por Nereide Michel em 05/11/2025
Existe uma definição para a felicidade? Uma fórmula que possa ser absorvida como um comprimido para curar a dor de cabeça? Ou, quem sabe, há passos a serem seguidos, com um mapa nas mãos, indicando a rota para alcançar suas benesses? Perguntas a seu respeito são tantas quantas as respostas que se apresentam, pretensiosamente, a lhe dar significados.
Daí a receptividade de um evento que já está na sua 8ª edição e atrai a cada ano milhares de pessoas que compartilham perguntas e respostas sobre uma expectativa coletiva – afinal, quem não quer se sentir feliz?

Day Luiza
O VIII Congresso Internacional de Felicidade, que acontece no final de semana, dias 8 e 9 de novembro, em Curitiba, no Centro de Eventos Positivo, Parque Barigüi, aborda o tema sob o foco da ciência, arte, filosofia e espiritualidade. Facetas analíticas sobre um tema dominante entre os habitantes de um planeta tão conturbado por conflitos e traumas existenciais. O nosso!

Day Luiza
Idealizado pelo professor Gustavo Arns, mestre em Estudos da Felicidade pela Centenary University, o congresso propõe uma experiência imersiva e transformadora, que combina palestras, vivências, apresentações artísticas, práticas meditativas e feira do bem-estar. “É uma oportunidade única de mergulhar em um ambiente que acolhe, inspira e promove transformação pessoal e coletiva. Um momento de reflexão acerca do que é a Felicidade e como podemos ser mais felizes a partir de múltiplos olhares com uma visão integral do ser humano”, afirma Arns.
O Festival de Felicidade também acontece nas escolas ao longo de todo o ano. Em 2025, já passou por cerca de 40 escolas públicas de Curitiba, proporcionando momentos de arte, cultura e práticas de bem-estar a mais milhares de alunos e educadores.
PARTICIPANTES E SUAS CONTRIBUIÇÕES
A programação do VIII Congresso Internacional de Felicidade inclui mais de 25 palestrantes, além de vivências focadas no autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Monja Coen e Gustavo Arns / Foto: Day Luiza
-Monja Coen, referência do Zen Budismo no Brasil e fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Sua palestra “Contentamento na existência”, propõe reflexões profundas sobre equilíbrio emocional, liderança consciente e autoconhecimento. Com mais de 40 anos de vida monástica, a Monja é reconhecida por traduzir os ensinamentos do Zen em práticas simples e transformadoras, que já impactaram mais de 100 mil pessoas.
-Tal Ben- Shahar, referência em Psicologia Positiva. Doutor em Psicologia e Filosofia por Harvard, onde lecionou por mais de duas décadas, ele acredita que o grande inimigo da felicidade contemporânea é o estresse crônico e a negligência com o descanso. Em sua palestra, ‘Psicologia Positiva e a Ciência da Felicidade”, debate como práticas cotidianas de recuperação, que vão além do simples sono, podem ser mais eficazes do que combater o estresse em si.

Rossandro Klinjev / Divulgação
-Rossandro Klinjev, psicólogo. Sua palestra “Felizes os que perdoam: uma jornada de cura e paz interior.” Conhecido por traduzir temas complexos da Psicologia em linguagem acessível e inspiradora, é professor visitante da UNICAMP e da PUC-RS, consultor da Rede Globo em temas ligados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN. É autor de sete livros — entre eles “As quatro estações da alma”, em parceria com Mário Sérgio Cortella, e “Vamos conversar sobre a felicidade?”, escrito com as professoras Lúcia Helena Galvão e Vanessa Rodrigues. Fundador da plataforma Educa, voltada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, Klinjey tem percorrido o Brasil e o mundo em eventos corporativos, educacionais e institucionais, promovendo reflexões sobre relações interpessoais, autoconhecimento e saúde emocional.
-Leandro Karnal, historiador. Com forte presença nas redes sociais e uma sólida trajetória como educador, escritor e palestrante, é uma das vozes mais influentes do pensamento contemporâneo brasileiro. Seus conteúdos alcançam milhões de pessoas e provocam reflexões sobre ética, escolhas e propósito de vida — temas fundamentais na busca pela felicidade.
-João Carlos Martins, pianista, e Dandara Manoela, cantora, Helena Galante, diretora de redação da revista Claudia, Murilo rosa, ator e o marqueteiro João Branco. Cada um na sua área de atuação fala sobre os seus encontros com a felicidade diversificando a abrangência do evento.
-Karina Martines, gerente de pessoas e cultura do Sicredi. Ela lidera a implementação do projeto de Felicidade Interna Cooperativa (FIC). Outros cases focando a felicidade no trabalho também serão apresentados na programação do evento.
FESTIVAL DA FELICIDADE

Divulgação
Paralelamente ao VIII Congresso Internacional de Felicidade acontece, no parque Barigüi, o Festival da Felicidade, evento artístico e cultural gratuito que reúne a arte em suas diversas formas: música, teatro, dança, yoga, democratizando o acesso à cultura e oferecendo atividades para toda a família. Meditação, práticas de bem-estar, yoga, além de uma feira gastronômica e a Feira do Bem-estar, com livros – incluindo lançamentos com presença e sessão de autógrafos dos autores – produtos e serviços estão na programação.
ONDE ACONTECE
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE FELICIDADE
Parque Barigüi
Centro de Eventos Positivo e em diferentes áreas do Parque Barigüi
Alameda Ecológica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba
8 e 9 de novembro, sábado e domingo
O evento tem tradução para as palestras internacionais, intérprete de Libras e audiodescrição.
Mais informações e inscrições: www.congressodefelicidade.com.br
Patrocínio: Pós PUCPR Digital, Colégio Positivo e HSA Happiness Studies Academy.
Apoio: 3 Corações, Lunelli, Ânima Educação, Komatsu Forest, Ibema, Helisul e Metalus Indústria Mecânica
Apoio institucional: Prefeitura de Curitiba, através do Instituto Municipal de Turismo (IMT); e Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETU).
