COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 12/04/2022

Respira-se vida normal após um longo período quando medidas preventivas contra a propagação do Coronavírus restringiram a circulação e recomendavam o isolamento social. Agora é hora de abrir os cardápios nos restaurantes e descobrir as novidades do roteiro gastronômico curitibano. Um brinde ao retorno à convivência entre amigos desfrutada ao redor de uma mesa com delícias assinadas por renomados chefs. 

Patrícia Fregonese

Um icônico edifício, com suas fachadas recobertas de hera, no centro de Curitiba, é o endereço de um bar que transpira latinidade. O Cubano, instalado no Anita, faz um resgate gastronômico de países como Cuba, México, Colômbia e Venezuela – principalmente da “culinária de rua” destes países. Destaque do seu cardápio, o Sanduíche Cubano é uma receita centenária ligada aos trabalhadores e cubanos residentes  nos Estados Unidos. A casa tem uma versão exclusiva do prato, que recebeu um toque brasileiro ao ser preparado com mignon suíno em uma marinada cítrica de temperos selecionados, combinado com queijo suíço, presunto, pepino, molho de mostarda em um pão baguete. Outra dica é o Elote, milho de rua mexicano,  levemente adocicado, que vem coberto com molho à base de maionese e limão, queijo parmesão ralado e chilli em pó. As arepas venezuelanas, é claro, não poderiam faltar e sua massa à base de farinha de milho (importada do país vizinho) é grelhada na chapa ou frita, e não contém glúten.

Sanduíche Cubano/Cristiano Albano

Embora bastante populares no seu país de origem as sugestões de O Cubano, destaca Patrícia Fregonese, proprietária da casa, ainda não são muito conhecidas no Brasil. Daí o papel dessa culinária de fazer uma conexão entre as diversas culturas da América Latina.

ONDE ESTÁ

O bar Cubano está no Edifício Anita, Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 15. no Centro de Curitiba. Atende de  terça-feira a sábado, das 17h à meia-noite. 

 

Divulgação

Abril começou com a quinta e mais nova unidade curitibana da  GiOia de portas abertas. Operando sob modelo de franquia o empreendimento atrai um público que gosta do aconchego dos pequenos espaços para se deliciar com o sabor de sua pizza predileta. As opções, nesse caso, são as de massa com fermentação natural  de 48 horas, seguindo receitas tradicionais da Itália.

A GiOia surgiu em 2016, na Mercadoteca, oferecendo pizzas in palla e em 2017 tornou-se a primeira pinseria do Brasil – seus chefes foram pioneiros no setor e buscaram diretamente na Itália não apenas a receita, mas também a forma inovadora de trabalhar o seu carro-chefe como um fast slow food , que consiste na fabricação de todas as massas através de um serviço ágil mas de qualidade reconhecida à primeira mordida. Em 2021, durante a pandemia, após uma mudança de estratégia a empresa apresentou uma nova opção –  Il Mondo della pizza – para disponibilizar diferentes massas e recheios de acordo com o gosto de cada cliente.

Pizzas, pinsas e teglias, além de pães de fermentação natural e outros produtos desenvolvidos na sua cozinha-laboratório, no bairro Santa Felicidade, estão no cardápio O resultado desse processo de fermentação, feito cuidadosamente pela marca, são massas leves, crocantes e com um sabor e qualidade excepcional.

ONDE ESTÁ

O novo espaço da GiOia está na Rua Vicente Machado dentro do Spot Compact Mall. Atende das 16h30 até às 22h.

Marcelo Krelling

Desde 1º de abril, o Emy by Kazuo está recebendo os apreciadores da culinária oriental no piso L1 do Pátio Batel sob o comando de Kazuo Harada, um dos chefs mais premiados em cozinha asiática no Brasil. Depois de quase dois anos dedicados ao seu restaurante em São Paulo, ele retorna com um cardápio que promete uma experiência única com pratos inspirados em uma viagem gastronômica pela China, Índia, Coréia do Sul, Tailândia e Japão.

