por Nereide Michel em 07/11/2022
Jeans, quem vive sem ele? Uma pergunta com resposta uníssona ao redor do mundo. Ninguém dispensa a sua companhia. E não é de agora. Desde que a sua funcionalidade foi comprovada, há mais de cem anos, ele nunca deixou de estar nas ruas, nas vitrines, nas passarelas. Claro que apresentando evolução no decorrer das décadas. Afinal, ele não apenas se adaptou aos novos tempos e atitudes como também se apresenta com um defensor do meio ambiente. Atualmente as mais destacadas marcas de jeanswear, tanto nacionais como internacionais, seguem mandamentos rigorosos na confecção de seus produtos para evitar, por exemplo, que suas lavagens poluam a água.

Aramis, uma das líderes do mercado nacional em varejo de moda masculina, aliou-se a dois importantes nomes do segmento de jeans para lançar a sua coleção cápsula Denim Aramis: a austríaca Tencel, que produz fibras de forma ecologicamente responsável, e a Canatiba Textil, uma referência na fiação e construção de tecidos. O objetivo dessa tripla colaboração foi minimizar o desperdício, a poluição e a emissão de carbono em todo o processo de fabricação das peças que incluem camisas, camisetas, bermudas, calças e calçados.
O resultado foi celebrado por Richard Stad, CEO da Aramis, ” essa coleção tem grande importância para nós e também para o mercado consumidor que se preocupa com o meio ambiente. De maneira inédita, as três empresas desenharam uma cadeia de processo que usa matéria-prima rastreavel, madeira de florestas geridas de forma sustentável e uma mão-de-obra engajada em fazer a diferença. Foram construídas não apenas camisas, camisetas e calças com propriedades únicas, como também foram reduzidos descartes na natureza. Isso significa na prática menos emissão de carbono e menos desperdício, um jeito novo e necessário de entendermos como fazer moda.”
A coleção Aramis com sustentabilidade no DNA já está à venda em toda a rede da marca pelo Brasil e no seu marketplace.

O jeito de ser e viver do carioca desde sempre foi inspiração para o lifestyle da Osklen, segundo o seu idealizador Oskar Metsavaht, e o jeans, naturalmente, é presença obrigatória em um menu fashionista com tal essência. Para esta temporada a linha Denim, da Osklen, inclui seis modelagens de calças, disponíveis no feminino e masculino, sugestivamente batizadas com os nomes de bairros do Rio de Janeiro: Joatinga, Arpoador, Leblon, Horto, Lapa e Ipanema.
Para a Osklen o conceito ASAP – As Sustainable As Possible, As Soon as Possible/ O Mais Sustentável Possível, O Mais Breve Possível – é compromisso assumido para tomar atitudes urgentes para evitar impactos socioambientais na fabricação dos produtos com a sua logo. Por isso, o seu Jeans – E apresenta materiais como o algodão reciclado – proveniente da sobra de resíduos têxteis e retalhos que seriam descartados pela indústria – e/ou certificado. As peças também contam com processos de tingimento que reduzem em até 95% o uso de água quando comparados aos métodos tradicionais.
Jaquetas femininas e masculinas; um vestido Denim relax, com comprimento longo e modelagem inspirada nas T-shirts da marca, também compõem a linha. Outro destaque é o uso dos tecidos comfy, um jeans com muita elasticidade e toque macio, feito com algodão certificado, cujo cultivo utiliza energia renovável, com redução no consumo de água fomentando assim a sustentabilidade das cadeias produtivas brasileiras.
Em Curitiba, os lançamentos da Osklen são encontrados nas lojas da marca no Pátio Batel e ParkshoppingBarigüi.
