Conecte-se

por Nereide Michel em 06/08/2025

Os compactos – imóveis com pequenas dimensões – são a solução ideal para quem busca um modo de morar prático em meio a uma agenda de compromissos que deixa pouco espaço para tarefas domésticas. Um tipo de habitação muito procurado por solteiros e casais sem filho e que também vem conquistando investidores no chamado mercado short stay – aluguel para curtas temporadas. 

A funcionalidade embutida no conceito dos compactos, contudo, não descarta projetos rotulados como de alto padrão. A Gadens Incorporadora, por exemplo, lançou no final de julho, o seu mais novo empreendimento nesse segmento: o Core Palácio – com studios e apartamentos com 01 e 02 dormitórios, gardens e duplex de alto padrão, a partir de 21,62m2 , localizado no centro de Curitiba. Ao todo serão 429 unidades, distribuídas em 20 pavimentos. Uma arquitetura simples e bastante racional do ponto de vista construtivo, entretanto, a sua simplicidade não é relacionada ao barato, mas sim ao preciso”, afirma a equipe da ARQUEA, que assina o projeto. e sim ao preciso, segundo definição da ARQUEA, escritório que assina o projeto.

O nome Core Palácio, bastante sugestivo, é uma homenagem a um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, com um passado de point da boemia local, primeiro na Barão do Rio Branco e agora na André de Barros, quase em frente ao Core. Uma ligação emotiva e importante com a história dos moradores da capital paranaense. 

O acesso fácil e rápido a todos os pontos da cidade e muitas opções culturais e de diversão são apontados pelo diretor do Grupo Gadens, Vilmar Gadens, como  atrativos para quem está pensando em adquirir um imóvel em constante valorização no mercado imobiliário. Dados da Brain mostram que de 2015 a 2024 o segmento de estúdios e apartamentos pequenos cresceu 210%, de olho em investidores que veem a cidade como um bom lugar para comprar um imóvel.

As plantas são funcionais, com disposição inteligente e que exigem pouca manutenção. Essa é a receita ideal para quem busca um estilo de vida mais prático. Como afirma o arquiteto André Bertoluci, responsável pela ambientação das áreas privativas, trata-se de uma proposta coerente com a vida real. Uma decoração elegante, funcional e emocionalmente conectada com os tempos atuais, onde morar bem é essencial, mesmo quando o espaço é mais reduzido”.

A proposta de uma moradia compacta fica restrita da porta de entrada para dentro do apartamento. Mais de 40 espaços, sendo 24 de lazer, todos equipados, estarão aguardando os novos proprietários. “Pensado para residentes e usuários de short-stay, o projeto responde aos novos modos de habitar — mais fluidos, conectados e centrados na experiência. Uma arquitetura que não apenas abriga, mas inspira”, avalia Greg Bousquet, do Architects Offices, responsável pelo projeto de interiores das áreas comuns. Academia, piscina, área fitness externa, salão de festas, playground, sala de jogos, local para prática de yoga, fire place, lavanderia, coworking estão em destaque na planta do Core Palácio.