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por Nereide Michel em 25/04/2025

Toda cidade tem o seu centro histórico – onde ela nasceu e começou a ampliar os seus limites. Na maioria das vezes, ele se transforma em um dos seus principais atrativos turísticos. É o caso de Curitiba que, com os seus recém-completados 332 anos, preserva construções e marcos das suas origens em uma região que atrai moradores e visitantes – aos domingos, a tradicional Feirinha do Largo é circulação obrigatória para quem vive aqui ou está de passagem.

Instituto Municipal Curitiba Turismo

Um centro histórico, de certa maneira, é um museu a céu aberto, mas, ao gerar movimentação com os seus eventos insere-se ativamente ao cotidiano da cidade. Neste contexto se inclui a iniciativa da arquiteta e urbanista Mariah Salomão, diretora criativa do NovoLouvre e gestora do edifício que abriga a marca e objetiva integrar o espaço à rua – Trajano Reis – e à vida urbana. No domingo, 27 de abril, das 11h às 18h, o local vai virar um reencontro com a cidade, a história e a criatividade. O icônico prédio no número 36, conhecido por abrigar projetos inovadores, será reativado com uma nova proposta multicultural sinalizada pela reabertura do NovoLouvre e o lançamento da agência criativa O Novo. Os dois espaços ocupam o térreo interligados agora pela calçada, em uma celebração aberta ao público.

“A rua faz parte do projeto. Por isso, decidimos não abrir o prédio internamente, mas sim criar essa circulação entre os dois espaços pela calçada. Queremos que as pessoas se encontrem, caminhem, troquem,” destaca Mariah Salomão.

A iniciativa também marca  o início das comemorações de 90 anos da loja de tecidos Louvre, que inspirou o nome do NovoLouvre. Fundada em 1935 na Rua XV, a icônica loja pertencia ao avô de Mariah Salomão, Miguel Caluff. A história familiar e o afeto pelo comércio tradicional da cidade agora se entrelaçam com um projeto contemporâneo e coletivo, voltado à ocupação urbana e à convivência.

ESPAÇO DIVERSIFICADO

NovoLouvre/Divulgação

O número 36, da Trajano Reis, abrigará o ateliê das marcas autorais NovoLouvre e Elyane Fiuza (bolsas), um showroom da Melissa, e um café com drinks e produtos da Utopia Tropical, fábrica artesanal de chocolate bean to bar — do grão à barra — que trabalha com cacaus finos do Pará, Bahia e Amazonas. O público poderá conhecer o processo de fabricação, provar barras e derivados de cacau e opções de bebida à base de chocolate e cacau.

Colab criativa O Novo / Divulgação

Já no número 50 entra em cena a agência O Novo, uma colab criativa que reúne um time multidisciplinar: design e direção de criação (Mariah Salomão), fotografia (Sabrina, que também terá estúdio no local), comunicação (Dani Brito), styling (Keroline Araújo) e produção audiovisual (Rodrigo Almeida Leite). A agência oferece soluções completas, do desenvolvimento do produto à comunicação — branding, design, pilotagem, produção, campanhas, vídeos, reels e criações em IA — com a possibilidade de lançamentos e ativações no próprio espaço físico.

Para Mariah, esse retorno ao espaço físico reflete um movimento mais profundo: “É uma espécie de ressaca dos meios digitais. As pessoas estão começando a perceber que aquilo não é vida real. Precisamos estar nos lugares que escolhemos para estar. A cidade precisa ser vivida.” O projeto dialoga com o conceito de “terceiro espaço”, aquele que não é casa, nem trabalho, mas um lugar de encontro — como uma praça, uma livraria, um café —  pequenas ações locais capazes de requalificar e transformar o tecido urbano.

Divulgação

Para celebrar esse novo e histórico momento, o evento de domingo do NovoLouvre, terá uma programação especial: drinks e chocolates da Utopia Tropical, trilha sonora da Selecta Manzana (das 13h às 14h e das 15h às 17h), além de um show da banda Castel (das 14h às 15h). Tudo aberto ao público e com entrada gratuita.