Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 10/05/2023

Não é de hoje que o planeta em que vivemos pede uma atenção especial nos cuidados com o seu meio ambiente sob pena de, no futuro, não oferecer boas condições de vida aos seus habitantes. Um alerta que se espalhou de forma globalizada e resultou em compromissos assumidos pelos mais diversos setores da atividade humana para atender, em caráter emergencial, o pedido de socorro da Mãe Natureza.

A moda foi um dos segmentos pioneiros a empunhar a bandeira da sustentabilidade desenvolvendo peças com preocupação ecológica – incluindo também práticas abraçadas pelo segmento da confecção como evitar a contaminação das águas, causada pela lavagem de jeans, e descarte descontrolado de materiais. 

A sensibilidade de designers contribuiu ao lançamento de roupas e acessórios que logo atraíram o desejo de consumidores exigentes, que rapidamente se integraram à luta em prol da salubridade do meio ambiente. Um exemplo é a recente coleção batizada de movimento Re/Torne, assinada pela artista plástica curitibana Anna Boechat, em edição limitada, para a empresa paranaense Zarpellon, referência de estilo no setor de joias e semijoias.

Peças criadas a partir de resíduos, como tampinhas de garrafas PET e sacolas plásticas, com acabamentos banhados a ouro, são diferenciais da linha Re/Torne, da Zarpellon, criada por Anna Boechat. Pingentes, colares, anéis e brincos trabalhados dentro do conceito de reutilizar matéria-prima reciclável, traduzem a arte da transformação – comprovando que é possível aliar sustentabilidade e sofisticação.

ONDE ESTÁ

zarpellonjoias.com.br/