por Nereide Michel em 11/11/2025
Chama a atenção de quem percorre a Mostra Black Home Sul, aberta até 25 de novembro, o modo como ela foi concebida: apresentar uma casa, ocupada pelos seus moradores, após uma reforma total de suas dependências. A sensação que ela passa aos visitantes é justamente esta: a de que receberam o convite dos proprietários para conhecer o resultado do trabalho, realizado por arquitetos, designers de interiores e paisagistas, para atualizar os ambientes. Cada um com uma assinatura diferenciada pelo estilo e inspiração, mas mantendo uma unidade, perceptível em cores ou materiais escolhidos, que não deixa dúvida que se trata de uma residência de um amigo ou parente, que sente orgulho em dar às boas-vindas a quem chega.

Gerson Lima
O paisagismo assinado por Wilson Pinto dá às boas-vindas aos visitantes. Uma fusão de arte, técnica, beleza e funcionalidade entrega ao público uma experiência memorável.
Mesmo que dois imóveis tenham sido contemplados para abrigar a mostra, a forma como eles estão interligados reforça a sensação de que se está percorrendo uma única e habitada casa. Privilegiada com os seus mais de 3 mil metros quadrados e com 20 ambientes exclusivos, planejados e executados por 25 profissionais, que mostram nos espaços o diferencial de seus trabalhos e suas experiências. Conforme destaca Fernando Rodrigues, CEO da Black Home Sul, “cada dependência expressa o tema agregado aos projetos, Black Experience, propondo uma a reflexão sobre a importância de viver experiências únicas. Geradas através das sensações de aconchego, conforto e bem-estar, espaços funcionais que desafiam as convenções arquitetônicas e se harmonizam com a natureza a partir de uma abordagem sustentável”.
CADA AMBIENTE, UMA SENSAÇÃO
Despertar emoções, memórias e sentidos – promovendo uma verdadeira imersão sensorial. Inspiração aos ambientes da Black Home Sul, exemplificados aqui por doze projetos, dos 20 ambientes que compõem a mostra.
CABANA URBANA

Bia Nauiack
O living, projetado pela arquiteta Priscila Muller, envolve totalmente o visitante em uma uma experiência sensorial completa: da iluminação à textura, da volumetria ao acolhimento. A inspiração veio da arquitetura de cabanas nas montanhas e do aconchego que elas oferecem assim que a porta se abre e o frio do inverno fica do lado de fora. Um refúgio urbano, que não dá vontade de abandonar. A proposta luminotécnica parte da iluminação zenital natural, criada a partir da abertura central do espaço. Ela difunde uma luz suave, contribuindo para criar um clima intimista e relaxante. Livros e peças orgânicas reforçam o conceito de um lar vivo, sensorial e conectado à natureza.

Bia Nauiack
DESTAQUES: parede iluminada com tela tensionada funciona como pano de fundo para o mobiliário e valoriza suas formas com elegância. Paredes e forro revestidos com “papel de parede líquido”, composto por pedras naturais. A decisão sustentável de manter elementos originais da casa como esquadrias, portas e a estrutura de acesso, respeita a história da arquitetura existente e reduz desperdícios.
STUDIO CASA BRASILEIRA

Gerson Lima
Assinado por Roger França, ocupa 50m², o espaço propõe uma verdadeira imersão na identidade afetiva do lar brasileiro, resgatando memórias e emoções por meio de cores intensas, texturas ricas e um mobiliário que une o contemporâneo com o clássico. Inspirado na brasilidade e na força dos artistas populares, o ambiente traduz o estilo maximalista com elegância e autenticidade. A paleta de cores é ousada e vibrante: o bordô dos revestimentos do piso ao teto, o verde exuberante do sofá, os amarelos queimados das poltronas e da mesa de jantar formam uma composição impactante e acolhedora.

