por Nereide Michel em 20/12/2022
Quando chega dezembro Papai Noel já sabe: vai ouvir muitos pedidos de presentes, confidências e até alguns desabafos. Que tal ouvir, pelo menos uma vez, o que o Bom Velhinho tem para nos dizer? Com certeza, experiência não lhe falta para nos passar conhecimentos, orientações e até fazer algum alerta. Palavras que expressam carinho, paz e esperança já fazem parte do seu vocabulário e, certamente, vão chegar até nós como um recado muito bem-vindo em uma época de tantas atribulações e até algumas preocupações com o futuro.
Então, vamos ouvir a mensagem do Papai Noel para o Natal 2022?

Claudemir de Santi
Com este convite o mais tradicional coral natalino do Brasil -são 32 edições celebradas este ano – voltou ao seu palco, o Palácio Avenida, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, reunindo dezenas de milhares de curitibanos e turistas na esquina da Oliveira Belo com a Luiz Xavier, um dos endereços do Bradesco na capital paranaense. Uma plateia que se emocionou com as luzes e cores da fachada do histórico prédio, com o envolvente enredo e um festivo repertório entoado por cem crianças. É a magia de um espetáculo aguardado sempre com muita ansiedade pelos comportados filhos do Papai Noel, independente de idade. As temáticas seguidas pelo script deste ano foram bem atuais: imaginação, natureza, diversidade, amor e esperança.

Claudemir de Santi
O público acompanhou a história de quatro crianças: Ana Laura, uma menina cheia de imaginação que gosta de voar pelos sonhos; Francisco, um garoto que ama a natureza e tem o hábito de abraçar as árvores; Júlio, que tocado pela música adora dançar e Mariana, que passou a conhecer o verdadeiro espírito de Natal. Personagens que, sem dúvida, continuam presentes na mente e nos corações de quem os conheceu nas janelas do Palácio Avenida. A trilha sonora foi bastante eclética, misturando músicas natalinas tradicionais ao cancioneiro popular de sucesso como “Andar com fé”, de Gilberto Gil, “Trevo”, da dupla Anavitória, “Trem Bala”, Ana Vilela, “Lindo balão azul”, de Guilherme Arantes e “O carimbador mágico”, de Raul Seixas.
BASTIDORES

Claudemir de Santi
O Natal do Bradesco no Palácio Avenida, de dezembro de 2022, teve como tema “As Cartas do Papai Noel – as inesquecíveis mensagens de Natal”. Um grande e emocionante espetáculo que contou com uma equipe afinada com as propostas do evento. Entre elas, a solidariedade, afinal, sem a participação especial dos “Anjos do Natal”, funcionários voluntários que fazem parte do Programa Voluntários do Bradesco e que acompanham os coralistas nas apresentações, não seria possível realizar com segurança e conforto o evento. Lembrando que o coral é composto por cem crianças e adolescentes de instituições de acolhimento apoiadas pelo Programa Educação, do Bradesco, que promove desenvolvimento educacional e psicossocial, aulas de educação musical e plano de saúde.
O Bradesco mobilizou mais de 500 pessoas de 16 áreas diferentes na organização da 32ª edição do Natal do Palácio Avenida. Por trás das janelas do edifício, o trabalho teve início meses antes com o envolvimento de equipes de marketing, inclusão e diversidade (RH), social, administração, mídia e jurídico com o compromisso de atender às expectativas de dezenas de milhares de pessoas que a cada ano aguardam, com justificada curiosidade, a sua realização.
Assim como em anos anteriores, o evento 2022 contou com tradução em Libras e audiodescrição, além de monitores para o atendimento de pessoas com deficiência.
FICHA TÉCNICA
Direção de criação: Daniel Marques
Concepção criativa: Ulysses Cruz
Direção artística: Ivan Oliveira
Direção musical: Dulce Primo e Camilo Carrara, como maestro e arranjador
Roteiro: Daniel Marques e Emílio Boechat.
Estúdio de conteúdo: Pílula Filme e BijaRi Estúdio
AKM Performma: produção geral.
ATÉ DEZEMBRO DE 2023!

Claudemir de Santi
