por Nereide Michel em 25/11/2025
O século XXI apresentou um novo desafio às construtoras. Um novo perfil de consumidor chegou ao mercado imobiliário e surpreendeu com a sua lista de preferência, que contrastava com o estilo de morar em evidência nas décadas anteriores. Nela, se trocava os espaços amplos dos apartamentos por outros de pequenas dimensões, dotados apenas do que era imprescindível para ser habitado, mas com conforto, é claro. Uma solução ideal para quem procurava a praticidade em meio a uma agenda de compromissos na qual pouco tempo sobrava para as tarefas domésticas. Solteiros e casais sem filho se tornaram os candidatos preferenciais de um novo e ousado empreendimento – os compactos, que raramente ultrapassavam os 30 metros quadrados, nos quais eram distribuídos quarto, cozinha, sala e banheiro de forma integrada. Tarefa para arquitetos que contribuíram, sem dúvida, para o sucesso desse tipo de moradia com as suas soluções ousadas e toques de sofisticação.

Piscina no rooftop do Core Palácio
Por outro lado, também contou pontos para a expressiva adesão aos compactos a mudança comportamental dos seus ocupantes: são sociáveis e adeptos de atividades coletivas, o que possibilitou às construtoras a “ampliação” dos restritos metros quadrados dos mini apartamentos para espaços compartilhados como lavanderia, coworking, espaço gourmet, áreas de lazer, churrasqueira – comodidades que se poderia ter em casa mas que podem ser desfrutadas em ambientes extras incluídos na planta do edifício. Ou, então, piscina ou academia de ginástica, à disposição a qualquer hora do dia sem necessidade de deslocamentos pela cidade.
RECEPTIVIDADE

Nereide Michel
Loja Gadens, portas abertas no centro da cidade para atender, com conforto e praticidade, parceiros e clientes.
A rápida adesão aos compactos pode ser comprovada no cenário urbano curitibano, que inclui atualmente dezenas de edifícios com este padrão imobiliário. Um exemplo é um empreendimento lançado em julho deste ano pela Gadens Incorporadora, o Core Palácio, localizado no centro da cidade, com 429 unidades, distribuídas em 20 pavimentos. Destas, restam apenas 10 disponíveis para compra. Uma conquista celebrada, com entusiasmo, pela diretoria do empreendimento – Vilmar, Lincoln, Thiago Gadens e Karin Maciel – em um evento, que aconteceu em 11 de novembro, menos de cinco meses após o início de vendas dos imóveis.
Uma dupla comemoração que abarcou também a inauguração da Loja Gadens, na Comendador Araújo, pertinho da Praça Osório. Um endereço central pensado para receber, com conforto, parceiros e clientes. Um atendimento personalizado e prático – um dos atrativos do espaço é o compacto decorado do Core Silva Jardim, novo lançamento da incorporadora, que proporciona a experiência de “se viver em um espaço com aproximadamente 25 metros quadrados, sem dispensar nenhum item de um imóvel de alto padrão.”
“VISITE O NOSSO DECORADO”
Apartamentos decorados disponibilizados pelas construtoras oportunizam aos potenciais moradores uma experiência concreta de como é morar nos seus lançamentos. De coberturas luxuosas a compactos com menos de 30 metros quadrados, como é o caso do mini apartamento do Core Silva Jardim, em exposição na loja Gadens, são excelentes motivadores para se finalizar positivamente uma negociação.
PRATICIDADE EM 25 METROS QUADRADOS
Compacto do Core Silva Jardim, conforto e funcionalidade que incluem uma completa cozinha, local para refeições/home office, quarto, living, lavabo e banheiro.



Na ambientação do compacto, o aproveitamento de espaço é prioridade. O banheiro, por exemplo, é multiuso, o lavabo fica separado do box e do vaso sanitário. Prateleiras e armários sob medida são indispensáveis no projeto de um mini apartamento.

