por Nereide Michel em 14/12/2022
O impacto da beleza única dos tapetes nepalenses inspirou o cenário assinado por Barbara Sganzerla para as novas vitrines da Botteh Handmade Rugs. Impossível passar diante da fachada da loja e não se deixar surpreender pelos elementos que a arquiteta reuniu para concretizar o tema por ela trabalhado: os quatro elementos da natureza. Vida, paixão, alegria e bom humor foram representados de uma forma descontraída, intrigante e com um toque de ironia. Uma ousada composição de cores e formas como as que compõem a milenar arte de tecer peças que não são apenas ornamentais mas cumprem um aconchegante papel funcional.

Bia Nauiack
O projeto de Barbara Sganzerla nasceu com o processo de escolha das peças como ela destaca, “tive o prazer de participar da seleção dos tapetes diretamente da fonte, Nepal, junto com o Amir Shahrouzi”. Ao lado do proprietário da Botteh ela acompanhou de perto a criteriosa escolha de matéria-prima natural e dos produtos handmade que entraram na criação dos tapetes. Uma experiência que lhe deu subsídios para deixar a imaginação voar e pousar nos detalhes que entraram na composição dos ambientes nos quais a água, a terra, o fogo e o ar estão representados com muita sensibilidade.
SURPRESA NOS DETALHES
Para representar a natureza, chão e paredes foram revestidos com tapetes que formam um degradê de cores, como as nuances de azul do céu e mar e as matizes terrosas do pôr do sol. Para habitar o espaço, criativas peças assinadas por artistas locais e internacionais.

Bia Nauiack
Poltrona assinada pelo italiano Marcantonio. Tapetes Animal Skin Snake Blue 100K e Delhi Green Water.

Bia Nauiack
Ao fundo, os tapetes Darya Red e Norbu. Assento e chão são revestidos pelo modelo Delhi Red.

Bia Nauiack
A Giraffe in Love, assinada pelo italiano Marcantonio e cedida pela OEG Design, decora a cenografia azul. A peça retrata uma girafa sonhadora que segura um lustre clássico, no estilo Marie Thérèse. Ela representa ironia e sutileza, pois está apaixonada, mas ainda não sabe. Como seu coração está longe da cabeça, vivencia o amor com leveza. Ao fundo, o tapete Liya 100K.

Bia Nauiack
Ainda na paleta dos tons mais frios, outras duas peças também assinadas por Marcantonio e cedidas pela OEG Design. A mesa de centro é inspirada na tartaruga, considerada como animal muito adaptável uma vez que carrega sua casa por todos os lugares. A Turtle Carry carrega em sua concha uma mesa de centro. Já a poltrona faz referência à Pera Espinhosa, icônica planta mediterrânea e símbolo acolhedor de sua terra: um lugar mágico que é o retrato das férias e da natureza selvagem. Os tapetes Pequim 100K e Liquid Blue 100K compõem a parede, enquanto os modelos Delhi Green Water e Animal Skin Snake Blue 100K revestem o chão.

Bia Nauiack
Para embelezar o cenário de tons quentes, uma obra assinada pela artista curitibana Manu Daher. Para inserir flores no ambiente, sem cair na obviedade dos arranjos, a designer floral criou a Moça Tropical. Inspirada em um conceito étnico-moderno, aliou elementos naturais e rústicos que resultaram numa peça ousada e elegante. Segundo Manu, a vestimenta é uma releitura “bem mais decotada” dos vestidos do século XIX. Os tapetes Liquid Rust e Darya Purple se encontram para formar um belo degradê de cores na parede.

Bia Nauiack
A flor escolhida para o chapéu foi a strelitzia, seu formato pontiagudo favorece a formatação da arte e a intensidade da cor destaca o contraste de cores no ambiente. A blusa é feita a partir de folhas de palmeira dobradas, secas em prensa para o efeito plissado. O cinto é produzido em fita de gorgorão, e a saia com folhas de palmeira previamente secas em formato abaulado. A Moça Tropical foi inserida entre as esferas iluminadas Happy Apple e o mix de tapetes terrosos, emoldurando todos os encantos do pôr do sol.
ONDE ESTÁ
BOTTEH HANDMADE RUGS
Avenida do Batel, 1114 – Batel
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábado das 10h às 14h30.
(41) 3527-0604