Gerson Lima
DESTAQUES: um sofisticado mix inclui pedra natural na mesa de jantar, marcenaria em pau-ferro e tecidos como o veludo. O ambiente apresenta uma surpresa em cada canto – nada foi esquecido para estimular a sensação de se estar numa casa brasileira. Um clima para o qual colaborou a escolha de obras de arte, carregadas de significados, como telas de Vini Fernandes, tapeçaria de parede assinada por Alex Rocca, fotos e esculturas em papel de Eleutherio Neto.
LIVING CONTEMPORÂNEO

Bia Nauiack
Paz e leveza e acolhimento ocupando 40m², eis a inspirada proposta que leva a assinatura do arquiteto Luiz Maganhoto e do designer de interiores Daniel Casagrande. A intenção é oferecer ao visitante uma experiência sensorial pautada pelo bem-estar e pela estética atemporal. Tons off-white criam uma base neutra e sofisticada, pontuada por texturas nobres como o linho e tramas com acabamento artesanal. O projeto luminotécnico difunde uma atmosfera aconchegante por meio de pontos de luz estrategicamente distribuídos e com temperatura de cor quente (3000K).

Bia Nauiack
DESTAQUES: adequação do layout às paredes desencontradas da planta original. Desafio vencido por meio de uma distribuição fluída e bem integrada. Parede curva posicionada atrás do sofá desperta curiosidade pela ousadia. Toque sensível da arte na poesia visual, presente nas fotografias de Karin Brenner.
CÓDIGOS DE LUXO

Divulgação
Moda, cor e arquitetura se entrelaçam para criar uma experiência sensorial única. Com esta proposta, Ana Cristina Ávila concebeu um espaço para provocar sensações múltiplas: da sofisticação silenciosa, percebida em detalhes como o brilho sutil do mármore e a harmonia cromática, à surpresa reservada pela luz, proporcionada pela cobertura retrátil que, ao longo do dia, transforma a atmosfera do ambiente.

Divulgação
DESTAQUES: Ao participar este ano de um curso imersivo de moda e visitar a maior feira de design do mundo, em Milão, a arquiteta trouxe subsídios para projetar o seu espaço: da alta-costura, trouxe o olhar apurado para cores e texturas e do design, absorveu a importância da funcionalidade elegante. Essa fusão resultou em um ambiente que evoca inspiração, acolhimento e autenticidade memorável, como um verdadeiro editorial tridimensional. Dele fazem parte, materiais nobres, como mármore, madeira e tecidos como veludo, couro, camurça e tramas coloridas, que convivem com uma paleta intensa e afetiva – vinho, azul, rosé e verde.
ESTAR DA COLECIONADORA

Bia Nauiack
Cindie Choueri, Ana Paula Pavelski e Karin Brenner projetaram um ambiente que convida à contemplação e à arte. O espaço evoca uma atmosfera cheia de vida, leveza e sofisticação atemporal – como o perfil de quem coleciona histórias, emoções e obras que refletem sua identidade.

Bia Nauiack
DESTAQUES: uma base neutra e clara valoriza as impactantes obras de arte abstratas assinadas por Karin Brenner, ponto central da composição. Materiais nobres, como madeira ebanizada, mármore e pisos em madeira natural reforçam a elegância da sala de estar. Já as cores branco, magenta, preto e verde criam um contraste expressivo e cheio de personalidade. A paleta tátil inclui veludo, linho, vidro, madeira, mármore e metalon. A iluminação indireta proporciona conforto visual e spots direcionados ressaltam os trabalhos artísticos, resultando em uma verdadeira galeria sensorial.
LIVING COM LAREIRA

Samuel Berger
Modernidade e aconchego direcionaram a inspiração do arquiteto Ivan Wodzinsky na concretização do seu ambiente – pensado em um colecionador de arte. O espaço se desenvolve a partir do tom sofisticado camurça, que promove a integração entre o living e a sala de jantar. O piso em carvalho europeu reforça a continuidade entre os ambientes. O objetivo (alcançado) do profissional foi transmitir a sensação de bem-estar e favorecer a convivência familiar.

