por Nereide Michel em 27/10/2022
Credibilidade e emotividade. Quando estas qualidades são agregadas a uma marca ou produto a probabilidade de uma longeva permanência no mercado ganha proporções que, muitas vezes, chegam a surpreender. Não são poucos os casos desde a brasileira Granado, fundada em 1870, no Rio de Janeiro, cujas linhas cosméticas – sabonetes, perfumes, aromatizantes – se renovaram e são encontradas hoje em lojas conceitos nos principais shoppings do país até a centenária Telefunken. Nascida em 1903 na Alemanha, e com destacada presença nos lares brasileiros nas décadas de 40 a 80, com os seus rádios e televisores fabricados em São Paulo, notabilizou-se pelo lançamento do sistema PAL-M de transmissão colorida nos anos 1970 – que garantia um padrão de imagens mais estáveis e sem “fantasmas ou chuviscos”.
Depois de uma ausência de mais de 30 anos a Telefunken retorna ao convívio dos consumidores brasileiros. E em grande estilo, na Eletrolar Show 2022, que aconteceu em julho, em São Paulo, quando foram apresentados os produtos da sua Série 1903 – uma referência à data de fundação da marca e homenagem a um impressionante legado no setor de eletrodomésticos.
Os lançamentos com a característica logo da centenária empresa já estão nas prateleiras de diversas redes de magazine, e-commerces e marketplaces, como destaca Marcelos Palacios, diretor da Someco, empresa que atua como licenciada oficial da Telefunken Licenses no Brasil, Argentina e Chile. Segundo ele, “a marca, que conta com uma memória afetiva muito positiva entre os consumidores, chega totalmente renovada – com foco em inovação e design – acompanhando as tendências globais de consumo e com uma sólida estratégia de longo prazo para se consolidar novamente no mercado nacional.” Afinal, todos os produtos incluídos nesta reestreia representam os pilares básicos da Telefunken: engenharia alemã “state-of-art”, alta qualidade e design moderno e funcional.
GERAÇÃO TECNOLÓGICA
Uma ampla linha de eletrodomésticos e eletroportáteis assinala o retorno da marca alemã ao mercado brasileiro, incluindo aparelhos de áudio e vídeo, além de uma versátil cafeteira que pode ser usada tanto com café em pó como em cápsulas e uma multifuncional batedeira.

Inovação na cafeteira expresso. O modelo Roma tem dupla função: café simples e café duplo – um bico especial prepara simultaneamente as duas opções – e outros atrativos como bomba italiana de 21 bar; sistema ThermoQuick, que mantém a temperatura estável; vaporizador de leite de intensidade variável; aquecedor de xícaras e filtro que coa café moído ou cápsulas Nespresso. Além de reservatório de 1 litro; bandeja de gotejamento com indicador de nível e temperatura programável.

Batedeira planetária multifuncional 3 em 1, 2000W, 8 velocidades+ turbo, tigela de aço inox com capacidade para 10 litros, cabeça inclinável para acesso à tigela e 3 tipos de acessórios para misturar, bater e amassar. Base antiderrapante.

A Telefunken esteve presente no convívio familiar com os seus lançamentos em rádio e televisor por décadas no século XX. Claro que não poderia desistir desse status na casa dos anos 2000, na qual o home theater ganha espaço privilegiado. Som e imagem de última geração estão no foco da marca como no avançado modelo Polaris 900 de soundbar.

A evolução em caixa de som atende pelo nome de Ultra Box 8, acústica ativa, com potência de 800W RMS. O modelo chega com 2 woofers de 8 polegadas e driver de 3 polegadas; painel frontal LED com efeitos de iluminação Gamma FX; Bluetooth®; bateria interna recarregável; 8 efeitos de DJ; equalizador de graves e agudos; entradas para microfone e instrumentos; Aux IN; USB e Micro SD player. E tem mais: sistema TWS (True Wireless Estéreo), função REC para gravar produções musicais no pen drive, Echo, Mic Priority e Vocal Cut e rádio FM. Acompanha microfones com cabo e controle remoto.

