por Nereide Michel em 17/12/2022
Desde que o Design foi incorporado ao desenvolvimento de móveis, objetos, eletrodomésticos, roupas, acessórios, embalagens etc transformou-se em artigo de primeira necessidade para empresas que desejam alcançar um consumidor que valoriza a união da funcionalidade com a beleza. Profissionais especializados em equilibrar os dois pratos da balança – praticidade e criatividade – assumiram cargos importantes nas fábricas e escritórios. O impacto causado pelo que se vê nas vitrines ou prateleiras impulsiona vendas e, muitas vezes, atrai seguidores fanáticos por uma marca.
Onipresente, o Design não despreza “cliente”- se o desejo é lhe conferir estilo e personalidade, ele é o caminho. Mesmo quando se trata de um produto onde a funcionalidade é prioridade máxima – como itens destinados à segurança – detalhes que os destacam entre os seus similares conquistam a preferência de um determinado e crescente público que não quer ser mais um na multidão.
CUSTOMIZAR PARA PERSONALIZAR
Um estilo de vida, uma preferência… Os motivos podem variar mas a decisão de optar por um capacete customizado está intimamente ligada ao desejo de exclusividade, de expressar identidade ou adesão aos valores de um determinado grupo. Em Curitiba, Ricardo Grube e Célio Dobrucki são especializados na personalização daquele que é considerado o principal item de segurança dos motoqueiros.

Pintura reflete a personalidade do motoqueiro. Um trabalho no qual se especializou Ricardo Gruber através de sua própria marca, a RG Design. Atenção aos detalhes para expressar as expectativas de perfis diferenciados de cliente.

Fabiano Guma
O artista Célio Dobrucki começou a pintar capacetes quando ao adquirir uma moto ficou sem recursos para comprar o item de segurança. Pintou um capacete que estava esquecido num canto de casa e as encomendas não pararam de chegar. Ele criou uma linha de handmade helmets ou capacetes customizados de forma artesanal, utilizando técnicas como pintura vintage e pinstriping – filete de tinta similar a um risco deixado por um alfinete.
STREET STYLE

Não importa se a bicicleta está destinada ao lazer, para praticar uma atividade esportiva ou para competir em pista de alta velocidade. Quem a utiliza sabe que estar bem equipado é garantia de segurança e conforto. Um nicho de mercado que a norte-americana Specialized vem se destacando graças a lançamentos, como o Tone, que foi pensado para o ciclista urbano com uma interessante inspiração no street style. A marca redefiniu a aparência de um capacete comum agregando-lhe um visual moderno que evidencia um design composto por linhas suaves.
Uma pegada fashionista que chega acompanhada de vários diferenciais em relação a outros similares. Como segurança e conforto são prioridades para a Specialized, o Tone apresenta uma série de inovações: o sistema Headset SX e as tiras Tri-Fix oferecem um ajuste preciso; possibilidade de escolha entre três tamanhos internos; a canalização de ar promove melhor controle térmico, enquanto a tecnologia MIPS reduz as forças rotacionais transmitidas ao cérebro em casos de impacto. Já o Sensor de Colisão ANGi, que é opcional, é capaz de detectar quedas bruscas, registrar a localização do usuário e solicitar ajuda através de mensagem a amigos e familiares.
Não por acaso o capacete Tone foi aprovado com nota máxima na avaliação de segurança pela Universidade Virgínia Tech. O resultado, na verdade, é consequência de um trabalho iniciado em 1974, quando Mike Sinyard abriu as portas da Specialized, na Califórnia, motivado pela sua paixão por pedalar. Num tour pela Europa, de bicicleta, conheceu o famoso fabricante de componentes Cino Cinelli e lhe propôs ser o importador e representante da marca nos Estados Unidos. Começou assim um empreendimento que hoje é referência em tecnologia para bicicletas, roupas, equipamentos e acessórios para praticantes do ciclismo.

Capacete I 50 Off Road
Segurança e estilo. Assim a Laquila, empresa com atuação no mercado de motopeças da América Latina, define a proposta dos seus lançamentos em capacetes para motociclistas. Três novas linhas de capacetes HJC chegaram recentemente ao Brasil: CS-MX II, I 50 Off Road e RPHA 90 escamoteável, nas versões em fibra de carbono e multifibras. Modelos indicados tanto para quem curte dirigir por trilhas off-road, em circuitos de terra, quanto para quem utiliza o veículo para viagens.
E A MODA?

Uma coleção colaborativa entre a Anacapri, marca de flats do grupo Arezzo&Co, e a Caloi resultou no desenvolvimento de uma estampa exclusiva inspirada no banco das bikes. Com mais de 124 anos de tradição, a fábrica de bicicletas traduz um sentimento de nostalgia e um toque retrô que personalizam uma linha com 11 modelos, entre sandálias esportivas, tênis, bolsas e mochilas.