Marcelo Krelling

Entre 20 e 30 pratos quentes integram o menu da casa, além do sushi bar. Uma das apostas da casa é o menu degustação, com duas propostas. o Emy com  3 a 4 pratos no sushi bar, e 6 a 7 pratos quentes da cozinha; e o Omakase Itamae,  uma degustação tradicional japonesa, com 3 a 4 sashimis temperados, e uma seleção de 10 a 14 peças de niguiris. Para o almoço, as opções da Bento Box serão uma atração à parte, com 6 pequenas porções que incluem conservas, salada crocante, sushi, sashimi e sobremesa.

ONDE ESTÁ

Emy by Kazuo está no Shopping Pátio Batel, Piso L1, Avenida do Batel, 1868, Batel. Atende das 10h às 22h

Estanis Neto

Quinze horas de alta gastronomia por dia. Com esta proposta inovadora o Ninna Cozinha abriu, dia 30 de março, as portas em Curitiba. O empreendimento, que faz parte do Grupo Obst., leva a assinatura do premiado chef Lênin Palhano e de seu sócio, Marcelo Vaz. O chef Willian Peters está no comando das delícias da casa com a intenção de retratar nos pratos a delicadeza e a leveza dos vários momentos do cotidiano. Afinal, a casa funciona diariamente em diferentes horários – de segunda a sábado, das 8h às 23h, e domingo, das 9h às 17h – em um espaço amplo e agradável resultado da revitalização de um casarão pelo arquiteto Jayme Bernardo. Na ambientação  elementos de palha, madeira e metal dialogam com detalhes naturais, como madeira de seringueira com corte limitado de cuidado com a preservação natural. Objetos de arte selecionados completam o aspecto visual, assim como um painel assinado pela dupla Lanó, formada pelas artistas Juliana Nersessian e Carolina Barbosa.

Estanis Neto

No menu sugestões harmonizam tanto com a ideia do café da manhã como o da tarde, por exemplo, o brioche com patê de fígado de galinha, cogumelos, ovo perfeito, espuma de Grana padano e bacon. Entre os práticos sanduíches, destaque para o de tofu marinado no pão de algas com shitake e cebola assada no tahine. Uma seleção de bolos está na mira de quem não dispensa um doce independente de horário: Bolo de Castanha-do-Pará sem glúten; Bolo de cenoura com calda de brigadeiro e o Bolo de chocolate em camadas são irresistíveis.

A partir do meio-dia, Ninna oferece opções que são servidas até às 23h como o Ravióli de cordeiro apresentado com cogumelos, espuma de queijo Tulha e farofa de pão, o Nhoque de batata com molho bolonhesa, que vem com espuma umami, quinoa crocante e tomatinho seco e o Bacalhau ao forno com purê de batatas  acompanhado de couve, cebola caramelizada e tapenade de azeitonas com tomate fresco.

ONDE ESTÁ

 Ninna Cozinha está na Desembargador Motta, 1861, Batel. Atende  de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h, e domingo, das 9h às17h.

Divulgação

Fiel à sua proposta – inspirada na culinária do Tio Sam – o The American Way Café se permitiu atravessar a fronteira para integrar um dos pratos típicos do Canadá ao seu cardápio. Com mais de 70 anos de história, o Poutine, embora um dos mais recentes pratos da casa já caiu no gosto dos clientes da casa. O motivo? A delícia tem entre os seus ingredientes batatas fritas, bacon, queijos e molho Gravy, Para acompanhá-lo o The American Way Café disponibiliza bebidas quentes como o cappucino e o latte ou drinques refrescantes como o Pink Lemonade e o Iced Coffee.

ONDE ESTÁ

The American Way Café está na Gonçalves Dias, 151, Batel. Atende de segunda-feira a sexta, das 12h às 22h; sábados das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.