por Nereide Michel em 18/02/2013
Os óculos têm uma longa história no cotidiano de todos nós. Nascido da necessidade de ajudar a “enxergar melhor” este acessório conseguiu escapar de suas “finalidades terapêuticas”. Poderia se contentar em ser apenas um adereço funcional, mas não… Percebeu seu potencial de seduzir com os seus modelos homens e mulheres que sabem usar as novidades da moda a seu favor. No século XX os óculos transformaram-se em um dos mais cobiçados complementos da elegância feminina e masculina, desejo impulsionado pelas “miradas irresistíveis” de astros e estrelas da Sétima Arte. Como bolsas e sapatos, viraram sonho de consumo com assinaturas de designers, muitos deles capturados das passarelas que apresentam coleções de roupas a cada estação. E não poderia ser diferente: afinal, a moda veste o corpo inteiro, da cabeça aos pés.
Os lançamentos em óculos para a temporada trazem um toque de nostalgia que faz bem neste agitado mundo globalizado em que tudo acontece num piscar de olhos.
A Chilli Beans, o ousado e bem sucedido negócio do empresário Caito Maia, está com “aros saudosistas” em sua coleção Décadas, que inclui também relógios. Nela, a inspiração olha firme para o período entre os anos 30 até os 90 – lembranças antigas e nem tanto… Da arquitetura à música, da decoração ao lifestyle as fontes para a criação dos modelos se diversificaram: nos anos 40, a referência foram os cartazes da 2ª Guerra Mundial, daí a predominância do verde militar. Os delicados “gatinhos” resultaram de uma viagem aos anos 50 enquanto os da década 60 homenageiam a Pop Art. Os inspirados nos anos 70 são impactantes com o resgate do movimento punk e dos Sex Pistols e os da década de 90 lembram os grunges e suas peculiares camisas no padrão xadrez. As lentes espelhadas furta-cor trazem recordações dos anos 80 e suas baladas alucinadas que não paravam nem com o sol a pino.
Lentes espelhadas também estão nos óculos com a assinatura de Ana Hickmann. A coleção inspirada nos anos 80 tem o seu foco na mulher clássica, que gosta de acompanhar as novidades. Por isso, contam com lentes exclusivas desenvolvidas para proporcionar um efeito levemente espelhado, com proteção contra raios UVA e UVB. Um diferencial da Ana Hickmann Eyewear são peças feitas à mão, um cuidado que confere maior durabilidade ao produto.
O estilo vintage, mas com toque contemporâneo, caracteriza o lançamento da Lema21 no mercado brasileiro. Idealizada pelos jovens empreendedores Jonathan Assayag e Naomi Arruda a marca nasceu após uma longa vivência da dupla no exterior. E foi assim definida pelos seus criadores: uma combinação de experiência Vale do Silício com branding em marcas de luxo.” Eles observaram um movimento disruptivo no varejo internacional, proporcionado por marcas que cortam intermediários para oferecer online produtos de qualidade, a preços mais acessíveis. E decidiram adotar esta estratégia batizando-a Lema21 “em homenagem às pessoas inspiradoras do século XXI, aquelas que promovem mudanças positivas ao seu redor.” A Lema21 tem opções de óculos de grau pela Internet, com design exclusivo, por R$ 267,00, incluindo lentes orgânica com tratamentos antirisco e antireflexo. Um custo bem abaixo dos que são oferecidos por linhas do mesmo padrão. O portfólio de lançamento apresenta modelos masculinos e femininos em modelos de grau e de sol. O atendimento personalizado – que não deixa de ser ponto positivo em se tratando de e-commerce, que distancia vendedor e cliente – inclui dois serviços: o sistema Prove em Casa, no qual o consumidor recebe em seu endereço um kit com quatro amostras de armação e pode assim optar por aquela que melhor se adapte ao seu rosto e o Espelho Virtual, uma ferramenta encontrada no site da Lema21 que possibilita aplicar a imagem de óculos na foto do rosto do cliente.
ALIADOS DO SEU OLHAR
Antes de escolher um modelo de óculos, que será o par ideal do seu charme e elegância, vale a pena levar em consideração estas dicas da Bless Optical: analise o formato do seu rosto, o tom de sua pele e a cor que mais combina com o seu estilo. Se você faz o gênero esportivo e casual não adianta insistir na linha tradicional.Se é adepto ou adepta do clássico, nada de ousadias no rosto.. Se a descontração comanda o seu jeito de ser use e abuse das “loucuras” da temporada, mas sem perder o senso crítico. A Bless Optical, por exemplo, apostou em lentes super coloridas para acompanhar as alegrias da estação mais quente do ano.
DICAS
Para não errar na hora da compra, é importante levar em consideração cinco pontos estratégicos: a pupila deve ficar centralizada na armação; o apoio do nariz deve encaixar bem, sem marcar a pele, estando confortável; a armação deve ficar estar rente a parte de cima do olho; as sobrancelhas devem acompanhar o formato do modelo escolhido e por ultimo, as hastes devem estar apenas apoiados nas têmporas e ajustados atrás da orelha.
O formato da face também deve ser levado em consideração. Para o rosto redondo, a melhor opção é a armação quadrada ou retangular. Para o quadrado, modelos redondos e ovalados. Para equilibrar a linha do rosto triangular a aposta é uma armação estreita, como a do estilo aviador.