por Nereide Michel em 12/08/2013
“Seja bem-vinda!”, a frase dita com forte sotaque estrangeiro já revelou que havia algo de diferente na inauguração de uma nova academia em Curitiba. “Muito prazer, sou Dennis Zuydervliet”, a frase seguinte não deixou mais dúvidas. O holandês soou estranho mesmo a ouvidos acostumados às mais diferentes entonações, comuns em uma cidade orgulhosa da multiplicidade de culturas e etnias que forma a sua população. Estranheza inicial rapidamente substituída pelo entusiasmo do empresário e proprietário da Fit For Free ao apresentar o seu empreendimento. A academia que pertence a uma rede holandesa, a primeira unidade das Américas, está estrategicamente localizada em uma das regiões mais atraentes para oferecer este tipo de serviço: a que abrange os bairros do Portão, Vila Isabel, Santa Quitéria e Água Verde, densamente povoados, com moradores receptivos à prática de atividades físicas e carentes de em espaço amplo e com equipamentos de novíssima geração, situado nas “suas proximidades”. A Fit For Free, sucesso na sua terra de origem, está presente hoje em vários países europeus e chega ao Brasil, após uma criteriosa pesquisa de mercado, que levou dois anos, antes do projeto passar do papel à realidade. A fórmula bem sucedida, conforme destaca Dennis Zuydervliet, com todas as consoantes bem articuladas que caracterizam o seu idioma natal, foi totalmente transferida para Curitiba. Dos avançados aparelhos aos móveis e cores que compõem a ambientação, a academia chegou “pronta para uso” em Curitiba – incluindo alguns dos seus instrutores, que são, é claro, holandeses.
Um dos diferenciais da Fit For Free – dentro de sua proposta de incentivar que um número cada vez maior de pessoas, de todas as faixas etárias e perfis, se tornem adeptas de um saudável programa de atividades físicas – é o atendimento. Surpreende, por exemplo, o baixo custo da matrícula e das diversificadas opções oferecidas: os alunos dispõem de uma academia completa e pagam apenas pelo que realmente usam. Outra facilidade é a flexibilidade de horário, “cada um faz a sua agenda e recebe orientação direta de instrutores para cumprir as séries de exercício, de acordo com a sua necessidade”, esclarece Zuydervliet. Além disso, 1.500 m2, com estacionamento próprio, torna o espaço ainda mais convidativo. Entre as modalidades mais procuradas nos primeiros dias de atividade da academia estão as novidades, Remo Indoor – que ao simular os movimentos do remo tonifica os músculos do corpo inteiro e provoca alta queima de calorias e a Zumba, que alia passos da dança latina com ginástica e de uma forma descontraída estimula a perda de peso e promove o equilíbrio e o ritmo.
Rubens Bravalheri, gerente, e Dennis Zuydervliet, proprietário da Fit for Free curitibana. A capital paranaense foi escolhida para receber a primeira academia da rede holandesa nas Américas.
ONDE ESTÁ: Academia Fit For Free, República Argentina, 2.751