Fone de ouvido sem fio tipo Earbuds. Case com tripla função: além de estojo, ele funciona como carregador portátil automático, que proporciona autonomia de até 14h e caixa acústica. Ideal para ouvir músicas, participar de conference calls e até assistir filmes no seu celular sozinho ou com amigos. Display digital, microfone embutido para chamadas com mãos livres.
NASCIDA PARA INOVAR

Pioneirismo é um importante atributo conquistado pela Telefunken, ao lado da credibilidade e emotividade. Três qualidades que oficializam a sua credencial como uma marca centenária ainda presente no foco de consumidores exigentes quanto à qualidade e inovação de um produto. A história desta fábrica de novidades para o universo da comunicação e para o cotidiano doméstico começou de uma forma curiosa: uma briga entre duas empresas alemãs que disputavam patentes e pesquisas de tecnologia sem fio: a Siemens & Halske, e o setor de rádio e telegrafia da AEG.
Para acabar com a disputa o kaiser Wilhelm II, último imperador alemão e rei da Prússia, admirador e patrocinador das ciências, resolveu intervir e selou a paz entre os concorrentes com a formação de um empreendimento único, o Gesellschaft für drahtlose Telegraphen ou Telefunken, o nome pelo qual ficou mais conhecido. Tele, em latim significa “distância” e funken vem do alemão, faísca. Uma significativa inspiração para uma empresa que desde a sua origem se pautou para “fazer alguma coisa distante acontecer a partir de um faísca”, como expressa a sua logo. É algo como “fazer alguma coisa distante acontecer a partir de uma faísca”. Um conceito que acabou sendo incorporado até na logo da marca.
LANÇAMENTOS TELEFUNKEN
-1908. Desenvolve um dos primeiros sistemas de navegação via rádio do mundo, usado pelos zeppelins.

– 1923. Começa a entrar na casa dos consumidores com transmissores e rádios.

-1928. Apresenta um um televisor experimental em uma feira, além do amplificador V-41, um dos primeiros de dois estágios e alta definição.
1932. Inicia a fabricação de válvulas e tubos a vácuo para equipamentos e desenvolve estruturas inéditas, os chamados hexodos e começa a trabalhar em sistemas de pouso de aeronaves por instrumentos.

-1935. Saem os primeiros gravadores de voz Magnetophon.

Walter Bruch e suas invenções.
-1936. O professor e engenheiro Walter Bruch, que trabalhava no laboratório da empresa, cria uma câmera especial e revolucionária para filmagens exibidas pela televisão. Ela estreou na cobertura ao vivo dos Jogos Olímpicos daquele ano, em Berlim.
-Já Fritz Schroter, outro funcionário da fábrica, desenvolve o sistema de exploração entrelaçada nos televisores. Tecnologia que forma a imagem primeiro por linhas ímpares e depois as pares, tendo como resultado a tela completa.
-No começo dos anos 40 já é líder em eletrônicos de comunicação na Europa empregando mais de 40 mil funcionários.

Amplificador dos primeiros tempos.
-1947. O microfone U47 vira um fenômeno, e em 1950 sai o Teleport 1, primeiro rádio portátil da empresa. Surge a gravadora Teldec, união entre a Telefunken e a Decca, uma das maiores fabricantes de discos de vinil da época, existente ainda hoje no conglomerado da Warner. O amplificador V-72, que também nasceu no período, foi usado em estúdios e estações de rádio por décadas, famoso inclusive por ter sido utilizado nas primeiras gravações dos Beatles.

Televisor anos 70
-1951. Sai a primeira televisão da marca, a Type FE 8.
-1958. É lançado outro microfone de sucesso, o ELA M 251.
-1962. É inventada a codificação analógica de cores PAL, ou Linha de Fase Alternada. Também uma criação de Walter Bruch, que superou o sistema de transmissão a cores norte-americano NTSC.

Computador TR-4
-Na década de 60, a empresa começa a investir em computação. A Telefunken abriu uma fábrica de semicondutores e lançou computadores, na época eram centrais que ocupavam uma sala toda. O pioneiro foi o TR-4, que por um tempo foi o mais rápido da Europa.
-1968. Semanas antes da demonstração pública do primeiro mouse do mundo nos Estados Unidos, apresentou uma “esfera rolante” que movia um cursor em uma tela. O Rollkugel, um periférico opcional do TR-440, sucessor do TR-4, foi usado em universidades sendo considerado o “pai do mouse” comercializado.
.
