Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 11/06/2025

 

No dia 8 de junho (domingo), a marca curitibana Folk & Fox apresentou sua coleção cápsula F&F com uma ação especial de Dia dos Namorados, das 14 às 17h, no NovoLouvre. A experiência, idealizada pela agência O NOVO, uniu moda circular, design autoral  e personalização em tempo real – tudo costurado por uma atmosfera provocativa, urbana e colaborativa.

Mais do que roupas, o evento propôs um mergulho no estilo como forma de expressão e ocupação,. Um dos conceitos que guia a coleção – e inspira o editorial de lançamento – é o já clássico “roubei do meu namorado”, agora ressignificado para evidenciar como mulheres podem se apropriar, adaptar e transformar o vocabulário da moda masculina em peças que conversam com seu próprio corpo e linguagem. (Folk & Fox, Curitiba, 12 de junho de 2025)

Com um evento, divulgado através de uma press media – designed by O Novo -, a Folk & Fox, uma newborn marca curitibana, apresenta-se ao mercado expondo suas credenciais. A assinatura é do estilista Victor Hugo Oliveira, que desenvolveu uma coleção cápsula para marcar sua residência no NovoLouvre – que vai até  22 de junho – dentro da nova fase do espaço voltada ao apoio e à formação de jovens designers. Uma mini temporada que ele define como uma extensão prática de seu processo criativo.

Sabrina S.

Coincidência ou não, junho, que abre uma primeira vitrine ao estilo vestido pela Folk & Fox, revela os vínculos afetivos que geraram a origem e o conceito do trabalho de Victor Hugo Oliveira. É o mês do Dia dos Namorados, e com várias datas que celebram, com muita festa, uniões entre casais. A campanha da marca, fotografada por Sabrina S., dá visibilidade a este enfoque – romântico ou prático? – ao ajustar lentes para um casal jovem e apaixonado num troca-troca de peças que desconhece gêneros. Uma proposta definida como um  styling  que “valoriza o minimalismo das pequenas belezas escondidas na indumentária e uma liberdade de uso despojada, em um guarda-roupa pensado para durar e circular.”

Sabrina S.

Sabrina S.

Nada mais sincronizado com a sensibilidade millennial do que intervir em uma roupa pronta e lhe dar uma nova utilização – bermudas masculinas viram micro shorts femininos, calças se transformam em shorts, pulôvers e camisas são compartilhados pelo casal – para ela, as peças podem ser complementadas por um lenço com estampa exclusiva.

Experiência vivida pelos convidados do evento realizado no dia 8 de junho quando a customização de itens da coleção cápsula da Folk & Fox ganharam ares de manifesto ao upcycling. O lado versátil das criações de Victor Hugo, que busca em um segmento com muitos obstáculos a transpor – daí sua determinação em superá-los – a conquista de um público masculino, jovem e sintonizado com as expectativas de sua geração. Segundo ele, “tem marcas muito boas por aí, mas muitas são ou básicas demais ou extremamente nichadas. A F&F busca o meio do caminho: um guarda-roupa prático, urbano, com peças que combinam entre si e resistem ao tempo”.

Sabrina S.

O passaporte criativo do estilista Victor Hugo Oliveira – para ingressar no universo da moda – exibe carimbos que destacam a origem da trajetória por ele escolhida. Cianorte, sua cidade natal, é considerada a capital brasileira do vestuário e um dos maiores polos têxteis do país. Cenário onipresente desde os seus primeiros passos, com escala em um chão de fábrica uma vez que cresceu entre rolos de tecido e máquinas de costura de uma confecção da família –  Gotas de Mel – de onde tirou preciosas lições. O estágio obrigatório de todo estilista em processo de formação, ele cumpriu sob inspiração da mãe, empreendedora e diretora criativa, que lhe deu o suporte necessário para começar a empreender no setor da moda.

A Folk & Fox expressa, hoje, o direcionamento do seu trabalho, “um fazer manual, funcional e consciente. “Fazer moda é sobre roupa também, claro. Mas é, principalmente, sobre proporcionar conforto e liberdade”. Por isso, o estilista investe em  texturas, malhas, alfaiataria casual, cores neutras com acentos vibrantes e aposta em um toque autoral agregado ao slow fashion.

O mais recente carimbo do passaporte criativo de Victor Hugo Oliveira é de Curitiba, o do NovoLouvre, Rua Trajano Reis,  36, São Francisco. Nesta escala, faz residência até 20 de junho.