Conecte-se

por Nereide Michel em 15/12/2022

O óbvio nem sempre precisa ser ululante – lembrando a expressão popularizada pelo escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues. É evidente que a cama define se uma dependência da casa pode ser chamada de quarto. É dela a principal finalidade de um dormitório. O móvel, como todos os ambientes de uma residência, acompanhou no decorrer dos séculos os estilos dominantes de uma época – foi clássico, barroco, modernista, multifuncional. Mas uma proposta diferenciada de ambientação o afastou de tanta obviedade ao lhe dar o protagonismo na hora de aliar funcionalidade às expectativas do seu usuário. Um conceito contemporâneo de quarto confere à cama um novo papel – ela  passa a retratar o perfil de seu ocupante e nele estão embutidos não apenas desejos e preferências mas uma filosofia de vida. 

Patricia Amancio

Uma proposta colocada em prática pela  Reveev, marca de camas e colchões, que é referência no segmento de móveis de alto padrão. Com sede em São Bento do Sul, Santa Catarina, a empresa concretiza este novo e inovador posicionamento de mercado na sua primeira loja inaugurada em outubro em Curitiba. Um showroom projetado para proporcionar aos clientes uma vivência completa de um setor da casa destinado prioritariamente ao descanso. Como esclarece Klaus Diether Glatz, seu diretor, “queremos despertar a percepção das pessoas para este espaço, tão necessário e importante, que é o quarto. Acreditamos que ele deve ser um oásis de calma e elegância, um espaço exclusivamente confortável e altamente pessoal”.  Personalização e identidade – eis as palavras-chave na concepção de um ambiente que pode ter, por exemplo, na cabeceira da cama a assinatura do seu ocupante.

Sete profissionais de destaque na área da Arquitetura foram convidados pela Reveev para colocar em prática um ditado atualizado: “Diga-me como tu dormes que te direi quem tu és” – adaptação do famoso provérbio “Diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és” : Jayme Bernardo e Glei Tomazi; Ary Polis, Renan Mutão e Bianca Cardoso de Moraes; Ana Sikorski, Katia Azevedo e Flavia Glanert; Carolina Rauen e Larissa Gerbers; Larissa Lóh; Talita Nogueira; Cláudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro.

Afinal, como destaca Klaus Diether Glatz, “acreditamos que o sono é o elixir mais poderoso de bem-estar e vitalidade. Ele é um dos aspectos mais importantes da nossa vida, saúde e longevidade. Faz sentido, para nós, apresentar espaços de dormir alinhados com este conceito”.

‘DIGA-ME COMO TU DORMES QUE TE DIREI QUEM TU ÉS”

Patricia Amancio

Jayme Bernardo e Glei Tomazi

Na dupla vitrine da loja o destaque do projeto é a cama Orgânica nos tamanhos queen e solteiro, com saídas USB para gadgets. A inspiração nasceu nas maisons de alta costura francesas, conhecidas pelo luxo e sofisticação de suas  criações. O branco e o preto são prioridades nos móveis, objetos e tecidos, trazendo uma pitada de ousadia que combina com um perfil que é ao mesmo tempo requintado, prático e irreverente.

Patrícia Amancio

Ary Poli, Renan Mutão e Bianca Cardoso de Moraes

A ideia dos profissionais foi transferir para o ambiente o espírito de um loft. Nele, foram incluídas uma mesa de atendimento e uma copa. Para unir as áreas de forma harmoniosa, o trio partiu de referências a elementos naturais. O mármore branco Paraná reveste a bancada e o tampo da mesa de refeições, o piso recebeu um porcelanato com textura de travertino que lembra areia, e a lâmina de carvalho natural e a palhinha foram as opções para a marcenaria. Na cabeceira, um painel com textura que remete ao encontro da água do mar com a areia e luminárias da Dsgnselo fazem alusão ao sol. A paleta de cores claras contrasta de maneira delicada com as roupas de cama em linho colorido em tons pastel. 

Patricia Amancio

Ana Sikorski, Katia Azevedo e Flávia Glanert

A cama Barolo Nubby Cracked White é a estrela do ambiente. Ela ganhou revestimento ousado na parte externa em couro preto e jogo de cama em cores quentes, em tom mostarda. Uma mistura de estampas aparece nos acessórios, trazendo uma atmosfera sofisticada ao conjunto. Uma personalíssima luminária Dsgnselo, objetos, mobiliários contemporâneos da  Breton e um espelho exclusivo, criado pelas profissionais, complementam a proposta de aconchego e conforto do espaço.

