por Nereide Michel em 29/08/2025
O celebrado arquiteto paulista, Sig Bergamin, considerado o ícone do maximalismo brasileiro – pela sua profusão de cores, estilos, épocas e culturas em um só ambiente – em recente depoimento para um programa de televisão, atestou que a arte hoje ocupa um lugar privilegiado em projetos para interiores. Segundo sua comparação, anteriormente aguardava-se um espaço ficar pronto para definir onde ficariam os quadros ou esculturas – ou melhor, quais locais estavam ainda disponíveis para expô-los. Hoje, é comum que uma obra de arte seja o ponto inicial, ou a inspiração, para uma ambientação. Uma tendência que virou realidade e exemplos não faltam para documentá-la.

Escritório de Sig Bergamin. Divulgação;
O trabalho dos artistas plásticos, independente de corrente que abraçam, ganhou uma expressiva valorização além das paredes das galerias. Graças a fatores compartilhados, atualmente, em um número cada vez maior, casas e apartamentos exibem nos ambientes obras assinadas – de um lado, a absorção das diversas facetas da cultura pelos seus moradores e, do outro, o envolvimento de arquitetos no conceito de destacar a arte nos seus projetos de interiores influenciaram na implementação desta tendência.

Waldo Rafael
O QUE ESSAS DUAS IMAGENS TÊM EM COMUM?

Waldo Rafael
Um olhar mais atento aponta que nas imagens a mesma criação do artista visual Eleuthério Netto compõe o paisagismo de dois escritórios de arquitetura focados na proposta de valorizar a arte em seus projetos. Não por coincidência, o arquiteto Maicon Rodolfo Hamm está presente em ambos os empreendimentos No caso do contêiner, instalado no bairro Xaxim, ele dividia com o arquiteto Ricardo Targa Stramandinoli, a HS Arquitetura e Consultoria, que, em agosto de 2017, ampliou os objetivos do espaço profissional para divulgar o trabalho de artistas plásticos curitibanos. Uma individual de Eleuthério Netto, incluindo obras inspiradas na preservação da natureza, como os pássaros na área ajardinada, inaugurou a Mostra de Arte do contêiner/escritório.

Gerson Lima
Agosto de 2025. O arquiteto Maicon Hamm, com o engenheiro Dirceu Pessini, o seu sócio na Welt Empreendimentos, inauguram no bairro Água Verde, a Casa Welt, projetada para dar atendimento presencial aos lançamentos da construtora. Nele, a arte volta a integrar os ambientes do espaço comercial a começar pelas boas-vindas dos pássaros de Eleuthério no jardim. No interior, foi destinada uma área exclusiva para exposições e experiências artísticas – o Espaço Artes. Até setembro, trabalhos dos artistas plásticos Caio Menegassi, Claudio Sorondo, Luiz Arthur Montes Ribeiro, Thaci Mainardes e do fotógrafo Waldo Rafael compõem a “Arte 2025 – Casa Welt”.

Waldo Rafael
Pinceladas a giz de carvão transmitem expressões intensas, variando entre pintura de abstrações e formas figurativas, nas obras do artista Caio Menegassi. Esta, que prende pelo olhar impactante, está exposta estrategicamente sobre a lareira da Casa Welt.

Waldo Rafael
A série Araucárias, de Luiz Arthur Montes Ribeiro, colorem as paredes de uma das salas do Espaço Artes. Inspiração paranista com abordagem contemporânea.
As fotos de Waldo Rafael estão intimamente ligadas ao lançamento do novo empreendimento da Welt, o Sieg Arenna. Um olhar fotográfico de uma das casas demolidas para a construção do futuro edifício. Uma maneira de homenagear a família Pádua Ayres, uma das mais tradicionais do bairro Água Verde, que durante décadas residiu no imóvel. As imagens, na sequência, vão ser ampliadas para integrar o hall de entrada do prédio.
ARTE PELA CASA

Waldo Rafael
Maicon Hamm na sala de reuniões. Pintura de Simone Campos e imagens icônicas de Curitiba no foco de Waldo Rafael.

Waldo Rafael
Na recepção, o talento precoce de Caio Menegassi, o jovem pintor ainda não completou a maioridade.
ALICERCES DE UMA VITÓRIA
A inauguração da Casa Welt coincidiu com a apresentação do Sieg Arenna, o novo projeto assinado pelos sócios proprietários da Welt, o arquiteto Maicon Hamm e o engenheiro Dirceu Pessini. A escolha de nomes em alemão por parte dos empresários é uma homenagem às raízes familiares de Maicon Hamm. Na tradução para o português Welt é mundo, Sieg é vitória e Uber Wellen, residencial em processo de pré-construção, em Barra Velha, Santa Catarina, é sobre as ondas. Um sonho compartilhado entre os dois profissionais gerou o novo empreendimento — transformar conversas descontraídas sobre “dominar o mundo” em uma marca autoral e com propósito claro: transformar espaços em histórias. Exemplificando tal proposta, o conceito do Sieg Arenna estreita laços com as tradições culturais curitibanas.

Engenheiro Dirceu Pessini, um dos fundadores da Welt.
A residência que ocupava o terreno, onde o empreendimento vai ser edificado, era o lar da família Pádua Ayres, cujo nome batizará dois espaços das áreas comuns do edifício, o Pádua Pub e o Ayres Wellness. Proporcionar momentos de tranquilidade e relaxamento em ambientes que convidam à convivência e reuniões com a família e os amigos, é prioridade do lançamento definido como “Studios com Lazer”- distribuídos em cinco andares, além de um rooftop, e opções de apartamentos de um quarto. Já o Arenna, que compõe o nome do imóvel, é uma referência ao estádio do Clube Athletico Paranaense – conhecido como Arena da Baixada – de tantas histórias que curitibanos de todas as torcidas têm para contar. Desde 1912, com a construção da Baixada da Água Verde, em área de uma chácara pertencente à família Hauer.
ONDE ESTÁ
Casa Welt
Desembargador Motta, 867, Água Verde.
Segunda à sexta, das 9 às 18
Visitação da Mostra de Arte com hora marcada.
Até 14 de setembro
(41) 3205-8400