Conecte-se

por Nereide Michel em 14/11/2024

Curitiba, com a sua consolidada fama de “capital ecológica”, confirmada por dezenas de parques que fazem parte do seu cenário e o envolvimento de décadas de sua população em ações visando a preservação do meio ambiente, não poderia deixar de ser uma das sedes do festival Virada Sustentável, considerado o maior do gênero do Brasil. E é o que está acontecendo na cidade até 17 de novembro com uma programação de atrações culturais, todas gratuitas,  que incluem intervenções visuais, performances, shows, contação de história e espetáculos teatrais, circenses e de dança. 

 O evento, consagrado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, tem como proposta promover uma visão positiva e inspiradora sobre temas variados, como mudanças climáticas, consumo consciente, mobilidade urbana e diversidade, em uma agenda multifacetada dividida em três principais eixos: cultura, ação e conhecimento.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Museu Oscar Niemeyer, Praça Nossa Senhora da Salete e Tribunal de Justiça do Paraná são os palcos destinados a shows e várias atividades artísticas da edição curitibana da Virada Sustentável.

Foto: Autumn Sonnichsen

Mariana Aydar  vai se apresentar ao lado do sanfoneiro Mestrinho, no dia 16 de novembro, das 16h às 17h30 no Palco Virada, instalado no estacionamento do Tribunal de Contas do Paraná. No repertório, muito forró, resgatando clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros grandes nomes do gênero, além de composições autorais mergulhadas nos ritmos da cultura nordestina.

Outras atrações: Bananeira Brass Band + convidadas, 14 de novembro (quinta-feira), no Museu Oscar Niemeyer (Auditório Poty Lazzarotto), das 20h20 às 21h;  Pretinhosidade – Performance, 15 de novembro (sexta-feira), Praça Nossa Senhora da Salete, das 14h30 às 16h e Rúbia Divino e Dow Raiz, no Palco Virada no estacionamento do Tribunal de Contas, das 16h às 17h30.

Divulgação

 Janine Mathias e Wes Ventura têm encontro marcado com o público no sábado, 16 de novembro, das 14h às 15h30, no Palco Virada no estacionamento do Tribunal de Contas

A performance do DJ Goia encerra a programação artística do festival, no domingo, 17 de novembro, das 19h às 21h,  no Museu Oscar Niemeyer (Piso de Vidro).

O EVENTO

A Virada Sustentável em Curitiba é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e Volvo do Brasil, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. As atividades oficiais acontecem até 17 de novembro. 

Mais informações sobre a programação, locais das ações e atrações estão no site: www.viradasustentavel.org.br