por Conceito Atual em 12/11/2012
Confira agora os desfiles da segunda parte do projeto Ideia Moda:
Giovana Baggio
Giovana Baggio mostrou seis looks conceituais inspirados em arquitetos contemporâneos: Oscar Niemeyer, Norman Foster, Kenzo Tange, Renzo Piano, Zara Hadid e Santiago Calatrava. As peças não são para serem usadas nas ruas, e em cada uma delas a estilista buscou trazer referências e formas de cada um dos arquitetos escolhidos.
A cor predominante é o branco, mas o azul e rosa, bem claros e pálidos, o amarelo queimado e o preto também aparecem. Cada look é individual e mostra como é possível estabelecer um diálogo entre a moda e outras linguagens artísticas na passarela.
Na peça inspirada em Niemeyer, por exemplo, a referência foram os arcos de suas obras de Brasília, em outras, a saia balonê aparece como círculos arquitetônicos. A transparência simboliza o vidro e as estruturas metálicas são mostradas com o uso do cetim prata.
Mantô
A Mantô se inspirou no tema “Linhas e Formas” para o inverno 2013. Partindo desta temática, a coleção mostra uma silhueta reta e simples, levemente afastada do corpo, e fáceis de usar no dia a dia. A estampa com linhas criando formas geométricas é outra constante na coleção, remetendo ao tema principal.
A cartela é sóbria e fechada, com muito preto, verde, vinho e cinza. Os materiais principais são as malhas estruturadas, de aparência fosca ou brilhante. As texturas são muitas, com muitos bordados em zigue zague e aplicações de pedraria, quase sempre da mesma cor que o tecido.
São muitos vestidos acima dos joelhos, sem decotes e com mangas longas ou ¾. As calças aparecem combinadas com casados mais pesados, dando um toque invernal. Fáceis de usar, as peças são pensadas para se adequarem aos mais diversos biótipos.
Núcleo de estilistas de Ponta Grossa, por Arialba Silveira Richardt
Tendo como diretora de criação Arialba Silveira Richardt, a coleção do núcleo de estilistas de Ponta Grossa se inspirou no Pôr do Sol em Vila Velha. A coleção é toda de vestidos de festa, e as cores utilizadas remetem ao céu e ao Sol: azul, preto, vermelho, laranja, rosa e amarelo.
Os tecidos usados expressam o contraste de texturas dos arenitos da região, com a seda, o shantung, a renda sutache e as rendas. Aplicações e bordados em pedrarias deixam as peças mais sofisticadas. A maioria das peças é longa, ajustada no tronco e com saias esvoaçantes e mais volumosas.
Destaque para o uso de casacos pesados sobre os vestidos de festa, algo pouco explorado pelos estilistas em geral é bastante importante nos dias mais frios de Curitiba e região.















