por Nereide Michel em 04/11/2025
Parcerias recentes entre marcas de cosmético e de alimentação reforçam uma tendência confirmada: a de produtos associados a momentos prazerosos com o objetivo de ampliá-los no globalizado mundo dos dias de hoje. Uma agenda agitada nem sempre oportuniza uma brecha para um reencontro com o gostinho das boas e queridas lembranças.

Eudora Instance aliou-se à Bacio di Latte no desenvolvimento de uma linha completa de produtos para o corpo e glosses labiais. Perfila-se assim aos lançamentos do movimento “gourmand”, que estão marcando a temporada 2025. Texturas cremosas e ingredientes inspirados nos gelatos italianos unem cuidado com a pele e perfumação. Como símbolo dessa parceria, a Bacio di Latte lançou o sabor exclusivo Vanilla Caramel, uma releitura sofisticada da baunilha, ingrediente icônico de Instance.
Oito novos e exclusivos produtos chegam nas fragrâncias Vanilla Caramel e Pistacchio, ambas contam com o “Acorde Bacio di Latte”, gerado a partir da casquinha crocante com o clássico sabor da gelateria. Na linha estão Creme Hidratante Corporal, Sabonete Vegetal em Barra, Sabonete em Calda, Manteiga de Pistache Ultra Hidratante e Body Splash Pistacchio. Enquanto no universo da maquiagem encontra-se o Gloss Kiss Me Gelatos, nas duas versões, Vanilla Caramel e Pistacchio, que pode ser usado sozinho ou sobre o batom.
Como lembra Bruna Nunes, diretora da Categoria Corpo Banho de Eudora, foram dois anos de pesquisa e testes até o lançamento de uma linha que une a delicadeza dos ingredientes ao conceito gourmand. “Nosso objetivo foi transformar a inspiração dos gelatos italianos em uma experiência sensorial única para a pele e os sentidos.”

O novo Kit Compotinhas Receitas de Alegria, uma edição especial inspirada nas tradicionais patisseries francesas, é a novidade da L’Occitane au Brésil. O lançamento reúne três best-sellers da linha Compotas Corporais em versões mini (55mL), com texturas divertidas e fragrâncias envolventes. A Geleia Hidratante Desodorante Corporal Romã tem textura bifásica que mistura gel e creme, proporcionando aplicação refrescante e leve; o Souflé Hidratante Desodorante Corporal Jenipá é inspirado na leveza dos souflés e traz textura aerada e cremosa de rápida absorção; o Hidratante Desodorante Corporal Brigadeiro traz uma textura cremosa enriquecida por microesferas que remetem ao granulado – a fragrância traz notas inspiradas no leite condensado, cacau preto e chocolate.
Para Luisa Holzheim, Head de Produto da L’Occitane au Brésil, a criação ultrapassa a função básica da hidratação ao explorar a sensorialidade aliando-a a uma experiência lúdica. O lançamento também reafirma a filosofia da L’Occitane au Brésil de transformar o autocuidado em experiências sensoriais carregadas de afetividade e identidade cultural.
Por sua vez, o design, que remete às confeitarias francesas, não perde de vista o compromisso sustentável – os potes são produzidos em PET reciclável, as tampas em alumínio reciclável e cartuchos em papel certificado FSC completam a embalagem.

Panvel e Neugebauer dão continuidade a colaborações, que já resultaram em edições especiais inspiradas em clássicos como Stikadinho, Napolitano e Bib´s Citrus. Agora é a vez do hidratante labial Mu-Mu, cuja fórmula proporciona hidratação prolongada, proteção contra o ressecamento e um leve brilho, aliando assim desempenho e sensorialidade. A textura cremosa do produto, somada ao aroma e à cor característicos do doce de leite, acompanha a tendência de unir cosméticos a sabores e memórias.
Segundo afirma Adriana Ramalho, Gerente Executiva de novos negócios da Panvel, “as colaborações têm nos permitido aproximar a Panvel dos consumidores de uma maneira diferente, criando produtos que conversam com lembranças, mas também com o estilo de vida atual. A parceria com a Mu-Mu traduz bem essa proposta ao transformar um sabor tão presente na vida de muitas pessoas em um item de beleza”.
