por Nereide Michel em 19/12/2025
O perfil do consumidor é dogma em qualquer lançamento de um produto ou na formatação de um projeto. Algumas décadas atrás, contudo, a construção de um edifício residencial tinha outras prioridades, como elementos arquitetônicos, que deveriam ser atraentes para os futuros residentes, e a praticidade embutida em alguns dos seus serviços – por exemplo, lavanderia coletiva ou um sistema funcional de coleta de lixo. São itens ainda importantes quando se traça a planta de um prédio. Mas se na planilha de uma obra expectativas, preferências e estilo de vida de moradores em potencial são prioritários o resultado de vendas de unidades pode surpreender pela rapidez com que os negócios serão fechados.

Ricardo Amaral é o arquiteto do BIOOS Barigui. Projetos atuais atendem expectativas de quem vai morar neles e não focam apenas na venda, independente de quem serão os futuros residentes de um apartamento.
Quando a Laguna lançou o BIOOS Home Alto da Glória voltado para o público 60+, captando uma tendência em alta, principalmente, nos Estados Unidos, especificou no projeto todas as necessidades que pessoas incluídas nessa faixa etária teriam, independente de condição física, para viver com conforto e segurança, mesmo morando sozinhas. A receptividade foi imediata – 90% das unidades já estão vendidas – motivando os empreendedores a investir no BIOOS Barigüi. Nele, todos os benefícios e vantagens ofertados no primeiro lançamento foram mantidos e ampliados. “Nosso objetivo é oferecer um espaço que valoriza a saúde, a conexão e o prazer de viver bem todos os dias”, destaca André Marin, diretor geral da Laguna.

A proximidade com o Parque Barigüi e ParkShoppingBarigüi são atrativos extras para os futuros moradores. Serviço de van será disponibilizado até o shopping, cujo centro médico está incluído entre as facilidades oferecidas no item Saúde do empreendimento.
Desenvolvido dentro do conceito aging in place – envelhecer no lugar onde mora – o BIOOS Barigui oferece residências planejadas e preparadas para atender às necessidades de um público bem específico que quer desfrutar da vida despreocupadamente sabendo que as suas urgências serão atendidas de imediato. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil já é a sexta nação com o maior número de idosos no mundo, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa cerca de 16% da população. Até 2031 o número de idosos deve superar crianças e jovens de até 14 anos. “E esse grupo vem com uma expectativa de vida cada vez maior, o que faz deles ativos, curiosos, saudáveis e independentes, e demanda do setor da construção civil imóveis capazes de oferecer segurança, autonomia e bem-estar em projetos mais humanos e acessíveis”, completa Marin.

Churrasqueira: ponto de encontro e convivência. A socialização é fator importante para manter a saúde física e mental.
O BIOOS Barigui terá uma série de espaços para vivência em comunidade e diferenciais, como: atendimento básico de saúde, serviços pay per use de lazer, cuidado, bem-estar, saúde e conveniência: atendimentos em domicílio, agendamentos de serviços e entregas, cuidador, organização, limpeza, reparo e manutenção das residências, entre outros. Os serviços serão prestados por empresas especializadas e de referência em seus segmentos.


A casa para os 60+ foi planejada minuciosamente para oferecer conforto e segurança aos seus residentes. Tomada inteligente para fogão elétrico (com desligamento automático); botão de S.O.S nos apartamentos; sensor de fumaça na cozinha; porta de entrada com 1m de largura; interfone com sistema de vídeo; fechadura eletrônica na entrada do apartamento; banheiro acessível; piso aquecido no dormitório e banheiro e pisos nivelados em todos os ambientes.
