Conecte-se

por Nereide Michel em 15/10/2025

Outubro começou com ares futuristas no ParkshoppingBarigüi. Mesmo em tempos contemporâneos de inacreditáveis avanços tecnológicos – aqueles que pareciam intergalácticos – e quando as duas letrinhas IA já ganharam familiaridade no cotidiano de hoje, sempre há espaço para surpresas na rotina dos mais linkados dos terráqueos. Que o diga quem circula pelos corredores do movimentado centro de compras curitibano. O impacto da reabertura da Zara, que ocupa agora aproximadamente dois mil metros quadrados – a loja foi projetada para apresentar o mais recente conceito da empresa, adotado nos seus principais endereços mundo afora –  atrai olhares e é um irresistível convite para entrar e se deixar conduzir por um novo e admirável universo de consumo. 

PASSADO/PRESENTE

A febre fashion Zara iniciou nos anos 70. A primeira loja brasileira foi inaugurada em 1998, no Shopping Morumbi, em São Paulo.

A Zara, que completa 50 anos 2025, sempre esteve alguns passos adiante dos objetivos compartilhados pelo setor varejista desde que nasceu, sob a arrojada iniciativa de um empreendedor espanhol da Coruña – Amancio Ortega. Sintonizado com as expectativas dos consumidores que, nos anos 70, já sentiam os reflexos  da velocidade globalizada despontando no horizonte, o empresário direcionou o seu negócio à fabricação de peças que aliavam rapidez, qualidade e quantidade. O desafio: que elas fossem absorvidas pelo mercado assim que os lançamentos das grandes marcas acabassem  de pisar na passarela. Roupas, femininas e infantis, impregnadas das chamadas tendências da temporada, ganhavam as ruas simultaneamente com as novidades exibidas em sofisticadas vitrines, mas com preços bem mais acessíveis.

  Da primeira loja aberta em Arteixo, cidade de sua origem, em 1975, para mais de 5 mil estabelecimentos – divididos entre Zara (Moda) e Zara Home – espalhados pelas principais cidades do planeta fashion, a proposta visionária saiu do papel e rapidamente comprovou sua capacidade expansionista. A Inditex, a distribuidora do conglomerado empresarial, é atualmente uma das maiores do mundo no seu segmento e abarca marcas como Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Zara Home, operando em mais de 200 mercados por meio de sua plataforma de lojas físicas e online.

PRESENTE/FUTURO

Curitiba é a primeira cidade brasileira a contar com o mais recente e informatizado conceito de atendimento da Zara, que vem sendo adotado mundo afora. Inovação e sustentabilidade, que identificam a capital paranaense, certamente, tiveram peso nesta privilegiada escolha.

Não por acaso, o branco domina a ambientação da ampliada e globalizada loja do ParkShoppingBarigüi. É a cor que remete ao mundo do amanhã e suas conquistas. A dica é não ter pressa na exploração das conquistas da Zara. Afinal, vale lembrar, elas estão distribuídas em mais de dois mil metros quadrados.

As áreas de exposição de produto estão equipadas com a tecnologia mais avançada para oferecer uma experiência integrada e acolhedora. Daí a opção pela escolha do “estilo boutique” para cada setor – moda feminina, masculina e infantil –  com design e mobiliário singulares. O objetivo é valorizar as coleções e reforçar uma conexão mais pessoal entre o cliente e os lançamentos.

O projeto, desenvolvido pelo estúdio de arquitetura da Zara, privilegiou salas interconectadas que facilitam a circulação dos clientes entre as novidades de cada segmento – do adulto às crianças e adolescentes.

Entre as novidades da inovadora loja estão as áreas de perfumaria, uma feminina e outra, masculina, e o setor Athleticz, que expõe a coleção esportiva da Zara. A linha oferece uma ampla variedade de produtos que combinam características técnicas, estética minimalista e máximo conforto. Desde calçados até shorts, roupas íntimas e mochilas, peças de alto desempenho desenvolvidas para treinos em qualquer disciplina esportiva.

Materiais como madeira, aço e cerâmica criam um equilíbrio entre o orgânico e o contemporâneo. A iluminação foi planejada para valorizar as coleções de acordo com o seu público-alvo. Ela destaca as características de cada seção, criando um ambiente intimista dentro de um espaço de grande escala.

TECNOLOGIA NO ATENDIMENTO

A nova Zara ParkshoppingBarigüi gera uma experiência impactante na forma como o cliente conhece, escolhe, prova e finaliza a compra de um produto. Ao integrar a mais avançada tecnologia e disponibilizá-la ao consumidor, dispensa intermediários no processo de aquisição – o que resulta em independência na tomada de decisões. O cliente pode interagir com a marca na loja, no zara.com ou no aplicativo, consultando o estoque disponível em tempo real, localizando a peça desejada na loja de forma rápida através do sistema omnichannel. A compra segue para o silo (armazenamento) e é entregue empacotado. Tudo de forma automática.

Escolher, provar, gostar e comprar. Processo todo automatizado, que é um dos principais atrativos da ampliada loja. Caixas tradicionais foram substituídas pela rapidez do atendimento digitalizado. Da bancada o produto segue diretamente para o “silo”, com capacidade para até 420 pacotes, onde é embalado e depois entregue ao cliente sem intermediários.

A loja também conta com um ponto de coleta das embalagens de pedidos online para incentivar a reciclagem e um contêiner para recolhimento de roupas usadas a fim de prolongar a vida útil das peças.

A sustentabilidade é item prioritário na filosofia da Zara e como compromisso assumido com o bem-estar do planeta, a empresa inclui alguns dos sistemas mais avançados de eficiência energética, como climatização otimizada e um design inovador. Também está conectada à plataforma interna Inergy, que monitora de forma centralizada o consumo de ar-condicionado e eletricidade para otimizar a gestão, aprimorar a manutenção e definir estratégias que reduzam a demanda energética. O grupo tem a meta ambiciosa de alcançar zero emissões líquidas até 2040.