por Nereide Michel em 15/12/2025
A moda pode e deve ter o potencial de transformar o entorno, onde é criada e divulgada, em um ambiente favorável à circulação de moradores além dos limites de sua área urbana. Objetivo possível de ser alcançado com iniciativas que buscam preservar a história local e incentivar novas formas de expressão cultural. Uma correspondência entre passado e presente que reforça os traços que individualizam uma cidade e a tornam atraente para os mais diversos perfis de público: consumidores, turistas e agentes dinamizadores da economia regional e nacional.
Um missão abraçada com méritos pelo projeto Novo Louvre, capitaneado pela diretora criativa e arquiteta Mariah Salomão, ao reciclar um antigo prédio, pertencente à sua família, localizado no centro histórico de Curitiba, para que nele funcionasse tanto um atelier/loja como um espaço dinâmico e atuante na promoção de eventos. Com a proposta de ressignificar a rua Trajano Reis e seus arredores transformou-se num ponto de encontro entre design independente e cultura urbana.
Com tal propósito, uma Pop Up Store, está de portas abertas no Novo Louvre – até 21 de dezembro, coincidindo com o período pré-natalino e sua indispensável lista do Papai Noel. Na origem do evento está unir dois importantes rumos de consumo consciente da moda: valorização do feito à mão e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados mas voltam, literalmente, trajando uma nova vestimenta.

Divulgação
A collab Entrelaçadas de bolsas artesanais e sustentáveis tem a assinatura de Suzanna Becker e Elyane Fiuza. Peças produzidas com resíduos de fios de malha e ráfia, combinando técnica manual, acabamento sofisticado e elegância atemporal. Fios, que já viveram outras histórias, encontram o couro e dessa feliz união nascem bolsas e acessórios que transmitem agora sua própria e valorizada história.

Divulgação
Suzanna Becker, apaixonada por técnicas manuais desde a infância, descobriu no crochê uma forma de expressão durante a pandemia. Aperfeiçoou-se, especializou-se e hoje dedica-se exclusivamente a peças autorais criadas ponto a ponto, carregadas de textura, tempo e afeto. Elyane Fiuza é referência no desenvolvimento de bolsas únicas, tratadas como elemento central do visual alinhadas ao estilo da mulher contemporânea que busca autenticidade e exclusividade.

Divulgação
Kitecoat, marca convidada do Rio de Janeiro lançada pelo arquiteto Alexandre Rezende, transforma velas de kitesurf – que são materiais que levariam séculos para se decompor ao perder a utilidade – em jaquetas, coletes e acessórios únicos que unem funcionalidade, moda e impacto ambiental positivo.

Divulgação
Com 11 anos de trajetória a Kitecoat atua na transformação de velas de kitesurf em peças únicas feitas com nylon ripstop reaproveitado. Entre suas parcerias marcantes estão colaborações com o movimento Voz dos Oceanos e com a icônica Poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, unindo impacto ambiental, trabalho justo e incentivo a novos hábitos de consumo.
ONDE ESTÁ
POP UP STORE DE NATAL DO NOVO LOUVRE
Rua Trajano Reis, 36, Centro Histórico, Curitiba
Horário comercial
Até 21 de dezembro
Durante o funcionamento da Pop Up Store, outras marcas autorais também participam da ação. As criações em joalheria de Sharoni Aizental e da MAAR, marca plus size, por exemplo, estão no espaço entre os dias 17 e 21 de dezembro.