Para Danielly Billieiro, diretora de marca de Anacapri, o lançamento reflete uma sintonia perfeita entre processos criativos ao unir o lifestyle das duas marcas, juntando conforto, esporte e diversão. A centenária Caloi tem atuação em diversos segmentos.
PASSARELA NA PISTA

O londrinense Felipe Gonçalves, Felipimho, campeão Categoria Super Sport, no SuperBike 2022
A moda dialoga com o esporte e vice-versa. Os dois se influenciam no momento de lançar coleções e produtos. Um segmento fica de olho no outro em busca de inspirações. Se o street style serviu de referência para o capacete Tone, da Specialized, voltada para os ciclistas, a paranaense TEXX, marca da Laquila, empresa de motopeças com atuação na América Latina, apresentou recentemente a sua linha para alta cilindrada, a TEXX Pista, com macacões de uma e duas peças, botas e luvas.
Os produtos foram testados durante o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o SuperBike, principal campeonato de motociclismo do país. Neles são visíveis as interferências pinçadas do universo fashion – impossível estilistas, produtores e consumidores de moda ficarem alheios ao estilo adotado no desenvolvimento das peças, que podem ser parceiras no complemento de looks. Lembrando que entre as opções da marca uma em especial atrai motoqueiros adeptos do estilo casual no dia a dia e que gostariam de mantê-lo quando no comando de sua máquina: uma calça jeans, que conta com a segurança da forração em kevlar e confecção de alta resistência e durabilidade.

André Veríssimo
André Verissimo, campeão brasileiro da categoria Evolution 1000cc em 2020 e campeão paulista em 2021, foi um dos pilotos responsáveis pela testagem e sugestão de melhorias dos equipamentos.

Os macacões têm caimento slim e design moderno que destacam nas estampas gráficos de mapas topográficos dos principais autódromos do mundo. O nível de segurança é altíssimo – possui protetores internos de absorção de impacto com nível de Certificação Europeia. A bota pode servir de referência a um modelo de calçado ou impactar em um desfile compondo o styling de uma marca direcionada ao público jovem e ligado na moda urbana. No item segurança conta com sistema de articulação externa rígida, além de diversos protetores e placas de torção. Com fechamento duplo, possui zíper e velcro e também uma presilha que permite uma regulagem mais fina sem a necessidade de remover o calçado para ajustar. Outros de seus recursos são os charmosos slider raspador de alumínio removível na parte frontal e protetores na parte traseira e calcanhar.
DE PNEU PARA A ROUPA

Divulgação
A Pirelli, marca de pneus centenária e presente nas competições de alto impacto, como os campeonatos de automobilismo, pisou na passarela da Paris Fashion Week na temporada Outono/Inverno 20/21, graças a uma parceria com o estilista japonês Junya Watanabe. A Comme des Garçons Junya Watanabe Man apresentou uma coleção cápsula especial inspirada nas jaquetas de automobilismo da Pirelli dos anos 70, usadas em corridas pelos técnicos da empresa, com o seu icônico logotipo amarelo e vermelho.

A edição limitada assinada pelo designer japonês ilustra perfeitamente o papel da Pirelli Design. O conceito foi criado para dar vida a colaborações artísticas que destacam a marca Pirelli, bem como o conhecimento técnico da empresa, em diversas áreas que vão da moda a barcos a motor e relógios de ponta.

Ao reimaginar os uniformes de trabalho usados no passado, Junya Watanabe se inspirou para criar uma linha de roupas, que é sinônimo de marcas esportivas italianas como jaquetas e casacos, foco da grife Junya Watanabe Man. A coleção parceira com a Pirelli foi composta por quatro peças: dois casacos, uma jaqueta e uma camiseta. Esses recalls atualizaram as peças vintage com a adição de novos materiais: uma das características definidoras do trabalho de Watanabe, que sempre se interessou por materiais sintéticos de alta tecnologia. Como resultado, a jaqueta transpassada clássica, bem como o casaco esportivo e a jaqueta da equipe de pit, ganharam uma nova vida – mantendo as cores e os detalhes que ligam a Pirelli ao topo do esporte internacional
ONDE ESTÃO
-Capacete Tone, da Specialized
-A linha TEXX PISTA pode ser encontrada em centenas de lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil.
No site da TEXX é possível acessar todos os detalhes de diferenciais tecnológicos e as especificações técnicas dos itens.
https://texx.com.br
-Coleção Ana Capri/Caloi : lojas Ana Capri nos principais shoppings do Brasil
