por Nereide Michel em 11/09/2025
Curitiba é um dos destinos no topo da lista de turistas vindos de todas as partes do Brasil. Segundo avaliação dos visitantes, a capital paranaense combina uma série de itens que motivam esta preferência: áreas verdes – o Jardim Botânico ocupa o primeiro lugar entre as atrações com maior fluência de público -, planejamento urbano, eventos culturais e de negócios. Segundo levantamento oficial em 2024 Curitiba recebeu 1,8 milhão de turistas – destes, quase 300 mil vieram para conferir a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Luiz Costa / SMCS
Sem dúvida, a rede hoteleira da cidade – sua capacidade e qualidade – também tem peso importante quando da decisão de marcar passagem para um destino nacional ou internacional. Por isso, é importante o constante aperfeiçoamento e ampliação de serviços para atender aos mais diversos perfis de hóspedes. Um deles insere-se no chamado mercado de turismo de alto padrão, tema de recente Fórum de Competitividade, realizado pelo World Trade Center (WTC) Curitiba. O encontro, que aconteceu no Business Club, reuniu empresários para discutir tendências e boas práticas de hospitalidade, com destaque para as palestras de Carolina Nacli, diretora do Nomaa Hotel, e Virginia Peluffo, fundadora da VIC Travel, ambas com mais de 20 anos de experiência no setor.

Virginia Peluffo, fundadora da VIC Travel, Carolina Nacli, diretora do Nomaa Hotel, e Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba / Foto: Jean Arbaiter
Como aponta Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, “encantamento do cliente, exclusividade e como cativar um público tão exigente como o de alto padrão no turismo demanda personalização, atenção aos detalhes e capacidade de estar sempre um passo à frente de suas expectativas”. Daí a importância dos empresários do setor hoteleiro buscarem conhecimentos focados neste segmento em crescente expansão.
Carolina Nacli, no comando do Nomaa, confirma que o estabelecimento tem a proposta de unir sofisticação e acolhimento, transformando cada estadia em uma experiência personalizada. Segundo ela, a palavra “luxo” já não traduz a essência do setor, “o que o público busca hoje é ser acolhido e se sentir em casa. O luxo deixou de ser ostentação e passou a significar exclusividade, personalização e hospitalidade genuína”. Como exemplo de personalização oferecida pelo hotel-boutique, ela cita as cartas de boas-vindas escritas à mão e as preferências dos hóspedes anotadas em seu histórico. “É importante se antecipar ao cliente com um serviço em que toda equipe esteja envolvida desde o check-in e em todos os pontos de contato do hóspede durante sua permanência”.
Virginia Peluffo compartilha dessa visão e contou sobre sua trajetória de mais de 20 anos dedicados ao turismo de alto padrão. Ela iniciou sua carreira no Ponta dos Ganchos Resort, em Santa Catarina, onde atuou por 13 anos na área comercial, de vendas e marketing, ajudando a posicionar o empreendimento entre os mais reconhecidos do mundo. Formada em Administração Hoteleira, com MBA em Marketing e especialização em Hospitality Marketing pela Cornell University, ela é a diretora da VIC Travel, agência especializada em viagens sob medida. Segundo a empresária, “a proposta é entregar experiências únicas, que vão além de roteiros tradicionais. É oferecer vivências personalizadas acompanhando o cliente do planejamento ao pós-viagem, garantindo que cada detalhe de sua estadia seja memorável”.

Foto: Orlando Kissner/SMCS
As palestrantes ressaltaram que o turismo de alto padrão exige investimentos consistentes em qualificação de equipes, personalização de serviços e atenção às novas demandas dos clientes. No Brasil, apesar da abundância de destinos naturais e culturais, a infraestrutura ainda é apontada como desafio para consolidar o país como referência global.

Divulgação
Carolina Nacli formada em Administração, com pós-graduação em Controladoria, construiu sua trajetória profissional à frente de um dos hotéis-boutique mais reconhecidos de Curitiba. Um currículo que lhe dá base para impulsionar a expansão do Nomaa, projeto que inclui mais 14 quartos, uma área de evento para até cem pessoas e um spa ainda mais acolhedor. “Nosso objetivo é conhecer cada cliente, nos antecipar aos seus desejos e tornar sua permanência no hotel uma experiência memorável. Em dez anos, estamos conseguindo isso com taxa de ocupação média de 72% e é isso que queremos para os próximos anos”, aponta.