RS Comunicação / Galeria Sève
DESTAQUES: Paredes, tetos, rodapés, vistas, caixilhos, portas e equipamentos de iluminação seguem a mesma cor – camurça – criando uma unidade visual elegante e acolhedora. Nada está ali por acaso: cada item desempenha papel protagonista, assim como cada detalhe foi escolhido criteriosamente para compor o cenário. Obras de arte pontuam todo o projeto valorizando a inspiração do arquiteto através da sensibilidade criativa dos seus autores. Como o impactante painel assinado por Sérgio F. Rolim, do acervo da Sève Art Galeria.
ESPAÇO GOURMET DE UMA CHEF CONTEMPORÂNEA

Divulgação
Um convite à sensorialidade, à elegância sutil e ao acolhimento. Assim Karen Camilotti define o seu ambiente que homenageia a personal chef Nicole Hauer. O projeto propõe uma leitura do “receber contemporâneo” através de texturas naturais, design autoral e tecnologia integrada – tudo com o cuidado de quem entende que luxo também está nos detalhes silenciosos. Sem se prender a estilos pré-definidos, a arquiteta interpreta o tempo presente, onde beleza sozinha já não basta: é preciso significado. Para expressar este conceito, ela optou por superfícies imperfeitas, iluminação estratégica, materiais de qualidade e uma paleta que privilegia tons de fendi, aplicada de forma repetida para acalmar os sentidos e valorizar as texturas.

Divulgação
DESTAQUES: a madeira é a protagonista do ambiente, presente no piso, forro e paredes, acompanhada por palha natural tingida, couro, pedras rústicas e marcenaria precisa. A iluminação suave e intimista valoriza cada elemento do projeto, criando uma atmosfera de tranquilidade e sofisticação discreta. Fotografias de Paula Morais e instalação em cerâmica da série Grafismo, da artista plástica Cristina Abdo, reforçam o diálogo entre arte, memória e cotidiano.
COZINHA GOURMET E JARDIM

Bia Nauiack
Memórias afetivas, sofisticação e personalização estão embutidas no ambiente “com alma” de Viviane Busch. O estilo Soulful Comfy prioriza o acolhimento e o bem-estar por meio de escolhas sensíveis e harmônicas. As pedras naturais nas paredes, a madeira e as vigas aparentes no teto evocam a sensação de uma “casa de vó modernizada”. Os sentidos são estimulados tanto pela estética como pelas texturas, aromas e lembranças. A marcenaria reforça o conceito escolhido personalizar o projeto: executada pela Movepar Curitiba inclui painéis iluminados, detalhes em palha e acabamentos sob medida. Copa e wine bar completam o espaço, criando um aconchegante refúgio para receber, viver e celebrar.

Bia Nauiack
DESTAQUES: o grande desafio do projeto foi transformar um espaço originalmente compartimentado em um ambiente fluido, amplo e convidativo, com ares de casa cheia e comida fresca no fogão. A leveza e a sofisticação da cozinha desembocam em um jardim, repleto de verde. Um estar perfeito para saborear as receitas preparadas na cozinha.
SUÍTE REVERSO

Bia Nauiack
O ambiente assinado pelo escritório ARQTL, das arquitetas Laura Ribas e Tatiana Ravache, é pura imersão em aconchego, intimismo e sofisticação. Com estilo contemporâneo, foi pensado para ser um refúgio sensorial e afetivo que favorece a reconexão consigo mesmo e com quem se quer bem. O nome da suíte reforça esta intenção – cada elemento foi projetado para acolher com a delicadeza de um abraço – vínculos fortalecidos e essência resgatada estavam na planilha das profissionais. Painéis, que envolvem o ambiente, traduzem visualmente a ideia de acolhimento.

Bia Nauiack
DESTAQUES: o layout, que foge do convencional, surpreende pela forma como propõe fluidez, suavidade e conforto. Nas paredes, o cimento queimado em tom claro contribui para a sensação de tranquilidade. Obras de arte reforçam a ligação emocional com o espaço, valorizando memórias afetivas e a relação do morador com o ambiente. Decisão sustentável: a preservação do piso de parquet original, uma homenagem à história da casa que acolhe a mostra.
SUÍTE DO EMPRESÁRIO

Antonio More
Poder e acolhimento coexistem em perfeita harmonia. A partir deste preceito as arquitetas Rosa Dalledone e Camilla Dalledone Gasparin desenvolveram um projeto inspirado nas linhas aerodinâmicas de carros esportivos de luxo. Com estética moderna e futurista, o espaço foi idealizado para desconectar o morador do mundo exterior e transportá-lo a uma atmosfera exclusiva. A iluminação reforça o clima intimista e a tela tensionada no teto proporciona a sensação de amplitude e liberdade.

