por Nereide Michel em 15/07/2025
Há o sonho que ocorre no âmbito fisiológico, isto é, uma experiência que sucede quando se dorme, mais especificamente durante a fase do sono chamada de REM. Imprescindível para uma vida saudável para a qual concorre uma boa e relaxada noite. O sonho também faz – e deve – fazer parte do nosso cotidiano, quando estamos acordados e ativos, uma vez que está associado aos objetivos que pretendemos alcançar, sejam eles relacionados à vida pessoal ou profissional.

Patricia Amancio
O exclusivo painel cerâmico da fachada da CASACOR Paraná 2025 tem a assinatura do artista Lenzi Júnior.
O sonho com propósito – para usar o termo que está na moda – está embutido no tema abraçado pela CASACOR 2025: “Semear Sonhos”, uma inspiração que se apoia em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. Um desafio bem-vindo, apresentado aos profissionais que participam da mostra, numa época de preocupações globalizadas quanto ao futuro da “casa onde habitamos”, fustigada por desmandos principalmente socioambientais. A edição do Paraná inclui 33 ambientes projetados em uma ampla casa, situada na rua Carmelo Rangel, no bairro Batel, e aberta à visitação até 27 de julho.
Cada espaço que compõe a atual edição da CASACOR Paraná é um convite para que se descubra, na verdade, qual é o sonho semeado no presente e que irá germinar em um futuro desfrutado em conjunto pelas novas gerações. Uma comunidade universalizada que irá compartilhar conhecimentos em um planeta ecologicamente equilibrado. Sonho ainda possível de ser realizado.
UMA CASA EM 22 SONHOS
“Uma casa é a realização de um sonho”. Quem ainda não ouviu esta frase de alguém que acaba de abrir as portas de um imóvel recém-adquirido ou recém-construído? Vinte e dois ambientes selecionados da CASACOR Paraná 2025 podem servir de inspiração para quem está visualizando para breve a concretização deste acalentado projeto de vida.
SEJA BEM-VINDO!

Anderson de Oliveira
Ambiente Bilheteria recepciona os visitantes da CASACOR Pr.
HALL DE ENTRADA
Projeto: Walkiria Nossol

Bia Nauiack
Uma composição escultural valoriza a beleza dos materiais naturais e a autenticidade do design autoral no hall de entrada. O pé-direito duplo dá protagonismo à escada em rocha natural verde e piso em madeira natural. A marcenaria sob medida, o guarda-corpo artesanal, os pendentes cênicos, o mobiliário assinado e as obras de arte curadas garantem o impacto visual do espaço.
RECEPÇÃO
Projeto: Mariluci Brambilla, Silmara Araújo e Simonia Celeri

Anderson de Oliveira
A recepção da CASACOR Paraná tem uma finalidade específica: recepcionar e orientar os visitantes do evento. Mas, o espaço também oportuniza sugestões que podem ser aproveitadas em uma futura residência. As profissionais especializadas em neurodesign – Mariluci Brambilla, Silmara Araújo e Simonia Celeri – transformaram o ambiente em um portal sensorial: uma atmosfera imersiva que desperta os sentidos a cada detalhe, dos sons aos aromas da natureza. Além do paisagismo exuberante, a experiência é enriquecida com texturas naturais, como a parede de vidro com cortina d’água e a parede de pedra coberta por musgo.
O projeto nasceu a partir da árvore que estava no terreno e foi mantida e aproveitada de maneira inusitada. Parte do seu tronco está iluminado e exposto por meio de uma abertura de vidro. Na memorabilia, o piso em cerâmica Nina Martinelli tem ares de casa de vó e os cobogós G Baraldi do balcão remetem aos anos 60.
AMBIENTES PARA REUNIR A FAMÍLIA E OS AMIGOS
Sala de Estar da Família
Projeto: Amanda Godofredo Ohpis

Talita Paziam
A atmosfera afetiva e sensorial evoca acolhimento e permanência. O design abraça, sem abrir mão da sofisticação – o painel retroiluminado, feito em pedra de desenho orgânico, é um dos elementos que integram a arte ao conceito do ambiente. O espaço inclui estar principal, canto de leitura e área de convivência familiar.
Estar Gourmet
Projeto: Ary Polys Jacobs e Renan C. Mutao

