Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 03/11/2025

A moda brasileira, não é de hoje, tem na nossa exuberante natureza uma de suas principais fontes de inspiração. A assinatura de importantes designers e estilistas em peças criadas com tal referência contribuiu, sem dúvida, para dar identidade ao que é produzido aqui, impulsionando, desta maneira, o interesse  internacional ao mercado local. Daí que um evento do porte da COP 30, que acontece em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, reunindo centenas de países para discutir ações contra a crise climática, se apresenta como uma oportunidade imperdível para destacar que  o compromisso ecológico também é obrigatório no desenvolvimento de roupas e acessórios do país anfitrião.

A moda com propósito, mais do que estilo, assume posicionamentos e coloca-os em ação. Um exemplo é a coleção Amazônia Vive, recém-lançada pela paranaense Zarpellon – empresa de destaque no segmento atacadista de semijoias – e composta por peças oriundas da primeira edição da Collab Atitude Protagonista. Concurso cultural que selecionou uma revendedora parceira para assinar uma linha autoral exclusiva, conquistado pela paraense Le Joie, que concorreu com mais de 600 participantes de todo o país.

“Amazônia Vive” inclui oito modelos, entre colares, pulseiras, anéis e brincos, inspirados em elementos que remetem à arte, lendas e o impactante cenário amazônico. As peças refletem os icônicos traços da cerâmica marajoara, folhagens e elementos como o muiraquitã (pequena rã), personagem de uma das lendas mais conhecidas da região, e a vitória-régia, planta típica amazonense. A coleção se destaca pelos traços minimalistas, porém marcantes, aliados a uma esmaltagem que privilegia cores da natureza como o verde e o rosa.