Coisas Novas

por Nereide Michel em 16/10/2024

Uma vitrine tem uma decisiva e dupla finalidade: atrair o olhar de quem passa por ela e convidar a entrar. Mas, além dessa função, assume também um importante papel: transmitir de forma simplificada com o seu visual o conceito de uma loja materializado pela maneira como os produtos estão expostos nela. 

A Botteh Handmade Rugs, especializada em tapeçaria artesanal, adotou como norma, para cumprir os sagrados mandamentos de uma vitrine, convidar arquitetos e designers que aliam a sua criatividade à proposta da loja. Um formato que tem funcionado bem uma vez que diversifica o espaço gerando ora impacto, ora encantamento.

Bia Nauiack.

  A arquiteta Elaine Zanon e a designer de ambientes Claudia Machado, da Arquitetare, assinam as atuais vitrines da Botteh, imprimindo nelas o seu peculiar estilo – equilíbrio entre a naturalidade e a sofisticação. As profissionais uniram a beleza única da tapeçaria artesanal com a fotografia de Karin Brenner e uma instalação artística de Marilene Ropelato.

Bia Nauiack.

A atmosfera serena, que as profissionais buscaram expressar, é transmitida pela iluminação natural, paleta de cores neutras e mix de texturas. A combinação de poucos elementos, estrategicamente sobrepostos, cria um efeito cênico ímpar, onde a tapeçaria artesanal é a protagonista.

Bia Nauiack.

 Complementando o movimento leve da vitrine, os tapetes se harmonizam com obras de arte suspensas. A coleção Roca, de Karin Brenner, evoca um lugar de paz. As fotos, capturadas no litoral da Espanha, em Aigua Blava, retratam nuances das águas que encantam pelo impacto visual. As esculturas de pássaros em voo de Marilene Ropelato equilibram as cores vibrantes do mar. A obra flutuante “Revoada” evoca a travessia das migrações, um gesto ancestral e profundo que carrega as incertezas e reinvenções da natureza humana.

Fotos: Bia Nauiack

As peças selecionadas, feitas  à mão na Índia e tingidas com pigmentos naturais, destacam os atrativos das coleções orgânicas da Botteh. O clássico tapete kilim é explorado em diversas texturas nos modelos Noora Grey & Ivory e Minah Bege, ambos de lã e algodão, Manan Ice, que combina seda de bambu e algodão e no  Sumak Juta Sand, que mescla algodão e juta. Para completar, o modelo Liara Mak Sand, em viscose, lã e algodão, apresenta design em alto-relevo.

Fotos:Bia Nauiack

Arrematam a ambientação, o Banco Jake, de Fernando Mendes, e poltrona e pufe Fita, assinados por Guilherme Wentz, da Momenttum, e objetos de decoração da Internazionale Casa. 

ONDE ESTÁ

Bia Nauiack.

                                                            BOTTEH HANDMADE RUGS

                                                                Avenida do Batel, 1114