por Nereide Michel em 24/10/2022
A primavera no hemisfério sul vem embalada com flores preciosas enviadas do outro lado do Equador. É a terceira e última série de peças da coleção Botanica: Blue Book 2022, recém-apresentada no outono da América do Norte pela Tiffany&Co. e com espaço já reservado e privilegiado nas suas globalizadas vitrines. Celebrados florais dos Arquivos Tiffany, com inspiração em glicínias, magnólias e orquídeas, integram o lançamento, que traz um atrativo extra: obras-primas do joalheiro/artista Jean Schlumberger.


O tema Wisteria da coleção outono Blue Book encontrou referência nas formas e cores dos icônicos abajures de mesa de Louis Comfort Tiffany, popularizados durante o período Art Nouveau. Os artesãos da Tiffany repensaram as pétalas das glicínias com calcedônia esculpida à mão. Safiras e diamantes em forma de pera estão aninhados entre as pétalas.

A inspiração Magnólia oferece uma atualização contemporânea para florais, com um inventivo uso de calcedônia esculpida à mão, além de pedras preciosas do legado da Tiffany&Co., como tsavoritas e morganitas, que a casa apresentou ao mundo. Ao longo dos 185 anos de história da joalheria, esta flor foi vista em designs de joias, janelas de vidro com chumbo e até no premiado vaso Magnólia, exibido na Exposição Mundial Colombiana de 1893, em Chicago, e que agora está sob a guarda do Met.

Já Orquídeas Curve reinterpreta esta exótica flor através de uma lente modernizada. Concentrando-se na simetria orgânica única da orquídea e na sua natureza sensual, o design apresenta uma variedade de modelos com uso intenso de diamantes definidos por formas ondulantes elegantes e gotas impactantes de pedras preciosas.
Enquanto os designs mais impressionantes de Jean Schlumberger dos Arquivos Tiffany foram reimaginados através de combinações únicas de pedras preciosas coloridas. Peças lendárias, como o broche Bird on a Rock e as suítes Vigne e Trellis, destacam uma vibrante exibição de pedras preciosas que conferem uma nova personalidade às criações magistrais de Schlumberger.


A delicadeza das peças reinterpretam as formas de flores e folhagens valorizadas pelo brilho das pedras preciosas.
ONDE ESTÁ
Tiffany&Co. na região sul:
Primeiro piso do Pátio Batel, Curitiba
