Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 23/05/2018

Quarta-feira, dia 23 de maio, 17 horas. Encontro marcado com a história da Dior, um dos ícones do mercado de luxo, na Bazaar Fashion. O retail specialist Bruno Meireles é o convidado especial que chega à Curitiba com esta missão. E vem na companhia sofisticada da coleção SS18, que inclui a linha de acessórios e de peças ready to wear assinadas pela diretora artística da grife francesa Maria Grazia Chiuri , que se inspirou nas obras da pintora, fotógrafa e cineasta francesa Niki de Saint Phalle.


GARRA FEMINISTA

A coleção SS18 começou a existir quando Maria Grazia Chiuri descobriu nos arquivos da marca uma série de fotografias de Niki de Saint Phalle. Em uma delas, a artista pode ser vista em um camelo, em outras, está posando para a grife quando Marc Bohan era o diretor criativo da maison.. Mais adolescente do que andrógina, pequena e ardente, a modelo exibe um estilo de vestir icônico e pessoal, e que se mantém atual. Vivendo intensamente as expectativas feministas do seu tempo Niki de Saint Phalle lançou-se ao mundo ao seu redor em estreita relação com a arte e com ela mesma. Como todos os artistas, ela foi conduzida por suas emoções. E é essa criatividade feminina que sensibilizou Maria Grazia Chiuri.

 Por que não houve grandes mulheres artistas? Esta é a questão colocada pelo ensaio de Linda Nochlin em 1971, que também chamou a atenção de Maria Grazia Chiuri. É necessário retomar o lugar dessas artistas únicas e diferentes, pois são elas que quebram o molde do discurso tradicionalmente masculino na história da arte e na moda. Estas são as Nanas, esculturas de mulheres extraordinárias, mas também os corações multicoloridos, os dragões, a árvore do amor e sua obra-prima máxima, o Jardim do Tarô na Toscana, elementos que se tornaram estampas, bordados e mosaicos de espelho na coleção de Maria Grazia Chiuri. Ela não tem medo de tomar a paleta exuberantemente colorida de Niki de Saint Phalle e fazê-la dialogar com rendas, seda, couro ou plástico.

 A coleção SS18, além da inspiração em Niki de Saint Phalle, também faz referência a Marc Bohan e seus mini vestidos e macacões, às vezes combinados com saias fartas que se abrem na frente. Polka dots, xadrez em preto e branco, calças usadas com jaquetas comuns ou de safari, e de acordo com o humor, combinadas a camisas masculinas com listras finas ou bolinhas, ou um branco romântico.Modo de vestir que acompanhou  a turbulência comportamental dos anos sessenta e ainda atende desejos contemporâneos.

ONDE ESTÁ

Bazaar Fashion, rua Sete de Setembro, 5769, Água Verde