Coisas Novas

por Nereide Michel em 27/04/2023

 Caiobá já ostentou o título de “Divina”, conferido pelo saudoso colunista social da Gazeta do Povo, Dino Almeida.  Uma referência ao charme e ao glamour onipresentes nas temporadas de verão da sofisticada praia – movimentadas pelas então chamadas “locomotivas” da sociedade curitibana. Mas, como se costuma dizer, quem é rainha nunca perde a majestade, as suas areias continuam a atrair, além dos veranistas colunáveis, um novo e entusiasmado núcleo de frequentadores, responsável por dar contornos contemporâneos e elegantes ao seu cenário. Mudança perceptível a partir das duas últimas décadas quando edifícios de arquitetura arrojada e acabamento requintado ganharam projeção na paisagem embalada pelas ondas do esverdeado mar do litoral paranaense.

Divulgação

O conceito que rege a ambientação de apartamentos de veraneio, localizados em prédios definidos como de alto padrão, destaca um item inegociável para moradores que estão de férias: praticidade. A sofisticação encontra na funcionalidade a sua parceira perfeita, conforme destaca a arquiteta Alessandra Gandolfi, que assina o projeto de duas coberturas em Caiobá, uma no Praia Mansa e a outra na Praia Braba. Nelas, há pontos comuns que reforçam a proposta de enfatizar o lazer em espaços minimalistas – onde imperam o branco e tons neutros – com estratégicos pontos de luz e o uso de madeira para proporcionar o necessário contraponto. E importantíssimo: a entrada abundante de luz natural, que não encontra obstáculos para se espalhar por ambientes, como living, sala de refeição e área gourmet.

NA PRAIA MANSA

Divulgação

O mix do moderno com o clássico serviu de ponto de partida para a elaboração do projeto da arquiteta Alessandra Gandolfi para um  apartamento de 403 m²  dividido em dois pisos, com finalidades distintas. O primeiro andar reflete o estilo sofisticado do casal e o segundo, destinado aos filhos, recebeu elementos mais modernos. O clima praiano, contudo, é sentido em todos os ambientes.

Divulgação

O mármore branco reveste toda a bancada central da cozinha, harmonizando com as banquetas assinadas por Jader Almeida. Destaque para a entrada abundante de luz natural.

No térreo, integração entre sala de estar, cozinha e jantar. Quadros do artista Calderari e suas paisagens praieiras são pontos de atração no espaço aberto. Nicho decorativo, criado para aproveitar a área técnica do barrilete da piscina, é valorizado por pendentes assimétricos. O seu toque amadeirado, presente também nas cadeiras e banquetas, confere um toque acolhedor ao ambiente. O pé direito alto permitiu um trabalho em gesso que acompanha a curvatura do prédio.

O mix de materiais também aparece na escadaria e no lavabo. Destaques para o revestimento da parede, que remete às ondas do mar, o mármore dos degraus e o ônix retroiluminado da pia.

 A suíte do casal conta com uma caixaria desenhada especialmente para agregar profundidade ao ambiente. Quarto do filho traz pequenos pontos de cor nos detalhes. O rosa aparece discretamente no quarto da filha.

Divulgação

No quarto de hóspedes a solução do beliche economiza espaço e confere charme extra ao ambiente.

Divulgação

As diferentes texturas dos banheiros criam uma experiência diferenciada sem alterar a tonalidade dos ambientes.

Divulgação

A escolha dos pisos no andar superior confere um tom mais moderno e jovem, com revestimentos de fácil manutenção e cores mais marcantes.

Divulgação

O balcão em laminato, além do cinza diferenciado, ganhou um recorte geométrico que lhe dá o toque final.

Divulgação

A área gourmet é integrada às mesas de jantar e de jogos. Opção ideal para os momentos de lazer e reuniões com os amigos.

NA PRAIA BRABA

Divulgação

Para a espaçosa cobertura com vista privilegiada para a Praia Braba de Caiobá, a arquiteta  Alessandra Gandolfi reiterou a proposta de um projeto contemporâneo e prático.

Divulgação

A opção pela  estética clean possibilitou o predomínio de uma paleta de cores suaves e toques de madeirado. No piso, o porcelanato de grande formato garante a unicidade visual enquanto a parede da sala de estar e detalhes da área gourmet são revestidos por um MDF texturizado, que remete ao movimento da areia da praia. Destaque também para o efeito produzido por lacas acetinadas de tonalidades diferentes, cujo jogo de texturas e veios forma desenhos irregulares e charmosos na parede e no móvel da sala.

Na cozinha, o mármore Paraná dá continuidade à paleta cromática do projeto. Os pontos de cor da área social ficam por conta das cadeiras em madeira natural e couro, da mesa com pé também em madeira e do pendente em corda.

Divulgação

Na área íntima, a suíte principal ganha toques de azul que fazem alusão ao mar, além do painel madeirado que sobe de trás da cama até o teto.

Divulgação

Um cantinho de leitura faz divisão com a sacada e sua panorâmica vista. Para relaxar tendo como cenário a beleza do mar.

Quartos seguem a premissa da suavidade no décor, contando com o uso de cores neutras e um mix de texturas para garantir aconchego. Com exceção do último, que ganha um toque de azul mais aberto.

Nos banheiros, tanto sociais quanto das suítes, valorizou-se  o uso do porcelanato para garantir praticidade e versatilidade aos ambientes. O  lavabo segue uma linha mais clean, com destaque para trama de madeira no teto; já o da suíte principal ganha uma opção que replica a estética da pedra natural; o terceiro conta com um delicado ripado madeirado; enquanto o último traz um toque de azul para compor o ambiente.

ENQUANTO ISSO EM GUARATUBA…

Divulgação

… a empresária e designer Priscila Poli assumiu a missão de concretizar o que é na sua definição,  “a melhor casa de férias do mundo”. As condições não poderiam ser mais favoráveis para ela alcançar o seu objetivo: uma construção da década de 1950, assinada pelo consagrado arquiteto curitibano Lolô Cornelsen, localizada no icônico Morro de Caieiras. Trata-se de uma loja conceito que recebeu um investimento estimado em R$2 milhões, com interiores assinados por Priscila Poli e ampliação realizada  pela arquiteta Gabriela Podbevsek Biscaia.
A ideia é oferecer uma “casa com alma”, onde as pessoas vivam momentos felizes na expectativa de passar uma inesquecível temporada de férias. “Queremos ir além, não é sobre mobiliar, é sobre eternizar, criar histórias e memórias, ” define a idealizadora da proposta, que à frente do seu escritório Studio Priscila Poli, especializou-se em interiores para  casas de férias.

Além de soluções de design para reformar, decorar e mobiliar a casa de veraneio, o local conta com um jardim exuberante, um café bar, com drinques exclusivos, e galeria de arte. O empreendimento conta com a mentoria do empresário Will Weber, CEO da marca Hector, licenciadora dos restaurantes temáticos Hector, de Gramado, e tem também como meta promover eventos próprios ou de empresas e arquitetos interessados em atrelar o seu trabalho ao conceito do espaço.