por Nereide Michel em 05/05/2025
A Tecelagem Atlântica é uma empresa catarinense, de Brusque, no Vale do Itajaí, importante polo da indústria têxtil do Brasil. Já completou 45 anos de atividades lançando coleções de cama e banho alinhadas às tendências internacionais do setor. Contudo, o seu histórico empresarial a distingue no concorrido mercado de enxovais do país.
A começar pelo nome escolhido pelo seu fundador, Antonio Ogliari, inspirado na paisagem que praticamente abraçava a então recém-inaugurada fábrica em 1979. A Tecelagem Atlântica já nasceu com responsabilidade social e ambiental – preocupações globalizadas que se fortaleceriam décadas depois diante da emergência de se manter as boas condições de vida do nosso planeta. Tem a assinatura da empresa um impactante e necessário processo de reflorestamento do seu entorno: o Parque Atlântica, que conta atualmente com mais de 300 mil árvores ocupando quase 1 milhão de m² de área. Soma-se a estas cifras a decisão de adquirir terras para preservar 200 mil m² de mata nativa, berço de 20 nascentes.

Divulgação
O paradisíaco cenário do Parque Atlântica foi transferido para os esboços que geraram o desenvolvimento da coleção Inverno 2025 da tecelagem. Segundo define Susy Ogliari, diretora executiva da marca, nascentes, tema da campanha do lançamento, “são o ponto de partida, onde a vida começa seu curso. Assim como a água cristalina, que brota da terra, as criações da Atlântica são inspiradas pela força da natureza e pela busca por um futuro sustentável. “Nascentes” é um convite à renovação, ao respeito pelas raízes e à preservação ambiental.”
NASCE UMA COLEÇÃO
Os lançamentos da Atlântica para a temporada 2025 atestam o compromisso da tecelagem em minimizar o impacto ambiental nos produtos que saem de suas máquinas. A linha de cama da Sofisticata Premium, em fio penteado e acabamento nobre, por exemplo, tem garantia de procedência de matérias-primas e dos melhores processos de produção. Três lançamentos de estampa estão presentes na nova coleção: Algodoeiro, Milano e Valência.

Divulgação
Algodoeiro: O greige dá o tom na linha. A mistura de nuances entre o cinza e o bege é uma opção versátil para quem busca por cores neutras. Ramos da flor do algodão estampam as peças. O design de tramas do algodão da vira dá a impressão de uma textura.
Milano: Atmosfera urbana e contemporânea. A estampa geométrica vem num degradê de cinza, que vai do prata ao chumbo. A vira das peças remete ao linho.

Divulgação
Valência: feminina e romântica chega em tons de rosa. A flor do tamarindo rosa, símbolo de delicadeza e elegância, estampa as peças. A vira é composta por poás sobre a superfície toda rosa.

Divulgação
As toalhas de banho e de rosto da ecofriendly linha Aura Natural são fabricadas 100% com algodão certificado proveniente das iniciativas Better Cotton Initiative e Algodão Brasileiro Sustentável, que promovem o plantio sustentável. Como as peças não passam por tingimento, possibilitam a utilização de menos 55% de água na sua produção. Pré-lavadas e pré-encolhidas, elas se diferenciam pela maciez, volume e durabilidade.