Conecte-se

por Nereide Michel em 17/04/2018

Décor + Fashion. Inspiração para arquitetos e decoradores que nesta edição da Mostra Artefacto assinam ambientes nas várias dependências da loja curitibana. Desde a abertura do evento, em agosto de 2017, profissionais do setor se revezam na realização de projetos para o espaço privilegiado das suas vitrines principais –  cartão de visita das novidades da marca de móveis premium para esta temporada.

Com a inauguração das atuais vitrines – central e lateral –a  Artefacto dá o arremate perfeito ao conceito que pauta  a mostra em cartaz por mais algumas semanas. Um novo tema já foi definido para próxima edição: a sétima das artes.

 Linhas, cores e materiais de peças de mobiliário encontram similitude em roupas e acessórios atestando que o diálogo entre os dois universos – Design e Moda –  não apenas é possível como desejável. Quem ganha é o mercado que identifica tanto consumidores com interesse compartilhado nos dois segmentos como também atrai a atenção de quem transita em um ou outro círculo.

Contudo, a arte, exemplificada por pinturas e esculturas que integram a composição dos ambientes da Mostra, não é um elemento estranho neste intercâmbio de tendências e inspirações. Muito pelo contrário. A perenidade, que caracteriza uma obra de autor, contribui ainda mais para que formas e tonalidades ganhem um importante aliado  na concretização de um projeto. Que o digam arquitetos e decoradores participantes desta edição da Mostra Artefacto, que somaram  Design + Moda+ Arte quando da elaboração dos seus espaços.

No caso das vitrines. assinadas pelas arquitetas Talita Nogueira, Patrícia Borba e pela decoradora Ângela Russi, quadros  de duas artistas brasileiras, a paulista Elisa Lobo e a mineira Cristina Barrancos – representadas em Curitiba pela Galeria Zilda Fraletti  –  são mais do que valiosos complementos para um living ou uma sala de jantar. Eles foram fontes geradoras de ideias na composição dos amplos ambientes que dão as boas-vindas a quem chega.

Décor= Talita Nogueira

Fashion = Rafael Chaouiche

Arte= Gustav Klimt/Elisa Lobo

Na vitrine assinada pela arquiteta Talita Nogueira olhos convergem para uma intrigante obra de Elisa Lobo. Ela fez uma ousada releitura de Danäe, uma das emblemáticas pinturas de Gustav Klimt, trabalhando com fios de bordado, matéria-prima de seus quadros. Extrapolando as medidas da moldura sua impactante representação traça uma linha contínua até encontrar a inspiração do estilista Rafael Chaouiche para a sua mais recente coleção – o pintor austríaco. Chaouiche é o homenageado de Talita Nogueira para compor o seu espaço: living e sala de jantar. A arquiteta apostou em um mobiliário mais volumoso e materiais em tons de preto, rubros, laranja até chegar em pontos de dourado, tão caros à paleta de Klimt.

 Coleção de Rafael Chaouiche, que buscou referência em Gustav Klimt, que inspirou Elisa Lobo na criação do seu trabalho. Pontos ligados por Talita Nogueira na composição do seu living e sala de jantar.

No aparador Tacna, em madeira rústica, uma obra da série Caligrafias Urbanas, de M.Cavalcanti. Mais um interessante encontro do design com a arte, valorizando linhas geométricas – também presentes nos looks de Rafael  Chaouiche.

Décor= Ângela Russi e Patrícia Borba

Fashion= Versosenso

Arte = Cristina Barrancos

As cores escolhidas por Ângela Russi e Patrícia Borba parecem ter saído diretamente da composição geométrica da artista mineira Cristina Barrancos. Os tons da pintura tomam conta de móveis e acessórios e contribuem para dar harmonia ao espaço e isso se reflete na proposta de acolhimento seguida pelas profissionais. Além do couro, texturas e materiais naturais, como  a camurça, o mármore e a madeira, foram utilizados para conferir contemporaneidade e sofisticação ao espaçoso ambiente que integra sala de jantar, living e quarto.

O couro, expressiva presença no ambiente, é uma referência explícita à homenageada na vitrina principal: a marca premium de roupas e acessórios em couro, Verosenso, que é encontrada nas araras da loja curitibana Impelle.

 Cama Ávila, feita em couro e o criado-mudo Creta, com design leve e inusitado, aliam aconchego e elegância ao quarto de casal.  

ONDE ESTÁ

Mostra Artefecto Décor+ Fashion

Loja Artefacto, Comendador Araújo, 672, Batel, Curitiba