Patrícia Amancio

 Carolina Rauen e Larissa Garbers

As arquitetas do escritório Rauen Garbers Arquitetura fugiram do óbvio no seu projeto: escolheram uma tonalidade de impacto para a curvilínea cama Origem. A Very Peri, cor do ano da Pantone, traz um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos. Uma inusitada roupa de cama, em lona e linho, e o painel de cabeceira em tons de areia foram opções para dar destaque ao principal móvel do quarto.

Patricia Amancio

Larissa Lóh

 Inspirado no estilo Hygge, o projeto ganhou uma atmosfera intimista e aconchegante. De origem dinamarquesa, esse modo de viver prioriza o bem-estar e o acolhimento dentro de casa e valoriza os aspectos sensoriais da experiência do morar. Cores claras e neutras, e elementos com texturas macias, como veludo, lã, linho e boucle, conferem simplicidade e conforto ao ambiente. Intenção confirmada pelas paredes claras em textura rústica e os toques de tons terrosos dos objetos e tapetes.

.A cabeceira em veludo off-white foi coordenada com roupas de cama de linho, crochê e lã merino, típica do estilo dinamarquês. Uma sobreposição de tapetes, um neutro como base e um tulu marrom, da Botteh, com desenhos claros, dão o arremate criativo ao quarto. As luminárias Glória, da Dsgnselo, foram escolhidas pelo uso da madeira, que marca o estilo Hygge. As mesas de cabeceira com frente em telinha seguem o mesmo conceito. 

Patricia Amancio

Talita Nogueira

Para a construção do seu projeto, a arquiteta escolheu a cama Nuvem, cuja base possui uma textura marcada na cor cinza. Junto ao enxoval em linho cru, amarelo, azul jeans e bordeaux, o ambiente apresenta um aspecto de luxo contemporâneo cheio de personalidade. O tom forte da cor vinho se repete na parede e faz contraste com as luminárias de palha natural. A sentimento de bem-estar se encontra presente na composição graças a diferentes cores e texturas, bem sincronizadas e harmonizadas entre si. A sensação buscada é a de pertencimento e a identidade do usuário.

Patricia Amancio

Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro

 No espaço das arquitetas, a atmosfera introspectiva é evidenciada pela paleta de cores em cinza e azul petróleo. A  estética industrial, moderna e minimalista atrai com o seu design original mesmo em volumes compactos. De linguagem contemporânea, o painel de cabeceira da Todeschini compõe com espelhos e perfis metálicos. O bem-estar se materializa no aconchego dos materiais usados no projeto. Elementos sóbrios, texturizados e quentes transmitem calor e pertencimento. A cama Piemonte, que tem base com divisão horizontal e pés com design diferenciado, é a peça-chave do ambiente. 

PARCERIAS

Patricia Amancio

Para compor os ambientes e complementar a inspiração dos arquitetos, que projetaram os quartos, a Reveev firmou parceria com diversas empresas e lojas.

– O projeto luminotécnico é assinado por Bender Barbosa, da Noi Lightning, com luminárias decorativas da Dsgnselo.

-Tapetes sustentáveis e feitos à mão da loja Botteh

-Mobiliário Breton.

-Tintas Verginia

-Papéis de parede da Stilhaus + JVN

-Enxoval com tecidos naturais, mantas e almofadas, personalizado para cada ambiente, pela Moss Home.

-Objetos da Oda Design

-Obras de arte da Galeria Sérgio Gonçalves e da Galeria Soma, com curadoria feita com exclusividade pela diretora Malu Meyer.

-O  living no mezanino da loja  foi ambientado com objetos do designer Aristeu Pires, conhecido por seu trabalho em madeira talhada. Modelos de colchões da Reveev estão vestidos com a linha Luxus – Enxovais D’Oro da Buddemeyer. Luminárias decorativas da Ideally e quadros da Moldura Minuto completam o espaço.

ONDE ESTÁ

LOJA REVEEV

Alameda Carlos de Carvalho, 1544

Assessoramento da loja: Ingrid Moskalewski, da IM Consultoria.