Conecte-se

por Nereide Michel em 01/11/2022

Reunindo arte gráfica, música e literatura, a Mamute está de volta, após um período de recessão por conta da pandemia. O evento, que está em sua  quarta edição, acontece neste sábado, dia 5 de novembro, em um novo local: o estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, espalhando-se pela rua em frente e pela Praça Eufrásio Correia. Com o objetivo de promover experiências culturais significativas, a Mamute busca ressignificar espaços da cidade, ampliando as possibilidades de encontro entre as pessoas em uma celebração à arte contemporânea.

A programação ao ar livre inclui uma ampla feira autoral e criativa com diferentes propostas artísticas, show musical, discotecagem, oficinas para crianças e áreas de convivência. O  público pode, além de conhecer e conversar com os criadores, comprar obras, livros, objetos e produtos artesanais e de tiragem limitada. Representantes do universo da produção autoral de editoras, coletivos e artistas independentes confirmaram participação – são expositores de mais de 14 cidades diferentes de estados como o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas.

Amanda Lavorato

A Mamute Feira Gráfica, idealizada e realizada por Ana Hupfer e Flavia Milbratz, reúne trabalhos para todos os gostos e bolsos, em diferentes formatos e temáticas: gravuras, ilustrações, arte digital, fotografia, literatura, moda autoral, adesivos, quadrinhos, prints, camisetas, porcelana, acessórios, decoração e outras expressões. Além de um espaço para gravar arte duradoura na pele: flashes de tatuagem, sob a responsabilidade de quatro profissionais. Artistas e artesãos irão produzir obras ao vivo, compartilhando técnicas e processos. Na trilha sonora, discotagem e shows com Janine Mathias e Notivagos.

EVENTOS PARALELOS

Amanda Lavorato

MAMUTINHA: programação especial para as crianças. Ateliê de experimentações gráficas com várias técnicas artísticas, como carimbos, serigrafia, gravuras, stencils e muito mais. Um grande mural será pintado de forma coletiva pelos pequenos artistas. Contações de história com o Coletivo Era Uma Vez, que também estará presente na feira com seus escritores e ilustradores vendendo livros infantis e ilustrações. A Mamutinha foi concebida com o objetivo principal de despertar e incentivar o interesse do público infantil pelas linguagens artísticas, colaborando com o estímulo de seu repertório visual, sensibilidade estética e capacidade criativa. 

LAB MMT:  laboratório de experimentação gráfica para jovens artistas que estão dando os primeiros passos em suas criações. O projeto selecionou 20 participantes de Curitiba e Região Metropolitana e lhes ofereceu gratuitamente uma oportunidade para formação, intercâmbio e prática artística. O processo aconteceu no Solar do Barão, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, de agosto até outubro. O resultado desta ação será conferido no festival com a exposição dos trabalhos dos participantes do laboratório. 

REALIZAÇÃO 

A 4ª edição da Mamute Feira Gráfica é viabilizada por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; com patrocínio da Copel e realização da Gloriosa Produção Cultural. O projeto também recebeu apoio da Câmara Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba.

+ INFOS

MAMUTE, Feira Gráfica de Rua /4ª edição

 Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba

Praça Eufrásio Correia, Centro

 05 de novembro, das 11h às 20h

 Entrada gratuita