Guilherme Rocha
Viver com autenticidade permeia o espaço que estimula encontros. A experiência ao redor da mesa se transforma em ritual de celebração, afeto e elevação. As soluções funcionais, como a ilha central entre colunas, que serve como eixo escultural, e os eletrodomésticos em inox, com apelo elegante, somam-se às premissas estéticas, como a paginação com três padrões de rochas naturais e a curadoria apurada de arte.
Living Essências
Projeto: Maria Alice Crippa e Gustavo Assis

Eduardo Macarios
Um refúgio urbano que integra sala de estar, sala de home theater, bar e espaço para receber em uma atmosfera biofílica. A luz que adentra o ambiente realça as formas orgânicas e as texturas naturais, em uma harmonia fluida entre pertencimento e sofisticação. Apesar de valorizar a matéria bruta e o design artesanal, o espaço também celebra a inovação, com automação completa que potencializa o conforto e a experiência sensorial.
Sala Âmbar
Projeto: Mariana Andrade e Raissa Lamy

Eduardo Macarios
O refúgio do dono da casa – alguém que aprecia o acolhimento íntimo e os prazeres que exigem presença. O bar e a charutaria enriquecem a experiência no espaço, pensado para momentos de contemplação na solitude ou boas conversas com convidados. A sala exala sofisticação sem excessos, um ambiente que acolhe com cores quentes, iluminação indireta e materiais nobres. Cada detalhe revela o olhar apurado para a estética atemporal.
Sala da Lareira
Projeto: Roberta Lanza

Bia-Nauiack
Um ambiente pensado para resgatar o valor das relações ao incentivar a convivência afetuosa e a valorização dos vínculos. A lareira é mais do que uma fonte de conforto térmico: é símbolo de acolhimento para os dias difíceis. A parede bruta, iluminada por uma estrutura, representa a luz que o convívio familiar pode oferecer, mesmo diante das adversidades. Em contraponto, a grande caixa de madeira, combinada a outros materiais naturais, forma uma base sólida para o bem-estar e a qualidade de vida.
Entre Casulos by Grupo Paraná
Projeto: Alessandra Gandolfi

Eduardo Macarios
A arquiteta interpreta o tema da mostra pela perspectiva sustentável, coletiva e sensível. Inspirada nos ecossistemas naturais de cooperação, seu ambiente é um “organismo vivo”: traduz a metáfora dos casulos de insetos sob o viés da arquitetura biomimética e da neuroarquitetura. A proposta ganha vida nas formas orgânicas, materiais naturais e estímulos sensoriais, que promovem acolhimento, conforto térmico e convivência. Mármores e granitos são do PR Grupo Paraná e a mesa e o balcão têm a sua assinatura. Cadeiras e poltronas realçam o conceito da proposta.
AFETIVIDADE TEMPERA O ESPAÇO CULINÁRIO
COZINHA
Projeto: Carla Grüdtner

Eduardo Macarios
O ambiente foi projetado para criar memórias afetivas a partir da interação social, especialmente para aqueles que apreciam a arte da gastronomia e de bem receber. O layout prioriza uma disposição de espaço que facilita a circulação, com uma ilha central para refeições rápidas, permitindo que se converse enquanto se cozinha. A decoração exalta a madeira natural que se soma aos tons terrosos, criando um ambiente acolhedor que vai além das soluções tecnológicas funcionais.
Cozinha Raízes Deca
Projeto: Mariana Paula Souza

Eduardo Macarios
A construção no jardim da casa parece brotar das próprias raízes do terreno – um desdobramento natural da história que o casarão carrega. Além de se integrar à área externa, une pessoas, sentidos e experiências. Elementos tradicionais, que evocam as memórias afetivas e o aconchego das cozinhas de antigamente, são reinterpretados com a inovação e a sofisticação das louças e metais da Deca. O detalhismo e os lançamentos da marca criam um cenário único para promover a convivência social e as experiências gastronômicas.
CENÁRIO INSPIRADOR PARA DORMIR E RELAXAR
Oásis Feminino
Projeto: Camila Rocha

