por Conceito Atual em 12/11/2012
O estilista Thiago Paes se inspirou na colonização brasileira para sua coleção de inverno masculino 2013. Buscando um pouco dos regionalismos, da diversidade do país, das raízes indígenas e dos missionários e jesuítas, a coleção teve duas obras principais como referência: o livro “Ribamar”, do jornalista José Castello, no qual o autor conta sobre uma viagem à Parnaíba e sua relação com a região, e o filme “A Missão”, uma produção inglesa que trata dos conflitos entre os indígenas e os missionários na América Latina.
As cores predominantes da coleção são o cáqui, o verde, o preto e o cinza, fazendo referência ao militarismo, inclusive com algumas aplicações que imitam medalhas militares nos casacos. As calças em alfaiataria apareceram todas para dentro do coturno, e com uma tira de tecido dobrada para fora na altura da cintura. Entre os materiais que se destacam, estão o veludo e o tricô.
Ponchos, capas, capuzes e mantas deram o toque invernal da coleção. São muitos trench coats, camisas de maga longa e camisetas com estampas apenas na parte de trás. Entre as estampas que chama a atenção estão as penas e o xadrez. A silhueta é solta do corpo e as sobreposições são muito usadas.