por Nereide Michel em 28/10/2022
Curitiba e várias cidades do estado estão na rota de espetáculos de teatro e dança – com destaque para as apresentações focadas no público infantil e juvenil.
CADÊ OS PEIXES?

Daniel Castellano
Com a proposta de formar novas plateias o projeto Diversão em Cena – que está na 12ª edição – sobe ao palco do Auditório Antônio Carlos Kraide/ Portão Cultural, neste final de semana, dias 5 e 6 de novembro, para a apresentação do premiado espetáculo “Clarice Matou os Peixes”. A direção é de Letícia Guimarães, da Cia do Abração. Na programação também estão oficinas que, como a peça, têm acesso gratuito.
Em cena Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos ‘clowns’, questionam qual deles seria o culpado pela morte dos peixinhos e refletem sobre a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. Buscando equilibrar dramaticidade e sensibilidade, dentro do contexto do universo infantil, o espetáculo proporciona ao público uma experiência poética, tratando de maneira lúdica e delicada temas profundos como a morte e o sentimento de perda.
A busca pela simplicidade e poesia, é materializada no cenário, que traz três biombos que formam peixes, em “patchwok”. Ainda compõem a cena, tubos azuis de tecido, que são manipulados durante a narrativa. Para completar o conceito dramático, uma estante sustenta pequenos potes de vidro com água e uma simbólica máquina de escrever. A cor predominante é o azul, em seus variados tons, aludindo ao elemento água, símbolo eleito para metaforizar a vida.
+ INFOS
“CLARICE MATOU OS PEIXES
DIVERSÃO EM CENA/ CIA.DO ABRAÇÃO
Auditório Antônio Carlos Kraide/ Portão Cultural
Avenida Rep. Argentina, 3430, Água Verde
Dias 5 de novembro, sábado, 6 de novembro, 16h
Abertura do teatro: 15h
Início do espetáculo: 16h
Classificação etária: Livre
Ingressos gratuitos: dois por pessoa. Retirada a partir de 1h antes do espetáculo com limite de até 15 minutos antes do seu início. Na bilheteria do teatro ou através do aplicativo do Diversão em Cena.
Apoio Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba
Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Clarice Matou os Peixes” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
MUNDO EM PERIGO

Manei.
Um plano para salvar o mundo. Este é o tema do espetáculo especial de fim do ano que o Instituto Incanto, junto com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura, apresenta no próximo dia 08 de novembro, a partir das 19 horas, no Teatro Positivo – Grande Auditório.
No elenco, crianças e adolescentes atendidos no Centro Cultural do Incanto, que viram intérpretes de um enredo que destaca questões atuais como desemprego, desmatamento e fome. O desafio é como eles poderão resolver esses impasses através de ações que envolvam muita magia, música e alegria. São 118 artistas atuando em diferentes categorias, como dança, música, teatro, circo e canto.
“Proporcionar essa experiência de artista completa aos nossos atendidos é imensurável. Ocupar espaços, trazendo o território como foco das soluções aos problemas do mundo é mostrar que a favela é de fato uma potência”, comenta Camila Casagrande, fundadora e presidente do Instituto Incanto.

Manei.
O espetáculo também contará com participações em vídeos gravados dos atendidos pela ONG’s e projetos parceiros da organização. No saguão do teatro, estará uma mostra com obras de artes, pinturas e fotos de 53 crianças e adolescentes beneficiados pela instituição.
+INFOS
“UM PLANO PARA SALVAR O MUNDO”
Teatro Positivo, Grande Auditório
Rua Prof. Pedro Parigot de Souza, 5300
8 de novembro, 19h
Ingressos gratuitos que podem ser reservados e adquiridos pelo Instagram do Instituto Incanto.
Realização: Instituto Incanto, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.
O espetáculo é produzido por professores e voluntários do Instituto Incanto que conta com o patrocínio fixo da ONG Gerando Falcões, Absoluto Partners, Fundação Behring, Grupo Boticário, Grupo Barigüi, RH Nossa, Itambé e Marco Brasil. O espetáculo “Um Plano para Salvar o Mundo” conta também com o apoio do Teatro Positivo.
IRONIAS DA VIDA

Maringas Maciel
Um grupo de empregados prepara a festa de fim de ano na mansão do Sr. Stahlbaum. Após alguns incidentes na cozinha, todos mergulham em um sono profundo, o que desperta os mais secretos desejos e inconfessáveis pesadelos. Este é o enredo de “La Cena”, que a G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra apresenta em cinco cidades da região Oeste do Paraná em novembro. Inspirado em contos e personagens criados pelo escritor alemão E.T.A Hoffmann (Quebra-Nozes & Camundongo Rei e o Homem de Areia); pelo britânico Neil Gaiman (autor de “Sandman”) e pelos “Ballets Russes”, de Serguei Diaguilev, o espetáculo tem texto e direção de Cleide Piasecki e traz doses de humor e ironia, que encantam espectadores de todas as idades.
As apresentações no Oeste do Estado fazem parte de um projeto de circulação nacional, iniciado em 2019, em comemoração aos 20 anos da companhia. Interrompido por conta da pandemia, agora retoma com um divertido mix de referências e sátiras ao mundo do balé. Nesta etapa, o espetáculo de dança-teatro passa por Cascavel, Medianeira, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Toledo.
+ INFOS
“EM CENA”
G2 CIA. DE DANÇA DO TEATRO GUAÍRA
Entrada franca
Aconselhável para maiores de 12 anos
Duração: 55 minutos
Programação:
Dia 6 de novembro, às 19h – Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel
Dia 8 de novembro, às 20h – CPC Arandurá, em Medianeira
Dia 10 de novembro, às 20h – Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand (espetáculo acessível em libras e audiodescrição)
Dia 13 de novembro, às 19h – Hotel Viale Cataratas, em Foz do Iguaçu
Dia 15 de novembro, às 20h – Teatro Municipal de Toledo (espetáculo acessível em libras e audiodescrição)
“Banquete” – Performance com o G2 – Dia 6 de novembro, às 11h – Feira do Teatro de Cascavel. Entrada franca
Ações didáticas
Espetáculo “La Cena” dirigido a estudantes da rede pública de ensino, acessível em libras e audiodescrição.
Assis Chateaubriand – Dia 11 de novembro, 15h
Toledo – Dia 16 de novembro, às 15h
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Hotel Viale Cataratas e das Prefeituras Municipais de Cascavel, Medianeira, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Toledo, patrocínio da COPEL e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Centro Cultural Teatro Guaíra, Superintendência- geral da Cultura, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