Bia Nauiack.
O ambiente foi planejado para acolher, reconectar e inspirar. Os tons de rosa delicados, a madeira acolhedora e os elementos criativos – como o painel estampado – evocam a beleza da natureza feminina. A luz suave que entra pelas janelas encontra os tecidos leves e os móveis confortáveis em uma atmosfera aconchegante e sofisticada. Para complementar o autocuidado, um espaço de leitura e penteadeira.
Quarto Tekoá
Projeto: Diego Miranda Leite e Zeh Pantarolli

Nenad Radovanovick
Inspirado pela Floresta Amazônica, os arquitetos desenharam um quarto que propõe um habitar simbólico e sustentável. O quarto apresenta uma jornada sensorial que vai da ancestralidade à inovação, em uma tradução da força mutável da natureza. A ambientação contemporânea combina design autoral, materiais duráveis e automação da iluminação. O porcelanato aplicado no teto, nas paredes, na cabeceira e também na estante Seringueira – protagonista do projeto -, eleva o espaço ao luxo consciente.
Quarto das Pequenas Pausas
Projeto: Talita Nogueira

Eduardo Macarios
A intimidade do casal ganha forma na afetividade poética, revelada em cada detalhe da composição. Na proposta sensorial e simbólica do ambiente, obras dos filhos dividem a parede com criações de grandes artistas, esculturas e livros – elementos que reverberam cultura para uma família que aprecia o colecionismo de objetos e memórias. Os tons terrosos, os materiais naturais e o mix de estampas conferem aconchego, adicionam sofisticação e traduzem a identidade dos moradores.
PROJETO IMPACTANTE NA ANTIGA SALA DE BANHO
Banheiro Canto da Mata
Projeto: Ana Paula Brixel da Fonseca

Matheus Procópio
Inspirado pela Floresta Amazônica, pelos povos indígenas e pelo artesanato natural, o ambiente foi pensado para ir além da mera funcionalidade do banheiro. O espaço compacto demonstra que é possível acolher e transformar em cada pequeno detalhe. Pendentes feitos à mão em macramê, painel de musgo natural estabilizado, que dura 10 anos, e pedras naturais são destaques do projeto que reverbera brasilidade.
Banheiro Intimidade na Forma
Projeto: Karolinna Venturi

Eduardo Macarios
O Museu Fortuny, em Veneza, serviu de fonte de inspiração para o espaço – a visão renascentista se desvela em cada detalhe do ambiente. A expressão da sensibilidade humana ganha forma em uma arquitetura delicada e elegante, que mescla materiais nobres à iluminação refinada. Entre o mármore e a luz, o cenário convida a apreciar, em uma ode silenciosa, o corpo como expressão da essência divina.
Refúgio Azul
Projeto: Maria Eduarda Caiado

Guilherme Rocha
O lounge funcional, que abriga dois banheiros, se torna um local de permanência ao celebrar o design como extensão da natureza. A ambientação harmoniza tons neutros com cores vibrantes, texturas naturais com acabamentos cerâmicos, trabalho artesanal com soluções tecnológicas. Ao equilibrar os elementos que encantam o olhar, o projeto semeia a ideia de que o sonho não é algo distante; ele está cotidianamente presente em cada detalhe.
Circulação e Toilette
Projeto: Janaína Marques

Patricia Amancio
Um ambiente multifuncional que, além de servir como passagem para outros cômodos da casa, oferece lugar para sentar e espaço para armazenar itens. Integrada ao conceito do lavabo, a ambientação intimista revela uma composição sofisticada de materiais. A estética rústica dos revestimentos alia-se às peças de design contemporâneo, e os elementos naturais somam-se aos tons convidativos. Um dos destaque é a arte que impacta, em tapeçaria, de Marilene Ropelato. Para arrematar, uma iluminação cênica conduz à contemplação.
POUCO ESPAÇO, MUITA PRATICIDADE
A metragem de uma casa nada tem a ver com o tamanho do sonho, que impulsionou a sua construção. O ritmo acelerado da vida contemporânea colocou a praticidade como prioridade na escolha de uma moradia. Expectativas supridas com o lançamento de lofts, estúdios. e apartamentos lilliputianos. Neste nicho, incluem-se, é claro, as tiny houses – minicasas com dimensões reduzidas, menos de 50 metros quadrados, aliadas ao conceito de morar com simplicidade, praticidade e sustentabilidade.
Casa Manacá
Projeto: Amanda Xavier e Debora Borkoski