Antonio More
DESTAQUES: a marcenaria contemporânea da Movepar Curitiba exibe linhas aerodinâmicas – ecoando o conceito central escolhido pelas arquitetas – ao explorar as “linhas de velocidade”, inspiradas na estética aerodinâmica do Streamline Moderne. A ideia de que o móvel sob medida é estático ficou no passado. O resultado é um ambiente elegante e tecnológico, com painéis em curva, iluminação precisa e um trabalho em madeira que traduz movimento e fluidez. No banheiro, o porcelanato texturizado nas paredes e pisos em grande formato reforçam a identidade sofisticada da suíte. A automação inteligente do é outro dos seus atrativos: projeto executado pela empresa paranaense SmartLy Brasil.
RAÍZES DO TEMPO

Bia Nauiack
O projeto assinado pela arquiteta Natalya Lopes mistura com sensibilidade o estilo natural contemporâneo com toques rústicos e afetivos. Um convite a uma pausa introspectiva, de conexão com o essencial e respeito às memórias. Desenhado para ser também uma loja da marca autoral Tan Lo Design Elemental, o espaço reflete a alma da arquiteta e transformou-se em um tributo ao pai da arquiteta, falecido há um ano. Cada detalhe foi pensado para eternizar essa homenagem – inclusive a Harley Davidson customizada por pai e filha, que ocupa lugar de destaque no ambiente, reunindo história, afeto e design exclusivo.

Bia Nauiack
DESTAQUES: atmosfera do ambiente marcada por uma paleta terrosa e acolhedora: verde oliva, marrom, terracota e bege. Entre os materiais, destacam-se o granito café imperial e a madeira maciça, aliando beleza à sustentabilidade. O projeto luminotécnico valoriza o essencial, com luz suave e acolhedora realçando texturas e volumes com naturalidade. A curadoria afetiva também se estende à arte: a tapeçaria de Carol Kroff, desenvolvida exclusivamente para o projeto, harmoniza-se à identidade do espaço – na sua composição estão as cores da motocicleta customizada por pai e filha.
JARDIM DAS BOAS ENERGIAS

Bia Nauiack
Inspirado em uma recente viagem ao Japão da paisagista Claudia Canales, que assina o projeto, o espaço ajardinado, com 900 metros quadrados, propõe uma imersão sensorial e espiritual por meio da natureza. Mais do que um espaço de contemplação, é um jardim que convida à conexão, ao silêncio, ao bem-estar e à presença – um verdadeiro refúgio energético a céu aberto.
Com influências orientais, zen e atemporais, o espaço é estruturado em diferentes estações de uso, que estimulam o visitante a desacelerar e se reconectar. Há áreas para meditação, conversa entre amigos, brincadeiras que resgatam a infância, cultivo de ervas e rituais de sorte e intenção positiva – tudo cuidadosamente desenhado para promover uma experiência fluida, natural e carregada de boas vibrações.

Bia Nauiack
DESTAQUES: predominância dos materiais naturais como madeiras, pisos em tons terrosos, texturas rústicas e uma exuberante vegetação. Na paleta, verde, branco e tons terra reforçam a atmosfera de harmonia e acolhimento. A iluminação é suave e pontual, marcando caminhos e destacando as plantas sem interferir no silêncio e na introspecção. Obras em madeira espalhadas pelo jardim complementam o ambiente com sutileza e poesia visual. O espaço amplo foi bem aproveitada pela arquiteta: virou um percurso fluido onde cada etapa oferece uma nova possibilidade de contemplação e conexão.
ONDE ESTÁ
MOSTRA BLACK HOME SUL
Rua Olavo Bilac, 486, Casa 01, Batel, Curitiba
De terça a sexta: das 14h às 21h; sábado: das 13h às 21h; domingos e feriados: das 13h às 19h. Segundas-feiras: fechado
Aberta até 25 de novembro
Ingressos : R$120,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada: beneficiário legal com comprovação mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam (mediante comprovação de documento)
À venda pelo
https://eleventickets.com/ediprom/mostra-black-home-sul
