projeto do centro de compras. O uniforme de toda equipe do shopping foi confeccionado pela empresa curitibana Versadas, que também veste a equipe do Bureau de Estilo e Comportamento, que tem no comando a consultora Andrea Roque Neiva. A coleção foi criada pela estilista Giovana Marçalo.