Conecte-se

por Nereide Michel em 28/08/2025

O contato com a natureza é uma lição de vida e para a vida. Nela, residem conhecimentos que precedem aos adquiridos pelos seres humanos em séculos de existência neste nosso planeta. Por isso, disponibilizar às novas gerações tal fonte de informação pode significar um futuro pautado na preservação do meio ambiente- um habitat equilibrado e saudável.

Divulgação

Uma proposta encampada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas), vai destacar aos  alunos de escolas municipais de Colombo, a importância das  florestas como fontes de vida, alimento, equilíbrio climático e matéria-prima para inúmeros produtos do cotidiano. O projeto “Benefícios das Florestas” consiste em uma visita guiada, que será realizada no Campus Jardim Botânico da UFPR, na sexta-feira, dia 29 de agosto, das 8h30 às 11h30,tendo como local o Centro de Ciências Florestais e da Madeira – CIFLOMA UFPR.

LIÇÕES DA NATUREZA

Os alunos vão percorrer uma pequena trilha, passando por diversas estações, aprendendo ciência de forma lúdica e leve, e conhecendo a importância das florestas nativas e das florestas plantadas. “Queremos que essa iniciativa transforme as crianças em protagonistas e, para isso, informação científica de qualidade é fundamental”, afirma Vitor Afonso Hoeflich, professor sênior do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

No início do passeio interativo, os participantes da atividade vão receber um “passaporte” e passam a colecionar carimbos ao longo das paradas, conforme aprendem e respondem perguntas nas estações de biodiversidade, água, árvores frutíferas, produtos florestais e até experiências sensoriais.  Um dos locais mais aguardados é a trilha sensorial, onde os estudantes são conduzidos vendados para sentir a floresta. O objetivo é explorar os sentidos: ouvir os sons da natureza, tocar texturas como das cascas, folhas, pedras e resina, bem como sentir o aroma das plantas, como limão, laranja, lavanda, eucalipto e pinus.

Divulgação

O diretor executivo da APRE, Ailson Loper, aponta que um dos focos do projeto é mostrar a interação das florestas nativas e florestas plantadas, que representam uma das bases da economia paranaense. O estado é referência nacional na produção de erva-mate e de pinus e eucalipto, matéria-prima para a produção de papéis, móveis, painéis, embalagens, pisos e diversos outros produtos usados no dia a dia. Além disso, as florestas plantadas reduzem a pressão sobre as florestas nativas e contribuem para a captura de carbono .

Além dessa experiência, os participantes do “Benefícios das Florestas” também vão receber cartilhas educativas da campanha de prevenção e combate de incêndios florestais, roteirizada pela Capitã Luisiana Guimarães Cavalca (Corpo de Bombeiros) e desenvolvida pela APRE Florestas em conjunto com diversas entidades parceiras. O material reforça, em linguagem simples e ilustrada, os cuidados necessários para evitar queimadas, bem como todas as consequências negativas quando ocorre um incêndio.