por Nereide Michel em 29/03/2023
Costuma-se dizer que um bom vinho não pode faltar em uma boa mesa. Ele está presente em banquetes e em reuniões mais intimistas; costuma atrair amigos para um bate-papo ou acompanhar momentos de relaxamento solitário. Saber escolher um rótulo, para harmonizá-lo com o cardápio a ser servido, é uma recompensa para paladares apurados e uma descoberta deliciosa para quem está enveredando pelas artes da culinária. Não surpreende que uma das especialidades mais valorizadas no segmento de Alimentos seja a de sommelier – é dele a responsabilidade pelas bebidas, em especial a carta de vinhos de restaurantes ou eventos. Afinal, é um expert em processos, origens e história enraizados em um produto especialmente valorizado pelos gourmets.
APRENDENDO
Como não apenas os interessados em capacitação profissional buscam formação específica na área, a Escola Chef Gourmet Santa Felicidade ampliou o alcance dos seus cursos de Sommelier. Neles, estão as opções Profissional e Hobby. A professora sommelière Lindslei Monteiro Antunes, diplomada pela Escola Alta Gama de Curitiba, com pós-graduação em Enologia, formada em Expert em Vinhos 2017 Sapore Divino, em Roma e proprietária da Celebrar Bebidas desde 2010, é a responsável por aperfeiçoar conhecimentos ou ensinar os primeiros passos aos adeptos da secular bebida.
Como a flexibilidade – principalmente para atender disponibilidades nas agendas dos alunos – é uma das propostas da Chef Gourmet Santa Felicidade, as turmas são mistas incluindo os participantes matriculados por hobby e futuros profissionais. São 52 aulas ao todo, modulares a cada semana – assim é possível frequentar os cursos a qualquer momento sem prejuízo de aprendizagem.

Lindslei Antunes, sommelière e professora
Em todas as aulas, segundo a sommelière, são feitas degustações de dois a três vinhos dos mais variados tipos. Assim, o aluno tem a vivência de degustação e pode aliar o conhecimento à experiência de reconhecer aromas, cores e sabores da bebida. “Estamos organizando algumas visitas técnicas e formando uma confraria para que o contato dos alunos com o mundo real do vinho faça parte da sua formação em sommelier. Criamos um grupo de WhatsApp em que, diariamente, enviamos notícias e informações sobre a área, além de trocarmos experiências sobre vinhos e outras bebidas alcoólicas para complementar os estudos”, detalha Lindslei Antunes.
Escola Chef Gourmet Santa Felicidade, Av. Manoel Ribas, 5511. Ao lado dos vinhos Durigan. (41) 3501-9200
Informações:https://escolachefgourmet.com.br/
PRATICANDO

Divulgação
Convidado especial de festas e comemorações o vinho não poderia faltar nas celebrações do aniversário de Curitiba, dia 29 de março. A variedade da típica culinária da cidade, contudo, torna a sua presença bem-vinda em qualquer época do ano para acompanhar pratos tradicionais do cardápio regional. A sommelière Thamirys Schneider, da Wine, clube de assinatura de vinhos e com loja física em Curitiba, preparou uma lista de delícias curitibanas harmonizadas com vinhos que realçam o sabor dos seus ingredientes.
Carne de Onça
Patrimônio Cultural da capital paranaense desde 2016 é preparado com carne moída crua de primeira, e diversos temperos como especiarias, ervas frescas, azeite e cebola.
Acompanhamento ideal: vinho tinto leve e frutado, com taninos macios e sutis notas de especiarias. Sugestão: o português Encostas de Estremoz Bis Tinto 2020.
Pão com Bolinho
Tão querido dos curitibanos que até ganhou um festival – a edição 2023 segue até 16 de abril- tem na simplicidade o segredo do seu sucesso: pão recheado com bolinho de carne moída frito que pode ser apreciado com diversos acompanhamentos.
Acompanhamento ideal: vinho tinto com uma acidez mais alta, devido à fritura da carne para ajudar a limpar o paladar, além de taninos presentes e macios para lidar com a proteína. Sugestão: Cava Negra Malbec 2022 que, além de ser bastante frutado e ter aromas florais muito agradáveis, é jovem e descontraído.
Pão com Vina
Tão rotineiro no dia a dia da cidade que tem na Vinada Cultural, um evento gratuito, uma merecida homenagem a um dos atrativos da cultura culinária curitibana. Diversos estabelecimentos oferecem variadas receitas de Pão com Vina incluindo as versões mais populares com queijo, purê de batata e bacon.
Acompanhamento ideal: vinho mais versátil como um tinto ou um rosé. Sugestão: o italiano Alese Negroamaro I.G.T. Salento 2017, um tinto leve, frutado e macio no paladar com agradáveis aromas de frutas secas com sutil floral, e o português Sagrado D.O.C. Douro Rosé 2019, exemplar elaborado com as uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz que passa 6 meses em tanques de aço sobre as borras.
Barreado
Prato paranaense por excelência,matração para turistas que visitam Morretes ou Antonina, é composto basicamente por carne bovina, farinha de mandioca e diversos temperos. Tem na simplicidade da preparação o seu segredo: um cozimento lento na panela de barro que deixa a carne saborosa, macia e suculenta.
Acompanhamento ideal: vinhos tintos que tenham um corpo médio, taninos macios, além de notas de especiarias dos aromas e sabores que façam uma boa dupla com as características tradicionais do prato. Sugestão: Foye Reserva Carménère 2022.
Pinhão
A araucária e a sua semente são símbolos do estado do Paraná. A versatilidade do pinhão o recomenda para integrar os mais diversos pratos doces e salgados. Cozido, pode ser saboreado sozinho ou como acompanhamento em receitas, como uma simples farofa ou um cozido de carne.
Acompanhamento ideal: devido ao seu sabor delicado e textura macia, recomenda-se vinhos tintos jovens, leves, com taninos macios e muito frutados. Sugestão: Finca La Daniela Tempranillo 2021.
Loja Wine Curitiba, Rua Rua Teixeira Coelho, 182, Batel. Delivery: (41) 98744-0093, até às 18 horas. De segunda a sábado das 10h às 19h
