Conecte-se

por Nereide Michel em 30/05/2022

Depois do sucesso de público e de crítica do Festival de Teatro, Curitiba ilumina, a partir desta quinta-feira, as telonas com uma selecionada e diversificada programação para atrair aficcionados da Sétima Arte de todas as idades. A proposta também é atrair novos adeptos para produções que abarcam temas e épocas que, com certeza, despertam interesses particularizados.

Divulgação

A 11ºª edição do Olhar de Cinema –  Festival Internacional de Curitiba – vai agitar a capital paranaense de 1º a 9 de junho, ocupando espaços culturais em toda a cidade. Como destaca Antonio Gonçalves, um dos idealizadores do evento,  “depois de dois anos atuando em formato online, estamos muito felizes em poder voltar a ocupar as salas de cinema, exibindo produções que fogem dos grandes circuitos e que dão a oportunidade para longas e curtas-metragens de todo o mundo de serem apreciados pelos cinéfilos de plantão, além de promover encontros e bate-papos com críticos, cineastas e profissionais da área”.

O QUE O EVENTO VAI MOSTRAR

As mostras Pequenos Olhares, Olhares Clássicos e Olhar Respectivo retornam à programação focadas em um público que vai de crianças a adolescentes até os nostálgicos que valorizam os clássicos da Sétima Arte e uma nova geração, amante de cinema, que tem a intenção de ampliar a sua gama de conhecimentos sobre a História do Cinema. Um grande cineasta internacional, sua trajetória e reflexão sobre o seu trabalho, é o tema do Olhar Respectivo. Além destas mostras, a programação do evento inclui outras atrações para capturar o olhar de uma plateia que, sem dúvida, irá se dividir entre produções inéditas ou recém-lançadas, curtas e longas-metragens, incluindo filmes internacionais, nacionais com ênfase especial para obras de cineastas paranaenses.

“Capitão Tocha”/ Pequenos Olhares/ Divulgação

Mostra Competitiva: longas e curtas-metragens inéditos no Brasil com narrativas que se apresentam de forma envolvente e arriscada, em busca do equilíbrio entre inventividade e potencial de comunicação com o público.

 Mostra Novos Olhares: longas-metragens com propostas estéticas mais radicais, convidando o público a diferentes sensações, podendo ser um mergulho lírico, investigações das criações alegóricas.

Mostra Outros Olhares: longas e curtas-metragens com uma grande variedade de propostas, estilos, linguagens e abordagens que refletem o mundo atual de extremos que vivemos, fazendo um diálogo entre produções inéditas e outras que já possuem trajetória internacional em festivais e mostras recentes.

Olhares Brasil: curtas e longas-metragens nacionais inéditos ou que já estiveram em festivais de cinema do Brasil e do mundo.

Mostra Foco: destaca uma obra ainda não conhecida pelo público, ou pouco vista nos circuitos de festivais brasileiros, dando a chance ao público de explorar uma produção ainda em formação e maturação, porém dentro de um conjunto de filmes que contém a força necessária para lançar um nome à posição de cineasta contemporâneo.

Mirada Paranaense: convida o público a conhecer as primeiras produções de novos (as) diretores (as), assim como acompanhar obras inéditas de cineastas experientes, resultando em um panorama da produção audiovisual do Paraná.  Entre os longas selecionados para a mostra estão “Pasajeras”, da diretora Fran Rebelatto, que gira em torno de um grupo de mulheres que vive e se desloca em territórios da fronteira entre Brasil e Paraguai; e “Upa, Neguinho!”, do diretor Douglas Carvalho dos Santos, filme construído ao redor da experiência na dança, na performance e do contato com as origens do bailarino Kunta Leonardo da Cruz.

“Upa, Neguinho”/ Divulgação

Entre os curtas-metragens estão “Deus Me Livre”, de Carlos Henrique de Oliveira; “Esperanza”, de Hugo Lobo Mejía; “Falta Pouco”, de Wellington Sari; “O Hábito de Habitar”, de Nicolás Pérez; “Os Dias Depois”,  de Thiago Bezerra Benites; “Quarentena”, de Adriel Nizer e Nando Sturmer; “Último Ensaio”, de Bruno Costa; e “Valentina Versus”, de Anne Lise Ale e E. M. Z. Camargo.

“Pasajeras” / Divulgação

“Valentina Versus”/ Divulgação

Pequenos Olhares:  mostra que retorna nesta edição do evento é voltada às crianças e adolescentes com o intuito de apresentar a experiência cinematográfica para as mais variadas idades, tornando-se um programa para toda a família. Entre os longas-metragens selecionados estão o musical baiano “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida; e a fantasia gaúcha “Despedida”, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes.

” Alice dos Anjos/ Divulgação

” O Segredo das Folhas” / Divulgação

“O Templo do Rei / Divulgação

Já entre os curtas, fazem parte da edição, “A Menina Atrás do Espelho”, de Iuri Moreno; “Capitão Tocha”, de Matheus Amorim”; “Era Uma Vez em Icapuí”, dos Alunos do Projeto Animação do Instituto Marlin Azul; “Meu Nome é Maalum”, de Luísa Copetti; “O Fundo dos Nossos Corações”, de Letícia Leão; “Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas”, de Pâmela Peregrino; “Rua Dinorá”, de Natália Maria e Samuel Brasileiro; “O Templo do Rei”, de Verônica Cabral; “Rua A, Número 79: Assento Dela”, de Hyung-suk Lee; e “Sobre Amizade e Bicicletas”, da curitibana Julia Vidal.

Exibições Especiais: um espaço privilegiado para destaques do cinema nacional, mundial, pré-estreias e para a redescoberta de produções, passando por diferentes culturas, realidades e mesclando elementos do passado e presente para criar possibilidades futuras.

SALAS DE CINEMA

O 11º Olhar de Cinema vai ocupar as salas dos cinemas:

Cine Passeio, Rua Riachuelo, 410, Centro

Teatro da Vila, Rua Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial.

Cinemark Mueller, Avenida Cândido de Abreu, 124, Centro Cívico

Cinemateca de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Museu Oscar Niemeyer, Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico

CURITIBAlab 2022

Além das mostras especiais dentro do período do festival, o Olhar de Cinema ainda realiza seminários e oficinas gratuitas, em que o público é convidado a refletir e debater sobre a linguagem cinematográfica e seus impactos no espectador. Já o CURITIBAlab é um laboratório de desenvolvimento voltado exclusivamente para projetos de primeiros longas-metragens de ficção em andamento. A proposta do laboratório é de se consolidar como um espaço de escuta, troca e construção de conhecimentos para quem está iniciando no segmento de longas. Seis projetos brasileiros serão selecionados e, ao longo de quatro dias, receberão consultorias com profissionais de destaque do cinema nacional e internacional.

+ INFOS

11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 1º a 9 de junho de 2022
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter
Patrocínio: Sanepar, Compagas, Copel, Uninter e Peroxidos do Brasil
Apoio: Grupo Servopa e Tintas Terginia
Apoio Cultural: Projeto Paradiso
Produção: Grafo
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.