por Nereide Michel em 29/03/2023
A Feira na Rosenbaum, realizada na capital paulista, mas que já teve edição em Curitiba, é referência celebrada na divulgação do design brasileiro presente em móveis, moda e objetos funcionais. Um empenho na promoção da economia criativa e circular que ganha um alcance ainda maior uma vez que o evento é o apoiador oficial do Prêmio Salão Design 2023. Criado em 1988 pelo Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Bento Gonçalves, o Sindmóveis, é considerado o mais importante concurso direcionado ao design de mobiliário.
Premiados em edições anteriores: Linha Zina, design de Zanini de Zanine, Studio Zanini, Rio de Janeiro, 3º Super Prêmio 2018. Hum, design de Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño, Montevideo, Uruguai, 2º Prêmio Profissional, 2018. Escrivaninha Sobradinho, design de Felipe de Carvalho Madeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Prêmio Estudante, Espaços de Trabalho, 2017. Banco Tangará, design de Camila Fix, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho, Estúdio: Plataforma4, São Paulo, empresa: Móveis James, Prêmio Profissional, Desafio Dos Espaços Em Transformação, 2022. Cadeira Sela, design de Ibanez Reck Razzera, Estudio Chacra, Chapecó, Santa Catarina, empresa: Tumar Móveis , Menção Honrosa Profissional, Desafio Da Identidade Brasileira, 2022.
A edição 2023 marca os 35 anos do Prêmio Salão Design, uma iniciativa com mais de 15 mil histórias contadas em 15 mil projetos inscritos por designers de 37 países ao redor do mundo. Mais que uma vitrine de tendências, é um canal de integração entre designers e indústrias, ao premiar o talento e levar ao mercado peças com diferencial competitivo.
Com inscrições abertas até 04 de abril de 2023, o concurso fará o julgamento dos projetos inscritos em 2 etapas, a primeira ação acontecerá entre os dias 12 de abril a 05 de maio, a divulgação dos produtos selecionados para a 2ª etapa será no dia 16 de maio e os produtos vencedores serão divulgados no dia 24 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a realização da feira Movelsul 2023 entre os dias 28 e 31 de agosto.
COMISSÃO JULGADORA
Com importantes nomes do universo do design brasileiro, o júri da primeira etapa do Prêmio Salão Design será composto por Adriana Fontana, vice-presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, Ana Paula Coelho, coordenadora dos cursos de Design do Centro Universitário Belas Artes SP, Eduardo Nuncio, designer representante das indústrias do polo moveleiro de Bento Gonçalves, Rodolpho Gutierrez, conselheiro e representante do CBD – Centro Brasil Design e Sidnei Schenatto, técnico representante do SENAI. Em segunda etapa, o time de jurados será formado por Adélia Borges, crítica de design, Cris Bava, diretora de conteúdo e marketing da CasaCor, o designer e youtuber Paulo Biacchi, Thaís Lauton, Diretora de Redação da revista Casa e Jardim e Winnie Bastian, arquiteta e jornalista especializada em design.
DESIGN NA VITRINE
A receptividade do design brasileiro no setor mobiliário pode ser atestada tanto nas concorridas participações em feiras e salões internacionais como nos lançamentos que acontecem simultaneamente nos mercados nacional e de outros países. Um exemplo é a poltrona Awake, desenvolvida por André Tissot, presidente da Sierra Móveis, apresentada no último DW! — Semana de Design de São Paulo – e que agora ganha vitrines na Colômbia, Bolívia e Paraguai, além de Curitiba, Manaus, Recife, Cuiabá, Campinas, Balneário Camboriú e Gramado.

Segundo o conceito nela embutido, a poltrona Awake nasce num momento em que o ser humano desperta para novos olhares, pensamentos e ações. O móvel é resultado da união do metal, da madeira e de tecidos, materiais que ressaltam, ao mesmo tempo, o brilho, a rigidez e o conforto. Segundo André Tissot, a proposta é transmutar força, clareza e bem-estar em uma peça exuberante, com design único e envolvente. Feita artesanalmente possui mais de 400 pontos de solda em sua estrutura.

As curvas da Awake revelam a transformação de novas formas de pensar, agir e sentir. Para ela, um cenário de beleza e resistência: o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do planeta, na Bolívia. Um campo imenso de sal, seco e árido que, por vezes, se torna um delicado caminho de água ao receber chuva – forma-se então um espelho que reflete a amplitude do céu. O móvel composto por poltrona e banqueta tem estrutura em metal, com detalhes em madeira maciça e revestimento em tons metalizados de tecido ou couro, que podem ser cinza, champagne, preto ou dourado.
