COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 09/11/2022

Os veganos têm um dia para chamar de seu – 1º de novembro. O que demonstra a importância que o mercado da alimentação está dando a uma expressiva parcela da população integrada não apenas pelos adeptos de cereais, legumes e frutas como também por um público que por restrições de saúde é obrigado a evitar uma série de produtos, por exemplo, os que levam leite ou glúten. Aliás, no Brasil existe até uma Lei – a de nº 10.674/2003- que tornou obrigatório que todos os alimentos industrializados informem nos seus rótulos a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde das pessoas com doença celíaca. 

Constatações que atraem um importante nicho de investimentos empresariais como se pode observar pelo crescente número de lojas especializadas que abriram recentemente as portas para atender uma clientela de perfil bastante específico – para ela, a saúde é o ingrediente principal de sua refeição. São endereços particularizados que vendem fórmulas aprovadas pela Anvisa, misturas prontas, temperos e até guloseimas preparadas segundo recomendações médicas.

Outubro marcou a inauguração em Curitiba de duas franquias da Bio Mundo, uma no Pátio Batel e outra no Shopping Mueller. A rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé e os seus filhos Rafael e Bruna, tendo como motivação a necessidade de outra filha, Adriana, que precisava de uma alimentação específica em razão de suas necessidades nutricionais. Em apenas sete anos de atividades, a Bio Mundo já contabiliza mais de 150 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil contando  com mil itens em prateleira e mais de 200 ofertas de produtos à granel, entre opções dietlight, integrais, veganas, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianas, entre outras.

EXPERIÊNCIA CELÍACA

Giseli Kusman Theuer, paranaense de Contenda, administradora com Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade de Brasilia e Neurociência e Comportamento pela PUC do Rio Grande do Sul, comanda a Bio Mundo do Pátio Batel. Mas a sua decisão de assumir uma empresa com características tão específicas passou por uma descoberta pessoal:  um exame de rotina detectou que ela era celíaca assintomática.  Então começou a sua jornada para encontrar marcas e locais apropriados que pudessem suprir suas necessidades nutricionais sem comprometer a saúde. Tornou-se cliente da marca Bio Mundo e diante dos resultados positivos observados com o consumo diário de seus produtos, sentiu vontade de ajudar pessoas que compartilhavam com ela as dificuldades advindas da restrição alimentar. Uniu-se à marca e inaugurou sua franquia em um dos shoppings mais sofisticados de Curitiba.

 FUTURO PROMISSOR

Sogro e genro decidiram empreender no setor da alimentação saudável e investiram na franquia da Bio Mundo no Shopping Mueller. Morador de Brasília e bem estabelecido no segmento da construção civil, Patrick  François Amorim escolheu Curitiba para dar um novo rumo à sua vida profissional. Em sociedade com o agora aposentado Adir Cortiano, sua opção foi  investir em um empreendimento comercial, o de produtos orgânicos e naturais, que, segundo a sua avaliação, tem perspectivas de uma rápida expansão de negócios. O projeto empresarial nasceu em 2019, quando se reuniu pela primeira vez com os gestores da Bio Mundo, após, como cliente, ter acompanhado desde a montagem da loja em Brasília ao seu crescimento em pouco tempo – um sonho que foi adiado por causa da pandemia mas plenamente concretizado na capital paranaense em outubro 2022.

De acordo com o Patrick François Amorim, a inauguração da primeira franquia curitibana é apenas o primeiro passo em um plano de novos investimentos na cidade. Segundo ele há ainda muito o que explorar no mercado de bem-estar uma vez que a busca por qualidade de vida é uma realidade cada vez mais absorvida pela população.

ONDE ESTÃO

BIO MUNDO EM CURITIBA

PÁTIO BATEL

Avenida do Batel, 1868

SHOPPING MUELLER

Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico

Piso L2