Matheus Procópio
Com apenas 14 m2, a tiny house ganhou cores e materiais que traduzem a história brasileira e a essência feminina do ambiente de trabalho das arquitetas. A paleta cromática transita entre verde e rosa e os materiais naturais fazem parte da paisagem do nosso país . Com grandes aberturas para a natureza, o pequeno imóvel oferece tudo o que se precisa para morar bem e, como pode ser transportado sobre rodas, transfere esta proposta para qualquer lugar.
Minicasa
Projeto: Gabriela Casagrande

Fábio Severo
Com apenas 18 m2, esta tiny house convida a um novo olhar sobre o morar: mais sensorial, sustentável e inteligente. Apesar da metragem reduzida, o espaço contempla tudo o que é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida do morador. O grande destaque do abrigo contemporâneo é a integração fluida entre sala e quarto, enquanto a automação e o uso do corian revelam como a tecnologia pode servir ao silêncio. Materiais naturais, como madeira e bambu, reforçam a essência acolhedora da ambientação.
Loft Aruanã
Projeto: Fernanda Gonçalves

Guilherme Rocha
O espaço interno se conecta à área externa em uma imersão pelas diversas influências e fases da arquitetura brasileira. A composição transita entre diferentes épocas: começa com o verde das matas, evocando os povos indígenas; segue com os colonizadores, representados pela planta em forma de “L”; passa pelo piso que remete à terra batida e às lajotas de adobe, típicas das casas do interior. Avança então pelo modernismo, com janelas amplas e a cama de base em vidro iluminado, chegando aos tempos atuais com móveis de design assinado.
EXPECTATIVAS ATUAIS
Dois espaços sempre existiram na maioria das casas – um reservado ao escritório ou biblioteca e o outro, destinado a abrigar os animais de estimação da família. Enquanto situações inesperadas, como a da pandemina do coronavírus, reforçaram a necessidade de se investir em home offices, doses extras de carinho. aos hoje denominados pets, foram determinantes para reservar ambientes específicos em uma residência para atender essas duas demandas dos moradores de um futuro imóvel.
Office Verbo e Silêncio
Projeto: Cintia Ramos

Emy Tsutsumi
Um ambiente multifuncional que serve como local de trabalho, espaço para livros e objetos decorativos, e uma área de descanso e leitura. A inspiração partiu dos amantes de literatura, que, mesmo onde exercem suas atividades profissionais, encontram abrigo para folhear seus livros. Assim como os leitores, que nas páginas interpretam mais do que palavras, a arquiteta foi além da funcionalidade do projeto – lhe conferiu acolhimento. Nele, o trabalho encontra foco; a leitura, profundidade; e o descanso, sentido.
Pet Hall
Projeto: Lucas Sampieri Samara e Maria Luisa Borato Bechtold

Jackson M. Siqueira
Localizado no corredor íntimo da casa, o ambiente ocupa uma posição estratégica que permite integrar os bichinhos à rotina familiar com funcionalidade e bem-estar. Os arquitetos demonstram que é possível criar uma ambientação que valorize o cuidado com os pets e, ao mesmo tempo, se harmonize com a decoração da residência. Das cores aos acabamentos, cada detalhe foi planejado para proporcionar efeitos terapêuticos específicos e promover qualidade de vida a todos os moradores.
ONDE ESTÁ
CASACOR Paraná 2025
Rua Carmelo Rangel, 505, Batel, Curitiba
(41) 98868-1517
Ingressos: on-line no site, aplicativo oficial e na bilheteria do evento.
De terça a sexta-feira das 14h às 21h
Sábado das 13h às 21h
Domingos e feriados das 13h às 19h
Fechada às segundas-feiras
info@casacorparana.com.br
www.casacor.com.br