por Nereide Michel em 11/07/2025
O caminho obrigatório para turistas no percurso entre a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski ganhou uma nova e atraente proposta. Uma merecida homenagem aos que inspiraram o projeto do complexo cultural, logo transformado em um dos pontos mais visitados e concorridos da cidade. A Rua da Música, dedicada à arte, ao entretenimento e à experiência urbana, integra desde julho, o Parque Jaime Lerner, como foi batizado recentemente o local. A iniciativa da DC Set Group, à frente do processo de revitalização e reposicionamento da área, inclui espaços interativos, programação artística contínua, novos equipamentos urbanos – como mirante, estúdio de gravação, área infantil, centros expositivos e ambientes de convivência e operações gastronômicas.
Segundo define Helinho Pimentel, CEO e sócio da DC Set Group, “o nascimento da Rua da Música e todas as novas atrações que traz consigo neste novo momento do Parque Jaime Lerner representam um marco histórico no coração da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame. Curitiba acolhe, se reinventa e se projeta como referência no cenário cultural, do turismo e do entretenimento”.
RESTAURANTES TEMÁTICOS
Lazer e gastronomia estão embutidos no conceito da Rua da Música. Cinco restaurantes com capacidade para receber, em média, 70 clientes sentados cada, foram idealizados para aliar sabor e design conferindo assim identidade a um espaço sintonizado com o universo da música.

Mustang Sally / André Henning Studio
A ambientação de cinco dos seis estabelecimentos conta com assinatura do arquiteto André Henning, considerado uma das principais referências do Brasil na “arquitetura de negócios” e conhecido por projetos que unem arquitetura, cenografia, funcionalidade e narrativa. O profissional propõe uma abordagem singular para o conjunto: cada restaurante foi pensado como uma extensão sensorial de um ritmo musical, materializando sons em formas, cores, texturas e experiências. “Cada casa tem uma personalidade e uma trilha sonora”, explica André Henning, que ficou também responsável pela ambientação externa da Rua da Música, desde o projeto de iluminação até o mobiliário do espaço.

André Henning Studio /Divulgação
O jazz e R&B embalam a ambientação do Ernesto Music Hall e temperam, com os seus compassos, o cardápio especializado em gastronomia italiana. Uma experiência sui generis, sem dúvida, colaborada por uma atmosfera clássica onde se destacam paredes revestidas com painéis monumentais, cortinas vermelhas, madeira envernizada e um piano.

André Henning Studio
O samba e o pagode dão o ziriguidum ao Bar CanaBenta: luminárias instaladas em pandeiros foram projetadas especialmente para o espaço. O piso é de ladrilho hidráulico, os cobogós amarelos remetem à década de 1970, e as grades de ferro completam a estética de uma casa brasileira típica, onde nunca falta uma caninha das boas.

André Henning Studio
O Olaria, bem sucedido empreendimento localizado no Parque Barigüi, ganha o seu segundo endereço na Rua da Música. A ambientação do novo espaço assume um tom mais suave: arquitetura leve, paleta terrosa e clima de final de tarde ao som de MPB. O restaurante oferece uma vista inédita da Ópera de Arame.

André Henning Studio
O Rosso, bar inédito em Curitiba, surge como o grande representante do espírito de festival. Estrutura metálica aparente, tecidos esvoaçantes e um palco integrado compõem o espaço. Instalado ao ar livre foi pensado para receber apresentações musicais de diferentes estilos.

André Henning Studio
A quinta unidade Mustang Sally em Curitiba é a da Rua da Música. A ambientação aposta no universo tex-mex, que domina seu cardápio, e do rock’n’roll, com uso de cores fortes, elementos metálicos, muitas curvas e referências ao estilo dos diners das décadas de 50 e 60. A vibe é dos Anos Dourados e no clima alegre da cultura mexicana. “Nossa história está envolta na atmosfera da viagem, do carro, da parada de estrada, na viagem de moto… porque se você tá na estrada, você tá viajando pra algum lugar e quando viaja, você vive experiências. É nessa ideia e nesse life style que o Mustang Sally se inspira”, define Guga Griebeler, diretor do empreendimento.

André Henning Studio
O visual retrô característico do Mustang Sally permanece, mas incorpora um ar renovado com a ampla parede de vidro e o grafismo externo que se integram ao conceito geral da Rua da Música.
Dois outros espaços integram o complexo gastronômico da Rua da Música. O Cão Véio, do chef Henrique Fogaça, chega com uma pegada roqueira e cardápio criativo, enquanto o da Electrolux, patrocinadora oficial do novo Parque Jaime Lerner, investe na experiência interativa.

Divulgação
A Electrolux apresenta uma instalação interativa de 18m². “Casa Bem Vivida” é um ambiente que simula uma residência real com cozinha e lavanderia, e convida o público a experimentar a marca de forma imersiva. Com estrutura em vidro e consultoria de estilo assinada por Lufe Gomes, embaixador da marca no Brasil, o ambiente une produtos físicos — como cooktop, forno embutido, home bar e lava-louças — com representações digitais por meio de telas de LED. O espaço também permite que os visitantes explorem os produtos por realidade aumentada e assistam a vídeos com orientações sobre funcionalidade, uso e cuidado. A casa também expõe obras do artista curitibano Rogério Dias e conta com uma bancada multifuncional para degustações, encontros com chefs convidados e ativações ao longo da programação do parque.
GERAÇÃO PEDREIRA
Além da Rua da Música, André Henning é responsável pela assinatura da arquitetura e ambientação da exposição permanente Geração Pedreira, que conta a história da Pedreira Paulo Leminski, passando pela inauguração, desativação e renascimento como um dos principais símbolos culturais da cidade. O museu tem fotos históricas, objetos de artistas e depoimentos de quem já passou pelo palco mais famoso da capital paranaense.
ONDE ESTÁ
PARQUE JAIME LERNER
RUA DA MÚSICA
Rua João Gava, 970
Pedreira Paulo Leminski