Coisas Novas

por Nereide Michel em 20/04/2023

Um espetáculo de ousadia. Um show de criatividade. Assim são as apresentações de tendências que a Keune realiza internacionalmente com reflexos coloridos também no Brasil. No dia 11 de abril aconteceu em Amsterdã a final do Keune Hairstylists Awards, evento proposto pela  marca holandesa de haircare profissional como um desafio  ao talento de profissionais de todo o mundo – seguido do merecido reconhecimento. A edição 2023 reuniu mais de mil inscritos, vindos de mais de 50 países, que disputaram a arte do seu estilo em temáticas como Signature Style, Barber Boss, Color Explosion e Unleashed Creativity. Quando do anúncio dos vencedores da competição uma maravilhosa surpresa: o brasileiro Eduardo Muslera havia conquistado  o prêmio máximo na categoria Barber Boss.

Embora tenha nascido em Santa Catarina, Eduardo Brizola Camera – o Muslera –  é  de Curitiba, que coincidentemente é a mesma cidade onde a Keune fez a primeira escala no Brasil. Já sob a liderança de Gerson Raskin, que atualmente preside o Conselho da Keune no país, com sede em São Paulo. O seu filho, Marcelo Raskin, é o CEO da empresa desde 2020. Na foto, o trio comemora a vitória, uma conquista que premia também o talento de todos os profissionais brasileiros.

Muslera começou a atuar profissionalmente em 2015. Buscando uma nova oportunidade, decidiu, com investimento próprio, fazer cursos para profissionalizar-se no que antes era um hobby: cortar cabelos. Seguindo o boom das barbearias, decidiu abrir a sua própria em um container no quintal de casa – local onde atende até hoje. Segundo destaca o hairstylist, “esta é  a maior conquista que eu tenho profissionalmente. Foi uma oportunidade que  abracei com muita dedicação e tenho certeza de que este prêmio agregará muito à minha carreira”, Entre os prêmios, está uma viagem para a Holanda para uma masterclass exclusiva.

A inspiração para o look vencedor surgiu de “um estilo europeu que fugisse dos padrões.” E deu certo! O corte é  uma versão atualizada do mullet, que voltou a ganhar força  em 2021. A proposta foi unir uma pegada clássica mesclada com a modernidade da cor.

AO  ESTILO BRASILEIRO

O Keune Hairstylists Awards potencializa as tendências para a temporada através da criatividade e ousadia dos profissionais que participam do evento. Na etapa nacional foram escolhidos como finalistas para a competição internacional os hairstylists Camila Salles, hair designer e educadora da Pivot Point Brasil, na categoria Signature Style, Marcos Ribeiro, na Color Explosion, e Charlem Strelow, na Unleashed  Creativity, além do premiado Eduardo Muslera, na Barber Boss.

SIGNATURE STYLE

A inspiração de Camila Salles foi a água. Ela trabalhou um cabelo romântico, explorando muitas texturas, com um viés avant-garde. Ondulações e bastante movimento produziram um efeito de sereia de capa de revista.

COLOR EXPLOSION

Um visual de capa de revista, em uma produção divertida e com muita personalidade. Assim Marcos Ribeiro define a sua criação. Sua inspiração foi o candy color holográfico, uma ideia que apoiou a mistura de cores de balas e doces com uma finalização metalizada. Uma ousadia que resultou em um efeito de rabo de sereia.

UNLEASHED CREATIVITY

“Casulo” batizou a criação de Charlem  Strelow. Sua inspiração veio da natureza, nas duas etapas da metamorfose da borboleta.  “Os traços altos e volumosos fazem referência ao casulo, chamando atenção para um ambiente fechado, introspectivo e explosivo. Os detalhes delicados com cores vibrantes revelam a delicadeza da borboleta. O fato dela estar posicionada próximo aos olhos, faz menção à liberdade, a olhar para frente, para o futuro”, segundo define o hairstylist.