por Nereide Michel em 20/06/2018
A ação aconteceu de fevereiro a junho deste ano. Com resultados considerados positivos na avaliação de organizadores e coordenadores do projeto. Trata-se do Fazendo Arte Tecendo a Vida possível graças à parceria entre Tintas Sherwin-Williams, Unicultura e Trento Edições Culturais. Envolvendo estudantes de oito municípios paranaenses – Capanema, Medianeira, Cianorte, Ivaiporã, Irati, São Mateus do Sul, Francisco Beltrão e Fazenda Rio Grande – as atividades incluíram oficinas sobre patrimônio histórico e educação patrimonial, prevenção à depredação de bens tombados e inserção ao universo das artes e neste, um enfoque especial à urbana. Como forma de colocar em prática a aprendizagem os participantes assinaram, sob a orientação dos artistas plásticos Thiago Thipan, Tatiana Zanelatto Domingues e Janete Mehl, pinturas que coloriram, com muita criatividade, muros e paredes de suas escolas.
Alunos do Colégio Estadual São Mateus, Colégio Estadual Duque de Caxias e Colégio Estadual Professora Orlanda Distefani, de São Mateus do Sul, optaram pelo peixe que, com tranquilidade, descobre novos mares.
Alunos do Colégio Estadual Mário de Andrade e Colégio Estadual Doutor Eduardo Virmond Suplicy, de Franscisco Beltrão, e o seu pássaro pronto para voar.
Alunos do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva e Colégio Estadual Naira Fellini, de Medianeira, e o seu estiloso e ardiloso gato.
Alunos do Colégio Estadual Cianorte, Colégio Estadual Itacelina Bittencourt e Colégio Estadual Igléa Grollmann, de Cianorte, e o seu elegante e enigmático felino.